segunda-feira, 7 de maio de 2012

Os ascendentes de Anna Ferreira de Miranda


João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor da UFRN e membro do IHGRN e do INRG
Os testamentos trazem, muitas vezes, informações que não encontramos nos registros da Igreja. Por isso, são importantes como documentos auxiliares da Genealogia. Muitos deles já se acham com partes comprometidas, mas é possível se extrair algumas preciosidades ou curiosidades. Isso, no futuro, poderá ajudar outros pesquisadores. Vejamos o caso do testamento de Dona Anna Ferreira de Miranda, viúva do Lisboeta, João Gomes Carneiro, cuja descendência se espalha por vários lugares deste Rio Grande do Norte e se entrelaça com várias das nossas famílias, entre elas  Abreu Soares, Araújo Pereira, Rocha Pita, Xavier da Cruz, Rodrigues Santiago,  Gomes Carneiro e tantas outras.
No seu testamento feito em 24 de Maio de 1786, já acamada de tísica, declarou que era natural da Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres de Goianinha, onde foi batizada. O documento está muito estragado, mas por ele se vê que seu pai se chamava Manoel Francisco, e sua mãe tinha o sobre nome Paiva da Rocha. O sobrenome do pai está ilegível, e nem era Ferreira, nem Miranda.O nome da mãe não é mais possível ler.
Fomos procurar, nos nossos bancos de imagens, todas as pessoas com nome Manoel Francisco e todas as que tinham como sobrenome Paiva da Rocha. Com a ajuda da informática, isso é mais fácil hoje em dia.
As coincidências podem nos pregar uma peça, mas teríamos que buscar um bom número de informações. Um primeiro registro que encontramos nos dá as primeiras pistas.
Eram muitas as pessoas com o nome de Manoel Francisco. Uma das imagens trazia na sua nomeação, Manoel Francisco Barbosa. Abrimos o documento e lá tinha o batismo de Josefa, outro registro, também, difícil de ler, pois a tinta que usaram atravessava o lado do papel, misturando os registros da frente e os do verso. Mas, dava para ver que os avós paternos de Josefa eram Manoel Francisco Rebouças e Bibiana de Paiva da Rocha. Quando registrei aquela imagem, anteriormente, escrevi Barbosa no lugar de Rebouças. Assim, fui com mais precisão em busca dos Rebouças. São muitos, também, mas a pesquisa ia se refinando. Encontramos o casamento de um irmão de Dona Anna Ferreira de Miranda que transcrevemos para cá. É um registro simples, sem as naturalidades das pessoas.
Aos dezoito de agosto de mil setecentos e oitenta e nove às onze horas do dia, na Capela de Santa Ana do Ferreiro Torto, assistiu ao matrimônio que entre si contraíram juxta tridentinum os nubentes supra (deveria ser infra) José Rebouças de Paiva, filho legítimo de Manoel Francisco Rebouças, já defunto, e de Bibiana de Paiva da Rocha, com Anna Rosa de Jesus, filha de Thomé de Sousa de Jesus, e de Josefa Maria Filgueira, o Padre Manoel Antonio de Oliveira, de licença minha, e presente as testemunhas Manoel Antonio da Cunha Calheiros e (Fulano) Gomes de Castro, moradores na Freguesia de São José que assinaram o assento que veio; e logo lhes deu as Santas Bênçãos na forma do Ritual Romano, de que mandei fazer o presente assento em que, por verdade, me assino. Pantaleão da Costa de Araújo.
Precisaríamos de mais registros para, por aproximações sucessivas, como usamos na matemática, confirmar os pais de Dona Anna Ferreira de Miranda. Encontramos o batismo de José, que casou acima. Nele vamos encontrar os pais de Manoel Francisco e os de Bibiana.
José, filho legítimo de Manoel Francisco Rebouças, natural desta Freguesia, e de Bibiana de Paiva, natural da Freguesia de Nossa Senhora do O' de Papary, neto por parte paterna de José Rebouças e Ângela das Neves, naturais desta Freguesia, e pela materna de Antonio de Paiva da Rocha, e de Úrsula Ribeiro, natural de Papary, Freguesia de Nossa Senhora do O', nasceu aos três de outubro do ano de mil setecentos e sessenta, e oito, e foi batizado com os santos óleos, na Capela de São Gonçalo do Potigi, de licença minha, pelo padre Miguel Pinheiro Teixeira, aos vinte e sete de novembro do dito ano, foram seus padrinhos José Rodrigues da Rocha, solteiro, e Bernarda de Araújo, mulher do sargento-mor Rodrigo Álvares. De que por impedimento meu mandei lançar este assento, em que por verdade me assino, Pantaleão da Costa de Araújo.
Manoel Francisco era irmão de Salvador Rebouças de Oliveira, pelo que vimos dos batismos dos filhos deste último. Nos ditos documentos de batismos consta que os pais deles eram o Capitão José Rebouças de Oliveira, natural de Igarassú, e Ângela das Neves, natural da Freguesia de São Pedro de Olinda, portanto, avós paternos de Anna Ferreira de Miranda.
Os avós maternos de Anna, Antonio de Paiva da Rocha e Úrsula Ribeiro de Macedo, casaram em 11 de fevereiro de 1733, na Capela de Nossa Senhora do O'. Ele filho de Antonio de Paiva da Rocha e Anna Ferreira (Velosa?); ela filha de Amaro Dias Moreira e Martha Francisca de Macedo.
Anna Ferreira de Miranda, que morreu no dia 27 de maio de 1786, poucos dias depois de fazer seu testamento, disse que tinha sete filhos do seu casamento com João Gomes Carneiro. Cita apenas Maria Gomes, João Gomes Carneiro, que foi casado com Maria Theresa de Mello, filha de Antonio Rodrigues Santiago e Ignácia Francisca de Mello, e Francisco, que morreu pouco antes dela, em 17 de maio de 1786.  Outros filhos de Anna e João Gomes, citados em outro artigo, eram Anna Maria Carneiro que foi casada com Manoel de Abreu Soares; Antonia Gomes Carneiro, que foi casada com o filho deste último, Bento Luis Gomes de Mello; Alexandre Ferreira que foi casado com Antonia Francisca de Mello, irmã de Maria Theresa de Mello, acima; e Joanna Gomes Carneiro, da qual não obtive maiores informações.
Dia 10 de maio, no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, às 19:30, promovido pelo INRG, tem palestra de Anderson Tavares sobre velhos troncos de Macaíba.