quarta-feira, 2 de março de 2011

Alguns assentamentos e registros

Já tivemos oportunidade de ver alguns registros de assentamentos de praça em outros artigos. Alguns são ricos em informações, outros nem tanto. Há aqueles que são registros simples, mas que de qualquer forma servem como instrumentos para nossas pesquisas genealógicas, principalmente se são datados. Hoje veremos novas informações para ciência de todos.
Começaremos com a família Fernandes Pimenta. Em alguns registros, há contradições com relação à cor.
José Fernandes Pimenta, filho de Antonio Fernandes Pimenta, natural de Mamanguape, branco, casado, e morador nesta Ribeira do Assú, de estatura ordinária, cheio de corpo, cor rosada, barba fechada, e branca, idade de cinqüenta e quatro anos assenta praça em revista de 27 de Julho de 1789.
Em 5 de março de 1791 foi feito assento de Capitão para José Fernandes Pimenta. Vejamos alguns assentamentos de filhos do Capitão.
João Fernandes Pimenta, filho de José Fernandes Pimenta, natural e morador, e casado nesta Ribeira do Assú, branco, de estatura ordinária, pouca barba, cabelo ruivo, cara redonda, olhos azuis, de idade de vinte e quatro anos, assenta praça em revista de vinte e sete de Julho de 1789.
Bento Fernandes Pimenta, filho de José Fernandes Pimenta, natural e morador nesta Ribeira do Assú, branco, solteiro, de corpo seco, cor alva, olhos grandes, com princípio de barba, cabelo corredio, de idade dezessete anos, assenta praça em revista de vinte e sete  de Julho de 1789.
Vejamos agora dois registros de filhos do Capitão Balthazar Soares.
João Batista Xavier, filho do Capitão Balthazar Soares, natural da Freguesia do Assú, idade de 32 anos, cabelo castanho, olhos pretos, altura ( 5p e 2p, não sei o que significa), praça na Companhia em 10 de Setembro de 1779, e por despacho do Ilmo. Senhor Governador de 26 de Junho de 1806, e cumpra-se do Vedor Geral, passou para esta Companhia, casado, vive de criar gado.
Antonio da Silva Barbosa, filho de Balthazar Soares, natural, e morador nesta Ribeira do Assú, branco, solteiro, de estatura baixa, dentes grandes, olhos pequenos, e azuis, nariz grande, sem barba, de idade de dezesseis anos, assenta praça em revista de vinte e sete de Julho de 1789.
Da família Bolcão, encontramos os seguintes registros.
José Pereira Bolcão, branco, solteiro, morador no Distrito deste Regimento, filho do Tenente Luiz Pereira Bolcão, de idade de 12 anos, pouco mais ou menos, assenta praça em revista de 12 de outubro de 1789.
Martinho Pereira Bolcão, branco, solteiro, morador no Distrito deste Regimento, filho do Tenente Luiz Pereira Bolcão, de idade de treze anos, pouco mais ou menos, assenta praça em revista de 12 de Outubro de 1789.
Manoel Pereira Bolcão, branco, natural de morador no Distrito deste Regimento, filho do Tenente Luiz Pereira Bolcão, de idade de 18 anos, pouco mais ou menos. Não há a data do assento.
Manoel Francisco Pereira, filho de Manoel Pereira Bolcão, da Freguesia do Assú, idade de 25 anos, altura 5p e 2p, cabelo crespo, olhos pretos, praça em 9 de Dezembro, de 1793, solteiro, de criar gado.
Agora alguns registros esparsos.
Manoel Varella Barca Junior, filho do Capitão Manoel Varella Barca, natural das vargens do Apodi, idade de 20 anos de estatura (não consigo entender) cabelos pretos, olhos pardos, praça em ato de amostra de 23 de Junho de 1806, solteiro, criador de gado.
Prudente de Sá Bezerra, filho de Cosme Pereira, natural e morador nesta Ribeira do Assú, pardo, solteiro, de estatura alta, cor trigueira, corpo seco, olhos fundos, testa grande, nariz afilado, pouca barba, com vinte e dois anos, assentou praça em vinte e sete de Julho de 1789
O Tenente Francisco Lopes Viégas teve registro dessa patente em 27 de Agosto de 1798.
Manoel Ramos B. branco, solteiro, morador no Distrito deste Regimento, filho do Tenente Coronel Antonio Garcia de Sá Barroso, de idade de vinte e seis anos, pouco mais ou menos, assenta praça, em revista de 12 de outubro de 1789.
José Garcia de Sá Barroso, casado, natural da Freguesia do Seridó, assenta praça em 12 de Agosto de 1806. Era filho do Tenente Coronel Antonio de Sá Barrosos. Era meu pentavô, e o Tenente Coronel, meu hexavô.
Pacífico José de Medeiros, solteiro, natural da Freguesia do Seridó, assenta praça em 12 de Agosto de 1806.
Antonio Paes Bulhões, assenta praça nesta Companhia em dois de Maio de 1808.
Roque da Costa Gomes, natural desta Capitania, do Rio Grande, filho de Pedro da Costa Faleiros, de idade de quarenta anos, estatura comprida, cara comprida, trigueiro não do rosto, cabelo louro, passa para esta Companhia de cabo de esquadra, do Capitão José da Costa Marinho, desde de 12 de Fevereiro de 1712

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.