. João Felipe da
Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Matemático, sócio do
IHGRN e do INRG.
Jerônimo de Albuquerque, quando
recebeu a Fortaleza dos Reis Magos, tinha uma missão a cumprir: apaziguar os
índios a fim de se poder instalar a cidade do Rio Grande. Em 25 de dezembro de
1599, dia do Natal de Jesus Cristo, a nossa cidade foi inaugurada.
Mas o berço da nossa cidade
parece que não atraia as pessoas que vinham para cá, tendo muitas delas moradias
nas redondezas. Os relatos dos nossos visitantes do passado não eram nada
elogiosos, começando com Nassau, que já encontrou a cidade destruída pelos
embates aqui travados, e sem nenhuma melhoria por parte de seus comandados.
Alguns moradores solicitaram na época da presença dos batavos por aqui a
construção de uma nova cidade. Tollenare e Koster também não fizeram nenhum
elogio maior nas suas anotações.
Em um dos relatórios dos holandeses
sobre o Rio Grande, estava escrito: Já teve uma cidade chamada Cidade do Natal, situada a uma légua e meia
do Castelo Ceulen, rio acima, mas está totalmente arruinada, pelo que foi
consentido aos escabinos e moradores levantar uma nova cidade em Potigi, pois é
terreno fértil e melhor situado para os seus habitantes. Deverão construir de
início um Paço da Câmara para aí terem o seu tribunal de justiça.
Koster, em 1810, quando aqui
esteve, escreveu: Cheguei às 11 horas da manhã à cidade do Natal, situada sobre
a margem do Rio Grande ou Potengi. Um estrangeiro que, por acaso, venha a
desembarcar nesse ponto, chegando nessa costa do Brasil, teria uma opinião
desagradável do estado da população nesse País, porque, se lugares como esse
são chamados cidades, como seriam as vilas e aldeias? Esse julgamento não havia
de ser fundamentado e certo porque muitas aldeias, no Brasil mesmo,
ultrapassam esta cidade. O predicamento
não lhe foi dado pelo que é, ou pelo que haja sido, mas na expectativa do que
venha a ser para o futuro.
Tollenare, que viveu em Recife,
nos anos de 1816 e 1817, escreveu: Natal, conquanto capital, é ainda assaz
insignificante; conta apenas 700 habitantes; mas, espera-se que chegará a um
alto grau de prosperidade, porque o seu porto, que pode receber navios de 150
toneladas é excelente e próximo das regiões cultivadas.
Sendo um centro de defesa de
nossa Costa, o Rio Grande do Norte e sua cidade, não merecera,, por isso, maior
atenção, principalmente por sua dependência com a Bahia, Pernambuco e Paraíba.
Mais adiante, ainda no século
XIX, quiseram mudar novamente a capital do Rio Grande. É o que encontramos no
relatório com que abriu a 1ª sessão ordinária da Assembleia Legislativa
Provincial do Rio Grande do Norte o Exmo. Sr. Governador Dr. Henrique Pereira
Lucena, no dia 5 de outubro de 1872,
quando falou sobre a construção da estrada de ferro
“No relatório do meu antecessor encontrareis,
em apenso, cópia do contrato que em 8 de junho último celebrou com o engenheiro
da província João Carlos Greenhalgh e o major Affonso de Paula de Albuquerque
Maranhão, em virtude de autorização que lhe foi concedida pela lei nº 630 de 26
de novembro de 1870, para a construção de uma estrada de ferro pelo sistema
–Tram-way, que partindo desta capital se dirija ao vale do Ceará-mirim,
passando pelo de S. Gonçalo, e de uma ponte de ferro de sistema misto sobre o
Rio Potengi no lugar Refóles.
Conquanto o referido contrato
esteja somente dependente de vossa aprovação na parte relativa à ponte,
todavia entendo que esta circunstância
não impede que o aprecieis sobre todas as suas faces, a fim de verificardes,
como é do vosso dever, se nele foram ou não consultados e devidamente
protegidos os direitos e interesses da
província, principalmente no tocante à mudança da capital, que já tem preocupado
mais de uma administração e ao próprio governo geral, e que em um contrato,
como o de que se trata, não devia ser esquecida, mas sim tomada na maior
consideração, e sujeita a um detido e refletido exame.
Pelos dados estatísticos que vos
tenho apresentado, vê-se que a província do Rio Grande do Norte não é tão
pobre, como à primeira vista parece, e compreende-se facilmente que em um
futuro mais ou menos remoto que sejam removidas as causas primordiais do atraso
de sua agricultura e comercio, facilitando-se-lhe, além disso, os meios de
transporte, de que tanto precisa.
Posto que com mais de 80 léguas
de costa arenosa e estéril possui ela, no entanto, terrenos de uma fertilidade
assombrosa, apropriados à cultura de cana do açúcar, fumo, algodão e mesmo do
café, que produz maravilhosamente nos lugares denominados – Extremoz e Arêz.
A exportação do açúcar e do
algodão faz-se já em larga escala, competindo o primeiro desses produtos, muito
superior ao da Paraíba, com o de Pernambuco, nos mercados estrangeiros; outranto, porém, não pode dizer-se do fumo,
que muito mal cultivado, é ainda pessimamente preparado, assim como do café,
cuja cultura nem ao menos foi ensaiada.
É realmente para admirar, que
uma província, que noutras áreas adquirira os foros de criadora, e que no tempo
da guerra da restauração holandesa servia de celeiro à cidade do Recife, que
ela extraía o gado e farinha de mandioca, de que precisava para sustento de sua
população faminta, mande hoje aos talhos de sua capital número mais que
limitado de gado bovino, magro, cansado e por preço elevadíssimo, chegando a
importar diretamente das província limítrofes e algumas vezes mesmo do Rio de
Janeiro a farinha precisa para seu consumo.
Além da geral incúria e falta de
iniciativa de seus habitantes (é forçoso dizê-lo), cumpre apontar como uma as
principais causas desse estado desanimador, em que se acham todas as fontes de
produção e riqueza da província, a péssima posição topográfica de sua capital,
o pior lugar, sem contestação alguma de toda a província, quer como cidade
igual a outras do interior, quer como sede principal da autoridade e centro
produtor donde se irradiem para as extremidades a civilização, comércio,
indústria e artes.
Situada na margem direita do
Potengi, ou Rio Grande, a uma légua pouco mais ou menos de sua foz, acha-se a cidade
do Natal, por assim dizer, comprimida e asfixiada, do lado do Sul e Leste por
alteroso morros de areia, mais ou menos movediça e improdutiva, e do lado de Este
por um longo e imenso lençol d’água, que para o oceano conduz o Potengi.
O seu pequeno comércio acha-se
inteiramente avassalado ao da praça de Pernambuco, e mais ou menos sujeito ao
de algumas povoações circunvizinhas, onde a facilidade do transporte tem
tornado mais cômodo e menos dispendioso o tráfico mercantil.
É-lhe pouco abundante a água potável,
e faltam-se absolutamente as estradas regulares e fáceis que a ponham em
comunicação com o interior da província
da qual se acha, por assim dizer sequestrada.
No exterior, em um raio de mais de
duas léguas quase nenhuma cultura; no interior causa dó ver as suas ruas
estreitas e tortuosas, compostas ela mor parte de palhoças, cercadas de matos,
verdadeiras capoeiras, e de imundícies.
A ideia, pois, da transferência
da capital para um outro local, para a planície denominada –Carnaubinha, por
exemplo, fronteira a Guarapes, é por demais transcendente e de necessidade
indeclinável, visto ser o único ponto conhecido que mais vantagens oferece para
isso.
O lugar ali é inteiramente plano
na extensão de uma a duas léguas quadradas; indo suave e gradualmente subindo
para o interior das terras, a ponto de se tornar quase insensível o pendor do
terreno. Acham-se à pequena distância, quase à mão, o barro, a areia, a cal e a
madeira necessária para a construção, além de sofrível pedra de cantaria e
pedra própria para o calçamento à meia légua pouco mais ou menos de distância.
Possui considerável abundancia d’água potável da melhor qualidade, notando-se
uma lagoa ou poço na Carnaubinha, uma fonte d’água cristalina e dois fortes
riachos perenes em Guarapes, além do caudaloso rio Pitimbú, que corre à menos
de uma légua distante; o Cajupiranga não menos caudaloso, poucas braças mais
longe, e entre ambos a formosíssima lagoa Parnamirim.
Mudando para aquele lugar a
capital, e lançada sobre o rio uma pequena ponte de madeira que, quando muito
poderá custar uns 20:000$000, ficará a cidade admiravelmente situada, e para
melhor me exprimir, colocada no centro de um vasto perímetro constelado de
cidades e povoados mais ou menos distantes, tais como S. José e Ceará-mirim à
cinco léguas, aproximadamente, cada uma com estradas traçadas em terreno plano
e consistente; Extremoz, com sua extensa e piscosa lagoa; S. Gonçalo, Macaíba,
Santo Antonio, Utinga, Ferreiro Torto e Pitimbú; e finalmente a cidade do Natal
a três léguas por água, podendo muitas dessas povoações servi-lhe de arrabaldes.
Além disso, convém notar que o
tráfico mercantil em Guarapes, em tempo em que ali ainda residia o major
Fabrício, lutou com vantagem com o do
Natal e sobrepujou o da Macaíba, apesar de ser Fabrício negociante único
naquele lugar; afluindo de todos os lados compradores aos seus armazéns, até mesmo do sertão da
Paraíba e desta capital.
Como sabeis, da sua foz até o
ponto de Guarapes, forma o Potengi uma verdadeira doca natural de mais de três
léguas de extensão, e de profundidade mais ou menos considerável, servindo-lhe
de segundo quebra-mar a ponta do morro e os bancos de areia denominados – As
velhas - , fronteiros ao porto da Redinha; o que o torna de incontestável
superioridade sobre o da Paraíba, e quiçá sobre o de Pernambuco, embora careça
de melhoramentos.
Com uma profundidade variável de
3 a 7 pés acomodou o porto Guarapes por vezes galeras de mais de 500 toneladas
de arqueação. Somente no exercício de 1869 a 1870 carregaram naquele porto para
fora do Império vinte navios de diferentes lotações; ombreando desta forma com
o porto do Natal, que dentro do mesmo período carregou vinte e um.
Como vereis pelo mapa, em
apenso, a diferença entre as medidas dos carregamentos dos dois sobreditos
portos nos dez últimos exercícios andou por 27/10 % (?); diferença que só por
aí constitui um dos melhores argumentos a favor do Guarapes, principalmente se
atender-se que até 1868 a casa comercial Fabrício & C. lutou com sérios
tropeços, que posteriormente foram removidos, e que no penúltimo exercício de
1870 a 1871 resolveu ela acabar com todo o negócio por motivo de moléstia de
seu proprietário.
Com relação à estrada de ferro
contratada, a primazia de Guarapes sobre Natal não sofre discussão.
O capital orçado para a estrada
de que se trata, é de 800:000$000 e a garantia que a província tem de pagar
anualmente, na razão de 6% é de 48:000$000. Ora, se a capital for transferida
para Guarapes a estrada custará apenas metade da quantia orçada, isto é,
400:000$000, descendo também a garantia à metade, que vem a ser 24:000$000. A
ponte no porto do Natal, segundo o contrato, custará 250:000$000, enquanto que
a que se fizer no de Guarapes não excederá talvez de 20:000$000.
Ainda com relação a ponte,
nota-se que não devendo ela ser movediça, mas sim fixa, segundo o contrato, a
navegação do rio por vapores e navios de alto bordo, na distância de três
léguas, se tornará impossível; porquanto o rio ficará literalmente fechado para
tais embarcações; inconveniente este que não se dará no porto de Guarapes,
porque, desse ponto para cima, o rio só pode ser navegado por barcaças e
canoas.
Considere-se mais, que a estrada
de ferro devendo acompanhar uma as margens do rio, e sendo ambas alagadas,
incultas e desabitadas, nenhum lucro dará aos empreiteiros ou à companhia, que
se organizar, principalmente nos primeiros dez ou vinte anos; além de que quase
todos os produtos que atualmente tem
saída pelo porto da Macaíba continuarão a vir por água para esta cidade, por ser esta espécie de transporte mais
cômoda e barata. Colocada, porém, a capital em Guarapes, e devendo dali partir
a estrada de ferro, esta percorrerá uma zona toda povoada e cultivada, e
nenhuma concorrência sofrerá da parte do rio para o transporte das mercadorias,
que tiveram de ser conduzidas àquele mercado.
Eis, Senhores, o que me cumpria
dizer-vos com referência a um assunto de tanta magnitude, e a que se liga tão
estreitamento o futuro da província. Considerai, que são já 273 anos que a
cidade do Natal é a capital da província. E que o seu aspecto é o de uma vila
insignificante e atrasadíssima do interior.
Considerai, que a província é um
corpo sem cabeça, e que é devido exclusivamente a esta circunstância que ela se
conserva à retaguarda de todas as suas irmãs.
Cumpre arrancá-la desse estado
de abatimento e de torpor. Não vos entregueis à inércia e ao indiferentismo, ao
contrário, reagi com todas as vossas forças contra estas duas traças
destruidoras de todo o progresso.