terça-feira, 3 de abril de 2012

Gonçalo José Barbosa e os sobrenomes diferentes



João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor da UFRN, sócio do INRG e do IHGRN
Muitas vezes as pessoas não compreendem porque, em suas famílias do passado, vários irmãos tinham sobrenomes diferentes. Sempre acham que era desleixo por partes dos pais. Entretanto, depois de pesquisar várias famílias, descobri que na verdade eles tentavam dar continuidade aos sobrenomes dos seus ancestrais no lugar de ficar repetindo o mesmo por várias gerações.
Francisco Xavier da Cruz e Lourença Dias da Rosa tiveram os seguintes filhos que detectei: Miguel Francisco da Costa Machado, Vicente Ferreira Xavier da Cruz, Joaquina Maria de Santa Ana, Mathildes Quitéria da Cruz e Gonçalo José Barbosa. Para confirmar essas relações de parentesco de gente com sobrenomes diferentes tive que utilizar várias informações paralelas, pois, ou não tinha o casamento deles ou quando tinha, não havia a informação dos pais. Para essas pessoas acima, utilizei a árvore de Jacob Avelino, documento de 1949, as informações de meu pai, e o casamento de Gonçalo José Barbosa. Neste caso, de onde surgiram esses sobrenomes? As mulheres, em sua maioria, tinham nomes religiosos; Miguel Francisco herdou Costa do avô paterno, João Barbosa da Costa, e Machado do avô materno, Antonio Dias Machado; Gonçalo ficou com Barbosa do avô paterno, citado acima; Vicente carrega o Xavier da Cruz do próprio pai. Uma curiosidade na descendência de João Barbosa da Costa e Damásia Soares é que os sobrenomes Ferreira e Melo, que não aparecem nos filhos, surgem, posteriormente, em vários descendentes, nas mais variadas combinações, entre elas Ferreira Barbosa, Costa Ferreira, Ferreira da Costa e,  Costa e Melo, . Possivelmente havia um Ferreira e um Melo nos ascendentes de João Barbosa da Costa ou de Damásia Soares. O desaparecimento dos livros mais antigos do Assú criou dificuldades para todos os genealogistas da região.
Mais vamos escrever um pouco sobre Gonçalo José Barbosa. Quando estava pesquisando minha família estranhei a presença dele nos eventos religiosos da minha família, pois desconhecia que era irmão de dois bisavós meus, Vicente Ferreira Xavier da Cruz e Miguel Francisco da Costa Machado
Gonçalo casou três vezes. O registro de casamento dele, em 29 de setembro de 1828, em Santana do Matos, com Maria Francisca das Virgens, dá conta que ele ficara viúvo de Francisca Ritta, de quem não tive maiores informações. Maria Francisca era filha de João Paes e Francisca Xavier. Houve dispensa de segundo grau de consanguinidade atingente ao primeiro, denunciando parentesco com a nubente. Com os sobrenomes reduzidos na forma acima, ficou difícil descobrir como se dava esse parentesco.
Aos 13 de Fevereiro de 1831, de novo viúvo, ele volta a casar, na mesma Matriz de Santana do Matos. Vejamos esse registro na íntegra.
Aos treze dias do mês de fevereiro de mil oitocentos e trinta e um, nesta Matriz de Santa Ana do Mattos, pelas onze horas da manhã, tendo precedido as canônicas denunciações sem impedimento, confissão, comunhão, e exame de doutrina cristã, ajuntei em matrimônio, e dei as bênçãos nupciais aos meus paroquianos Gonçalo José Barbosa, e Marianna Rosa da Silva, naturais e moradores nesta Freguesia, ele viúvo, por falecimento de sua mulher Maria Francisca, e filho legítimo de Francisco Xavier da Costa, e de Lourença Dias, já falecida, ela filha legitima de João de Barros Silva, e Jerônima Francisca da Costa, sendo testemunhas Francisco Xavier de Sousa, e Francisco Sales Sidrim, casados, desta Freguesia; do que para constar fiz este assento, que com as ditas testemunhas assino. João Theotonio de Sousa e Silva, Francisco Xavier de Sousa, Francisco de Sales Sedrinho.
Às vezes os nomes nos registros não batiam com as assinaturas, como ocorreu no caso acima.
 É nesse documento que surgem os nomes dos pais de Gonçalo: Francisco Xavier da Costa (na verdade da Cruz) e Lourença Dias (da Rosa). Os registros nem sempre são fiéis ou completos com relação aos nomes dos personagens presentes neles.
Alguns filhos de Gonçalo e Marianna, que encontrei, tinham, também, diversidades de sobrenomes, a saber: Antonio Francisco Xavier da Costa casado com Anna Joaquina Xavier da Costa; Lourença Silvério Xavier da Costa casada com Alexandre Francisco da Silva Bastos; Luiz Antonio Brasileiro casado com Anna Rosa da Silva; Januário Xavier de Menezes casado com Francisca Xavier da Silva; Francisco Xavier de Oliveira Bello casado a primeira vez com Rita da Natividade Xavier da Costa, e a segunda com Francisca Ritta Xavier de Maria; José Alves Xavier da Silva casado com Francisca Emiliana Xavier de Melo;  Rita Silvina Xavier da Costa casada com Alexandre Xavier da Costa; e João Xavier da Costa casado com Teresa de Jesus Xavier da Silva.
Nos filhos do casal, Gonçalo e Marianna, é possível ver de onde vem os sobrenomes de alguns, mas de outros não.  Oliveira, Brasileiro, Melo e Menezes de onde surgiram?