terça-feira, 11 de junho de 2019

Vicente Ferreira Pires e Vicência Maria da Conceição, lá do Assú.

Por João Felipe da Trindade


Embora alguns filhos tenham nascido em São Gonçalo, Vicente Ferreira Pires e Vicência Maria da Conceição eram naturais do Assú, como consta do casamento deles em São Gonçalo, em 28 de outubro 1828, sendo ele filho de Luiz Pires Ferreira (inversão de sobrenomes) e de Ana Maria, falecida, e ela, com o nome de Vicência Ferreira de Araújo,  filha de Francisco José de Araújo e de Mariana Ferreira de Jesus, sendo testemunhas o capitão Leonardo Bezerra Cavalcante, casado, e Manoel Barbosa, viúvo. Na margem consta que eram brancos.
Em 3 de fevereiro de 1833, foi batizada na Capela de São Gonçalo, pelo Reverendo Francisco Dionísio, a inocente Maria, nascida em 8 de dezembro do ano anterior, filha de Vicente Ferreira Pires e de Vicência Maria da Conceição, pardos, sendo padrinho Manoel Francisco Pires, solteiro. 
Em 25 de dezembro de 1850, nascia Josefa, branca, filha de Vicente Ferreira Pires e de Vicência Maria da Conceição, que foi batizada no Sítio Várzea dos Bois, em 14 de agosto de 1851, tendo sido padrinhos José Francisco Bezerra, e Josefa Francisca Bezerra, por procuração que dela apresentou Luiza Maria da Conceição. 
Em 29 de setembro de 1856, no Sítio Várzea dos Bois, da Freguesia de Angicos, se casaram, com dispensa de consanguinidade, João Crisóstomo da Costa Pires, natural de São Gonçalo, filho de Vicente Ferreira Pires e de Vicência Maria da Conceição, e Ana Francisca Bezerra, filha Manoel José de Melo e de Maria Francisca da Conceição, falecidos, sendo testemunhas José Barbosa de Abreu e Manoel José de Melo, solteiro. Observe que esse filho de Vicente e Vicência nasceu em São Gonçalo, onde os pais se casaram. 
Nos registros de Angicos, encontramos que em 8 de setembro de 1866, no Sítio Pajeú, tendo havido dispensa de consanguinidade, se casaram João Francisco Pires, filho de Manoel José de Melo e de Maria Francisca da Conceição, e Vitória Maria da Conceição, filha de Vicente Ferreira Pires e de Vicência Maria da Conceição, sendo testemunhas João Crisóstomo da Costa Pires e Manoel José de Melo Formiga.
Na mesma data acima e mesmo lugar, se casaram com dispensa de consanguinidade João Francisco de Melo, natural de Extremoz, filho de Manoel José de Melo e de Maria Francisca da Conceição, falecidos, e Maria da Conceição de Jesus, filha de Vicente Ferreira Pires e de Vicência Maria da Conceição, presentes João Damasceno Bezerra e José Inácio de Melo.
Ainda em 29 de setembro de 1856, no Sítio Várzea dos Bois, precedendo dispensa de consanguinidade, se casaram Luiz Pires Ferreira, natural de São Gonçalo, filho legítimo de Vicente Pires Ferreira e de Vicência Maria da Conceição, e Inez Maria de Jesus, natural da Freguesia de Angicos, filha de Manoel José de Melo e de Maria Francisca da Conceição, falecidos. O nubente, com se observa tinha o mesmo nome do avô paterno.





 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.