Por João Felipe da Trindade
jfhipotenusa@gmail.com
Já fizemos algumas postagens onde aparecem membros da família Leitão de Almeida. Há um processo na Torre do Tombo, 1822, onde Agostinho requer a mercê do hábito da Ordem de Cristo, e é desse processo que retiro algumas informações genealógicas dele. Cabe ressaltar que nesse processo os irmãos fizeram doação de todo o direito que tinham e da suas partes que lhes competiam nos serviços que seu pai José Leitão de Almeida fez ao estado enquanto foi vivo. O Capitão Antônio Francisco de Viveiros, que parece não ter qualquer parentesco com Agostinho, fez doação de todo direito que tinha dos serviços que prestou desde praça de soldado de Infantaria até ser reformado como Capitão de Milícias.
Aqui postamos a imagem do batismo de Agostinho em 1785
Seu pai o professor José Leitão de Almeida se casou duas vezes. Com a primeira mulher Maria Felícia teve dois filhos, a saber: Agostinho Leitão de Almeida e Mariana Felícia de Almeida.
Com a segunda mulher Francisca Xavier de Vasconcelos teve mais dois filhos, a saber: Alexandrina Mártir da Ressurreição, que foi casada com o alferes Cosme do Rego Barros, e o alferes Joaquim Leitão de Almeida.
Segue o batismo de Agostinho que nasceu no Recife em 1785: José, branco, filho legítimo do capitão Agostinho Leitão de Almeida e sua
mulher Josefa Martins de Macedo, neto paterno de José Leitão de Almeida
e Maria Felícia, e materno de Matias Cabral de Macedo e Isabel
Francisca da Costa, nasceu aos 9 de outubro de 1819, e foi batizado,
pelo Reverendo Manoel Pinto de Crasto, aos 7 de dezembro do dito ano, na
Capela do Senhor Bom Jesus das Dores. e foram padrinhos o alferes
Manoel Antônio Cabral de Macedo e Dona Maria de São José de Macedo. Este José Leitão de Almeida, mesmo nome do avó, seguiu com o pai para Santa Catarina e lá ele se casou com Ana Trompowsky, sendo um dos seus filhos o marechal Roberto Trompowsky.
Batismo de Agostinho Leitão de Almeida |