quinta-feira, 12 de maio de 2016

O batismo de Francisco Umbelino Gomes de Macedo, 1854

Por João Felipe da Trindade

Foi no livro de Sebastião de Azevedo Bastos, intitulado "No Roteiro dos Azevedos e outras famílias do Nordeste, que encontrei referência a Francisco Umbelino Gomes de Macedo, avô paterno do meu sogro Francisco Umbelino Neto. Entretanto, não tinha localizado, até agora, qualquer registro da Igreja sobre ele, que era natural de Picuí, na Paraíba.

Descobri, recentemente, que Picuí fazia parte da Freguesia de Cuité, e, por isso, fui atrás dos registros de batismos de lá. Sabia, por informações de Câmara Cascudo, que alguns irmãos de Francisco Umbelino tinham nascido por volta de 1856.

Após, examinar, sequencialmente, vários registros achei o dele: Francisco, nascido em 15 de setembro de 1854, filho legítimo de José Gomes de Mello, e de Úrsula Francelina  da Conceição, moradores, e naturais desta Freguesia, foi batizado com os santos óleos, no lugar denominado Retiro, pelo Reverendo Joaquim Álvares  da Costa, aos 15 de outubro do mesmo ano, e foram seus padrinhos Francisco Fernandes Pimenta e sua mulher Mariana Constância da Mercês, moradores nesta Freguesia. Do que para constar fiz este assento. Vigário Manoel Jácome Bezerra Cavalcante.