segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

João Gomes Carneiro, o Lisboeta

Em artigo anterior, sugerimos a possibilidade de Francisca Bella Carneiro de Mello, filha de João Gomes Carneiro de Mello, ser descendente do português de Lisboa, João Gomes Carneiro, e de sua mulher Anna Ferreira de Miranda. Hoje vamos tratar, justamente, desse português acima.
Em vinte de Setembro de mil oitocentos e oitenta, na Capela de São Gonçalo do Potegi, Ana Maria Carneiro (no registro, Rocha) e Antonia Gomes Carneiro, filhas de João Gomes Carneiro e de Anna Ferreira de Miranda, contrairam matrimônio, respectivamente, com Manoel de Abreu Soares e Bento José Luis Mello, tendo como testemunhas, nos dois casamentos, o Alferes Pascoal Gomes de Lima e o Capitão mor Prudente de Sá Bezerra. Pascoal, Prudente e Manoel eram filhos do, também português, Hipólito de Sá Bezerra, e de Dona Joana Barbosa de Albuquerque. Pascoal herdou o nome do avô, pai de Joana Barbosa, e Manoel, o do bisavô, o Velho Manoel de Abreu Soares.
O mais interessante desses casamentos, ocorridos na mesma data, era o fato de Manoel de Abreu Soares ser o pai de Bento Luis e, portanto, nesse dia, tornou-se cunhado da nora. Manoel era viúvo de D. Antonia Francisca de Mello.
Os vários registros encontrados trazem contradições com relação às naturalidades das pessoas. Entretanto, em sua grande maioria, a naturalidade dos filhos de João Gomes e Anna Ferreira era a Freguesia do Assu. Já a de João Gomes era Portugal e a de Anna Ferreira era Papari.
Em quatro de Novembro de mil oitocentos, na Capela de São Gonçalo da Ribeira do Potegi, mais um filho de João Gomes e Anna Ferreira, com o mesmo nome do pai, contrai matrimonio com Maria Thereza de Mello, filha de Antonio Rodrigues Santiago e de sua mulher Dona Ignácia Francisca de Mello. Nesse registro, o nubente é natural da Freguesia do Assu. Essa Ignácia, mãe da noiva, era irmã de Bento José Luis de Mello, citado acima. Esse casal João Gomes Carneiro (filho) e Maria Thereza Mello pode ser ascendente de João Gomes Carneiro de Mello, pai de Francisca Bella Carneiro de Mello.
 Outra possibilidade pode advir de Bento José Luis de Mello e Antonia Gomes Carneiro, pois eles tiveram um filho com nome João, nascido em 1784. Esse João pode ser o João Gomes Carneiro e Mello casado com Joana Batista da Cunha, pois nos registros encontrados de batismos de filhos desse último casal, aparecem como padrinhos, Bento Luis Gomes de Mello e a esposa Antonia Gomes Carneiro, como também o filho Francisco Gomes de Mello.
Vejamos, na íntegra, um batismo de um neto de João Gomes, onde aparece mais um filho e consta sua naturalidade. Já a naturalidade de Anna, nesse documento é Goianinha. Outro detalhe desse registro é que esse outro filho de João e Anna era casado com outra filha de Antonio Rodrigues Santiago e Ignácia Francisca de Mello, que tinha o nome da avó, a primeira mulher de Manoel de Abreu Soares.
Aos dois de Agosto de mil setecentos e noventa e nove anos na Capela de São Gonçalo, de minha licença, o Padre Antonio Pedro de Alcântara batizou, e pôs os Santos Óleos a Jerônimo, nascido a vinte de Julho, filho legítimo de Alexandre Ferreira, natural da Freguesia do Assu, e de sua mulher Antonia Francisca de Mello, natural e moradores do lugar de São Gonçalo, da Freguesia da Senhora da Apresentação do Rio Grande; neto por parte paterna de João Gomes Carneiro, natural de Lisboa, e de sua mulher Anna Ferreira de Miranda, natural da Freguesia de Goianinha, pela materna de Antonio Rodrigues Santiago, e de sua mulher Dona Ignacia Ferreira de Mello, naturais do lugar de São Gonçalo desta Freguesia; foram padrinhos o Alferes Antonio Rodrigues Santiago, viúvo e Joana Gomes, casada. E para constar mandei fazer este assento em que me assinei. Feliciano José Dorneles, Vigário Colado.
O casamento de Alexandre Ferreira e Antonia Francisca de Mello gerou mais uma junção das famílias Gomes Carneiro e Mello. Isso dá outra possibilidade para ascendentes do pai de Francisca Bella. Lembramos que alguns irmãos de Francisca Bella eram naturais de São Gonçalo do Potegi.
Através dos registros de batismos de filhos de Manoel de Abreu Soares e de Bento José Luis de Mello, no ano de 1782, descobrimos mais duas filhas de João Gomes e Anna Ferreira. São elas Joana Gomes Carneiro e Maria Gomes Carneiro. Ambas foram madrinhas nesses batismos. Não sei do destino dessas duas. Como diria o genealogista de Utinga: "quem quiser busque sua linha". Outra informação importante são os óbitos abaixo.
No dia 27 de Maio de mil setecentos e oitenta e seis faleceram da vida presente, tanto a viúva de João Gomes Carneiro, Anna Ferreira de Miranda com a idade aproximada de cinqüenta e seis anos, como o filho do casal, Francisco, com mais ou menos quatorze anos de idade, sendo sepultados na Capela de São Gonçalo. Dona Anna Ferreira de Miranda deve, portanto, ter nascido por volta de 1730. Talvez , o casamento do casal tenha sido em Papari, e pela naturalidade dos filhos devem ter vivido um tempo na Freguesia do Assu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.