quinta-feira, 24 de junho de 2021

Os 5 casamentos de Antônio Honório de Azevedo

 Por João Felipe da Trindade

jfhipotenusa@gmail.com

Nestor dos Santos Lima, quando tratou do Município de Angicos, escreveu: Havia, porém, uma tradição sinistra e lamentável, referente à grande cópia de falecimentos de senhoras em consequência de partos, isto desde os começos de seu povoamento. Cita-se como exemplo, o fato de o cidadão Antônio Honório de Azevedo, aos 52 anos, ter por esse motivo, enviuvado pela 5ª vez.

Antônio Honório de Azevedo, ou Antônio Martins de Azevedo, ou ainda, Antônio Xavier de Azevedo, era filho de José Honório de Azevedo e Francisca Maria Duarte, neto paterno de Francisco Lopes Viegas e Ana Joaquina da Conceição, e materno de Antônio Martins dos Santos e Felipa Maria Duarte.

Em 13 de junho de 1854, na Matriz de Angicos, ele tinha de casado com (1)  Francisca Leonarda, filha de Antônio Teixeira de Sousa, falecido, e Ana Rita de Azevedo, tendo havido dispensa do parentesco de consanguinidade, nas presenças de Antônio Wladislau Martins e José Pedro Xavier.

Viúvo de Francisca Leonarda, se casou com (2) Francisca Teixeira de Sousa, filha de Antônio Teixeira de Sousa, falecido, e Ana Rita de Azevedo,  em 31 de janeiro de 1856, dispensados do parentesco de consanguinidade e afinidade lícita, sendo testemunhas José Teodoro de Sousa Pinheiro e João Gomes Carneiro.

Antônio Honório de Azevedo, viúvo de Francisca Leonarda e Francisca Teixeira, se casou com (3) Rita Torquato Teixeira de Sousa, filha de Antônio Batista de Oliveira e Maria Joaquina Teixeira de Sousa, aos 6 de outubro de  1861, depois de dispensados de consanguinidade e afinidade lícita, sendo testemunhas Antônio Martins Wladislau e José Pedro Xavier, casados. Rita faleceu em consequência de parto, aos 22 de novembro de 1864, na idade de 22 anos.

Viúvo de Rita Torquato, se casou, na Matriz de Angicos, aos 7 de janeiro de 1868, com (4) Joana Batista de Oliveira,  filha de Antônio Batista de Oliveira e Maria Joaquina Teixeira, falecida sendo testemunhas José Vitaliano Teixeira de Sousa e José Teodoro de Sousa Pinheiro

Em 22 de setembro de 1883, depois de dispensados do parentesco de consanguinidade e afinidade lícita, e viúvo de Joana Batista, se casou com (5) Maria Joaquina de Sousa Pinheiro, viúva de João Pedro de Albuquerque, sendo testemunhas José Teodoro de Sousa Pinheiro e Francisco Januário da Costa Ferreira. João Pedro de Albuquerque, filho de Francisco Antônio de Albuquerque e Felipa Maria Duarte, ambos falecidos, tinha se casado, em 14 de fevereiro de 1870, com Maria Joaquina de Sousa Pinheiro, filha de José Galdino de Sousa Pinheiro, falecido, e Francisca Rita de Oliveira.