domingo, 18 de novembro de 2012

Longevidade, Francisco Antonio Teixeira de Souza

 Postado por João Felipe da Trindade

Faleceu na Vila de Angicos, no dia 27 de setembro ultimamente findo, na idade de 106 anos, o capitão Francisco Antônio Teixeira de Souza. Nasceu a 5 de janeiro de 1783, dia em que seu pai,, o capitão Francisco Antônio Teixeira de Souza, assumia as funções do cargo de juiz ordinário na Vila de Princesa, hoje cidade do Assú.
Seu 1º casamento teve lugar no dia 8 de janeiro de 1810, com Dona Marianna Lopes Viégas, filha do capitão Francisco Lopes Viégas; deste casamento teve 20 filhos, passando à 2ª núpcias, a 20 de setembro de 1840, com sua sobrinha D. Joaquina Lúcia Viégas, filha do alferes Francisco Lopes Viégas. Deste 2º consórcio teve 16 filhos, com os quais fez o numero de 36.
Manteve-se sempre, durante sua vida, sem a decrepitude levá-lo a caducidade, faltando-lhe somente  a lembrança, para proferir o que queria expor. Foi um homem de bem, atleta decidido em favor de todos os melhoramentos da terra, que lhe deu berço e a sepultura, depois de 106 anos de vida.
Nós curvamo-nos respeitosos diante do túmulo  venerando desse  respeitável ancião patriarca  de uma família, digna da maior estima e consideração.

  Gazeta de Natal, 10/10/1888. Hemeroteca da Biblioteca Nacional. Visite!