quarta-feira, 19 de junho de 2013

Maria Ignácia Teixeira do Carmo

Por João Felipe da Trindade
Natal, Rio Grande do Norte

No Jornal O Paiz, de 6 de maio de 1927, encontramos o registro de falecimento da mãe do capitão J. da Penha.

Pelos nossos registros, ela nasceu aos 28 de fevereiro de 1846, tendo sido batizada, no sítio São Romão, aos 17 de junho do mesmo ano, sendo filha de Vicente Ferreira Xavier da Cruz e Maria Ignácia Rosalinda Brasileira. Os padrinhos foram o Padre Felis Alves de Sousa, por procuração passada para José Thomás Pereira, e Rita Teixeira da Conceição. Casou, em 6 de junho de 1864, na Vila de Angicos, em oratório particular, com José Francisco Alves de Sousa, natural da freguesia de Sousa, na Paraíba, filho de José Alexandre Pereira de Sousa e Maria Leopoldina Josefa Carolina, na época falecida. 

Depois do casamento, seu nome, que encontramos nos diversos registros, passou a ser Maria Ignácia Alves de Sousa (algumas vezes da Silva). Foi professora em Angicos e outras localidades do Rio Grande do Norte. Segundo Aluízio Alves, Maria Ignácia e José Francisco tiveram 21 filhos, dos quais, somente, 6 chegaram a idade adulta. Na notícia do seu falecimento consta que estava morando em Jardim de  Angicos, fato que eu desconhecia, pois acreditava que na época do óbito era moradora de Angicos. Vamos ao registro que encontramos no jornal.

O nosso antigo e ilustre colega de imprensa José Felis acaba de passar pelo rude golpe de perder a sua mãe, a Exma. Sra. Maria Ignácia Alves de Sousa, que residia em Jardim de Angicos, no Rio Grande do Norte. 

A veneranda senhora, figura do maior destaque na sociedade norte-rio-grandense, também possuía nesta capital, onde residiu algum tempo, numerosas relações de amizade.

D. Maria Ignácia Alves de Sousa, veio a falecer aos 80 anos e em plena lucidez de espiríto. Era mãe do soldado e panfletário capitão J. da Penha, morto em combate no Ceará, contra as hostes do padre Cícero  e deixou os seguintes filhos: José Anselmo Alves de Sousa, funcionário dos Telegrafos; José Felis Alves de Sousa, nosso colega de imprensa; D. Maria das Neves Alves Avelino, viúva do saudoso jornalista Pedro Avelino  e a senhorita Pureza Alves de Sousa. Entre os netos da venturosa extinta, que também deixou bisnetos, figuram o ex-deputado Georgino Avelino, o acadêmico de engenharia Murilo Penha Alves de Sousa e o sr. Lauro Alves de Sousa, funcionário da Central do Brasil, e o jornalista Camilo Avelino.

Aqui duas fotos de Maria Ignácia