Postado por João Felipe da Trindade
Faleceu na Vila de Angicos, no dia 27 de setembro ultimamente findo, na idade de 106 anos, o capitão Francisco Antônio Teixeira de Souza. Nasceu a 5 de janeiro de 1783, dia em que seu pai,, o capitão Francisco Antônio Teixeira de Souza, assumia as funções do cargo de juiz ordinário na Vila de Princesa, hoje cidade do Assú.
Seu 1º casamento teve lugar no dia 8 de janeiro de 1810, com Dona Marianna Lopes Viégas, filha do capitão Francisco Lopes Viégas; deste casamento teve 20 filhos, passando à 2ª núpcias, a 20 de setembro de 1840, com sua sobrinha D. Joaquina Lúcia Viégas, filha do alferes Francisco Lopes Viégas. Deste 2º consórcio teve 16 filhos, com os quais fez o numero de 36.
Manteve-se sempre, durante sua vida, sem a decrepitude levá-lo a caducidade, faltando-lhe somente a lembrança, para proferir o que queria expor. Foi um homem de bem, atleta decidido em favor de todos os melhoramentos da terra, que lhe deu berço e a sepultura, depois de 106 anos de vida.
Nós curvamo-nos respeitosos diante do túmulo venerando desse respeitável ancião patriarca de uma família, digna da maior estima e consideração.
Gazeta de Natal, 10/10/1888. Hemeroteca da Biblioteca Nacional. Visite!