sábado, 20 de março de 2021

Rebouças e Câmara na Freguesia de São José dos Angicos

     Em 16  de maio1836, na Capela de São José dos Angicos, Joaquim José da Câmara Junior, aqui da cidade do Natal, se casou com Ana Joaquina da Costa, filha do meu tio-trisavô, Antônio Francisco da Costa e sua mulher Verônica, presentes Luiz Teixeira de Sousa e Gonçalo José Barbosa, tio paterno da nubente. Ele, Joaquim José tinha ficado viúvo de Maria Inácia, com quem tinha se casado em 1826, em São Gonçalo,  ele, filho de Joaquim José da Câmara e Maria Antônia de Oliveira, neto paterno de Antônio da Câmara e Silva e Ana Maria de Torres, e ela, filha do capitão José Rebouça de Oliveira e Antônia Joaquina, neta paterna de Salvador Rebouça de Oliveira e Rosa de Oliveira, e materno de Antônio de Barros Passos e Bernarda de Assunção.

    Entre os filhos de Joaquim José da Câmara Junior e Ana Joaquina Xavier da Costa ( da Costa Xavier) nomeamos: Maria, nascida em 1845 e batizada em 1847, tendo como padrinhos José Rebouças de Oliveira e Joana Xavier da Costa, sua mulher; José, nascido e batizado em 1844, tendo como padrinhos José Alves da Costa Machado e Josefa Francisca Xavier da Costa; João, nascido e batizado em 1843, tendo como padrinhos Alexandre Xavier da Costa e sua mulher Vicência Francisca da Silva; outro José, nascido e batizado em 1840, tendo como padrinhos José Vitaliano Teixeira de Sousa e Joana Xavier, por procuração de Ana Maria Soares; Manoel, nascido e batizado em 1839, tendo como padrinhos Antônio Bernardo Álvares e Ana Joaquina da Conceição.

    O pai de Joaquim José da Câmara Junior tinha um irmão de nome José Joaquim da Câmara, conforme se observa nos dados extraídos do seu casamento: em 3 de outubro de 1789, na Matriz da Cidade do Natal, José Joaquim da Câmara, filho do capitão Antônio da Câmara e Ana Maria de Torres, se casou, com Quitéria Teresa de Jesus, filha de Francisco Xavier Barbosa e Rita Maria da Conceição, presentes Francisco Machado de Oliveira Barros e Joaquim de Moraes Navarro. Os pais de Quitéria Teresa de Jesus, tinham se casado em 1776, ele filho de José Barbosa Gouveia e Quitéria Teresa de Jesus, e ela exposta em casa de Agostinho Gonçalves de Oliveira. Um irmão de Quitéria, de nome Vicente Ferreira Nobre, filho de Francisco Xavier Barbosa, tinha sentado praça, com 12 para 13 anos de idade, em 27 de março de 1789. Era de cor alva, cabelo corredio e pardo, olhos azuis. Outro irmão de Quitéria e Vicente era João, nascido e batizado, em 1781, tendo como padrinhos o capitão José Luiz e a viúva Ana Rita, filha do capitão-mor interino José Barbosa Gouveia.

    Joaquim, filho de José Joaquim da Câmara e Quitéria Teresa de Jesus, neto paterno do capitão Antônio da Câmara e Silva e Ana Maria de Torres, de Aracati, e materno do sargento Francisco Xavier e Rita Maria, nasceu aos 8 de outubro de 1792, sendo batizado na Matriz, não cita a data, tendo como padrinhos o avô paterno e a avó materna.   

     Um dos irmãos de Joaquim José da Câmara e de José Joaquim da Câmara era Francisco Pereira do Amaral, e no ano de 1800, batizava Antônio, filho dele com Maria Gomes da Conceição, sendo padrinhos o tenente José Lucas. A mulher de Francisco Pereira Cabral era filha de José Pedro de Melo e Francisca Félix da Conceição.  O tenente Francisco Pereira do Amaral, viúvo de Maria Gomes da Conceição, se casou em 18 de junho de 1801, na Capela de São Gonçalo, com Rosa Maria Josefa, filha do capitão Francisco Delgado, falecido, e Ana Maria Soares, presentes José de Moraes Navarro e João Soares Barbosa, casados.

    Esse Francisco Pereira Cabral, tinha um tio paterno, e avô paterno do mesmo nome. Francisco Pereira Cabral, filho do capitão Manoel Raposo da Câmara, sentou praça, em 26 de julho de 1727, na idade de 16 anos. Deve ter nascido por volta de 1711.