terça-feira, 3 de março de 2020

Notícias de Inácia Francisca Bezerra

Por João Felipe da Trindade


Em 25 de novembro de 1862, no Sítio Pocinhos, se casaram João Celso da Silveira Borges, filho de Manoel da Silveira Borges e de Maria Genérica Francelina, falecida, e Jovina Serena Barbalho da Silveira, filha de Antônio Barbalho Bezerra e de Isabel Francisca Bezerra, sendo testemunhas o padre Antônio Germano Barbalho Bezerra Tote e Joventino da Silveira Borges, solteiro. Aos 13 de julho de 1885, foi sepultada em catacumba no cemitério do Assú, o cadáver de Dona Jovina Serena Barbalho Bezerra, branca, 48 anos, 4 meses e 22 dias, casada com o capitão João Celso da Silveira, e filha do tenente-coronel Antônio Barbalho Bezerra e Inácia Francisca Bezerra, falecidos, sendo a causa lesão no coração, segundo o vigário Antônio Germano Barbalho Bezerra.
Observe que o vigário foi detalhado no registro da idade da falecida. Na verdade ele e o irmão, padre Elias Barbalho Bezerra, eram filhos de Antônio Barbalho Bezerra e Inácia Francisca Bezerra, como consta do livro do Monsenhor Severino Bezerra, "Levitas do Senhor". Conta ainda Monsenhor Severino, que sua ordenação foi nascida de um voto que fez à Nossa Senhora, em momento difícil de sua vida e é narrado o acontecimento seguinte: era vaqueiro  de seu pai. Certa vez, foi à procura de uma rês transviada, embrenhou-se em um cerrado matagal, perdido a direção, desorientado, sem atinar com o caminho, passou parte do dia e da noite perdido. Lembrou-se então, de invocar os poderes divinos, fazendo um voto à Nossa Senhora, prometendo, se saísse daquela aflição, ir ser padre. Minutos depois, com surpresa, achava-se no terreiro da casa paterna. Alcançada a graça comunicou ao pai, e ingressando no Seminário,fez-se sacerdote.
Aos 9 de janeiro de 1835, em casa de morada de Antônio Barbalho Bezerra, da Vila da Princesa, na presença do Reverendo Vigário de Santa Ana do Matos, João Teotônio de Sousa e Silva, se receberam por esposos, dispensados do impedimento de parentesco que estavam ligados, Luís Antônio Ferreira Souto, de 20 anos, filho de Antônio Ferreira Souto e de Maria Jacinta da Rocha Bezerra, falecida, e Ana Jacinta Francisca Bezerra, de 15 anos, filha de Antônio Barbalho Bezerra e Inácia Francisca Bezerra, na presença de Antônio Francisco da Silva, solteiro, e Alexandre Lopes Viegas, casado. Brancos.
Aos 22 de março de 1883, pelas cinco horas da tarde, foi depositado em uma catacumba do mausoléu  de sua família, o cadáver da adulta Dona Ana Jacinta Bezerra, branca, viúva do coronel Luiz Antônio Ferreira Souto, filha legítima do tenente-coronel Antônio Barbalho Bezerra e Dona Inácia Francisca Bezerra, natural da Freguesia de Santana o Matos, naquele tempo pertencente a esta do Assú, sendo moradora ao tempo de sua morte, e onde faleceu de reumatismo, na idade de 66 anos incompletos,  com todos os sacramentos, testada, envolto o cadáver em preto, e por mim encomendado, tendo falecido no mesmo dia supramencionado, as nove horas da manhã, segundo o Vigário Antônio Germano Barbalho Bezerra.

Aos 5 de abril de 1883, pelas cinco horas da tarde, foi sepultado no cemitério público da cidade do Assú, em sepultura rasa, por assim o haver pedido em sua vida,  o cadáver da adulta Inácia Francisca Bezerra, viúva do tenente-coronel Antônio Barbalho Bezerra, branca, de idade de 86 anos, menos 1 mês e 8 dias, natural da Freguesia do Assú, e onde  morava, falecida repentinamente, na madrugada do dia supra, de uma congestão cerebral ou causa semelhante, sem os sacramentos por não haver absolutamente tempo de administra-los, segundo o Vigário Antônio Germano Barbalho Bezerra.
No registro da mãe, o vigário Antônio Germano foi preciso, mas poderia ter nomeado o nome dos pais dela.
Em 9 de abril de 1842, na Fazenda Pocinhos, se casaram Antônio Barbalho Bezerra Junior, filho de Antônio Barbalho Bezerra e de Inácia Francisca Bezerra, e Maria Senhorinha Varela Barca, filha de Francisco Varela Barca, falecido, e de Senhorinha Lins Caldas, sendo testemunhas Leonardo Bezerra Cavalcante e Elias Barbalho Bezerra. solteiro.