quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Notas sobre Dr. João da Costa Machado



Por João Felipe da Trindade
jfhipotenusa@gmail.com
De meu primo João Batista de Melo Pinto, já falecido, que morava em Recife, recebi a informação que Dr. João da Costa Machado era nosso parente. Inicialmente, não consegui encontrar qualquer informação que pudesse me ajudar  para descobrir essa relação de parentesco. Posteriormente, vi meu amigo João Evangelista Romão, procurando algumas informações sobre os familiares de Dr. João da Costa Machado. Aí, voltei com toda carga para pesquisar.
Dr. João da Costa Machado, colou grau em Medicina,  em 6 de dezembro de 1935, em Recife, tendo sido indicado como o mais distinto da turma e, por isso, foi merecedor do prêmio “Raul Leite”.  Dedicou-se  a especialidade de “Doenças Nervosas e Mentais”, que exerceu, por concurso, durante dois anos no Hospital da Tamarineira. Em 1936, foi nomeado diretor do Hospital dos Alienados, pelo governador do Estado do Rio Grande do Norte, enquanto durasse o impedimento do titular, que se licenciara. Nesse mesmo ano condenou os calabouços existentes nesse Hospício de Alienados, que eram destinados aos loucos furiosos em suas crises. Em 1938, com o pedido de exoneração do Dr. Vicente Fernandes Lopes, foi nomeado para o cargo de diretor do Hospital de Alienados.
Em 1943, Dr, João Machado foi nomeado pelo Departamento Nacional de Saúde para a função de Inspetor Psiquiatra da 4ª Zona do Serviço Nacional de Doenças Mentais, em cuja jurisdição está o Rio Grande do Norte.
Em 1946, Dr. João da Costa Machado comparece ao Instituto Histórico para ministrar aula semanal da Universidade Popular do Rio Grande do Norte, sob o título “Doidos, malucos e normais na conceituação popular de científica”. Em 1948, nesse mesmo Instituto Histórico, e na qualidade de Presidente da Sociedade de Assistência a Psicopatas, proferiu palestra sobre Espiritismo.
Em 23 de abril de 1939, foi noticiado pelos jornais, que se prometeram em casamento o Dr. João da Costa Machado, Diretor do Hospital de Alienados, e presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia, e a senhorita Alba Sausmikat Ferreira, filha de Antônio Felipe Ferreira, prefeito de Arês. O casamento realizou-se no Santuário do Tirol, em 30 de dezembro de 1939, oficiado pelo Padre Ulisses Maranhão, sendo paraninfos por parte da noiva, o senhor Gil Furtado e Senhora, e por parte do noivo, o senhor Oto Guerra e senhora. O ato civil foi presidido pelo Juiz Félix Bezerra, sendo paraninfos por parte da noiva, o senhor Bernardo Coutinho Pessoa de Melo e senhora, e por parte do noivo, o Dr. Alfredo Lira e senhora. Em 1951, Dona Alba faleceu, e em 1953, foi noticiado contrato de casamento de Dr. João da Costa Machado, com Jaci Gurgel Guerra, filha de Antídio de Brito Guerra e de Alice Gurgel Guerra. Em 7 de novembro de 1965, notícia do seu falecimento, deixando os filhos Moab da Costa Machado, João da Costa Machado Filho, Alfredo Gurgel da Costa Machado, Eduardo Luiz, João Maria e Juçura.
Pelo registro civil, João da Costa Machado, 27 anos, nascido em 27 de maio de 1912,  e Alba Sausmikat Ferreira da Silva 23 anos, nascida aos 21 de maio de 1916,  se casaram, em 30 de novembro de 1939, ele natural de Lages, filho de Luiz da Costa Machado, nascido aos 14 de agosto de 1878, e de Jacinta Maria da Silveira, nascida aos 9 de fevereiro de 1890, ela natural de Teófilo Otoni, filha de Antônio Felipe Ferreira da Silva, nascido aos 28 de julho de 1889, e de Laura Sausmikat da Silva, falecida aos 27 de março de 1938, foram testemunhas Alfredo Lira e sua mulher Maria Jacinta da Silveira Lins, e Bernardo de Sousa Coutinho e a senhorita Maria Bernadete Coutinho, moradores em São José de Mipibu.
Dr, João Machado da Costa Machado, viúvo de Alba, que tinha falecido em 22 de janeiro de 1951, voltou a casar, segundo seu registro civil, com base no religioso, na Paróquia de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, aos 24 de março de 1953, com Jacy Gurgel Guerra, nascida aos 26 de dezembro de 1927, filha de Dr. Antídio de Brito Guerra, nascido aos 14 de setembro de 1896, e de Dona Alice Gurgel Guerra, nascida aos 18 de abril de 1910, sendo testemunhas dos pais dos noivos e mais Dr. Nilton Pessoa de Paula e Neusa Ferreira de Paula, mais Dr. Antônio Soares de Araújo  filho e Dona Maria Luiza Cavalcante Soares.
Pesquisando, na Hemeroteca Nacional, jornais aqui do Rio Grande do Norte, encontrei, no ano de 1959,  notícias das bodas de ouro de Luiz da Costa Machado e de Jacinta Maria da Costa Machado, onde eram citados os seguintes filhos deste casal: José Calazans Machado, residente na Paraíba, Ieda Machado, no Rio de Janeiro, e o médico João da Costa Machado.
Daí fui procurar nos velhos registros da Igreja algum registro de Luiz da Costa Machado e seus parentes: encontrei seu casamento: aos 16 de setembro de 1909, em Lajes de Angicos, em casa da viúva Josefa Martins de Sousa, presente as testemunha Jovino Teixeira de Melo e Manoel da Mata Xavier de Lima, Juxta Concilium Tridentinum, assisti ao enlace matrimonial de Luiz Machado da Costa e de Jacinta Maria da Silveira, ele filho legítimo de Antônio Machado de Azevedo Costa e de Rita Avelina Xavier da Câmara, e ela filha legítima de Félix José da Silveira, já falecido, e de Josefa Martins de Sousa, e para constar mandei fazer este assento que assino. Vigário Lúcio Gomes Gambarra. Observe que nesse registro a uma inversão no nome do nubente, com relação ao que constava na notícia de suas bodas.
Encontro, também,  o batismo do pai de Dr. João Machado, onde alguns nomes diferem do registro de casamento, aliás, coisa que se repetia - Luiz, filho de Antônio Xavier da Costa Machado e de Rita Avelina Xavier da Câmara, nasceu aos 17 de junho de 1878 (data diferente dos registros civis), e foi batizado aos 26 de dezembro do mesmo ano, sendo padrinhos José Felipe Xavier da Câmara e Vicência Maria do Espírito Santo, por sua procuradora Leonídia Francisca Xavier da Câmara. Vigário Félix Alves de Sousa.
Recuando mais no passado, encontramos que Antônio Francisco da Costa Machado, filho de Francisco Machado de Azevedo Costa e de Joana Cordulina Xavier Ferreira, se casou,  em 16 de novembro de 1872, no Sítio Logradouro, com Rita Avelina Xavier da Silva, filha de João Felipe da Silva, falecido,  e de Leonídia Francisca Xavier da Câmara, na presença das testemunhas Trajano Xavier da Costa e Manoel Mariano Xavier de Sousa, tendo havido dispensa do parentesco de consanguinidade. Observe mais uma vez as alterações nos nomes dos nossos personagens.
Francisco Machado de Azevedo da Costa, filho de Antônio Francisco da Costa e de Verônica Maria, tinha se casado  com Joana Cordulina Ferreira, filha de Vicente Ferreira Barbosa e de Francisca Xavier da Costa, em 17 de maio de 1836, sendo dispensado no 3º grau duplicado de consanguinidade, sendo testemunhas Francisco Xavier de Sousa e Alexandre Xavier da Costa. Um assentamento de praça dá conta que Antônio Francisco da Costa era filho do furriel Francisco Xavier da Cruz (meu tetravô). Os pais dos noivo, Vicente Ferreira Barbosa e Antônio Francisco da Costa eram primos legítimos, por isso o 3º grau dos nubentes. Não descobri a relação de parentesco entre as mães dos noivos, que talvez seria responsável pelo grau duplicado.
Observo que Antônio Francisco da Costa era irmão dos meus trisavôs Miguel Francisco da Costa Machado e Vicente Ferreira Xavier da Cruz.
Verônica Maria da Conceição foi sepultada na Capela de Angicos aos 3 de janeiro de 1826, com 42 anos de idade, tendo falecido de ataque hemorroidal, e nessa data seu esposo Antônio Francisco da Costa era falecido.
Entre os filhos de Francisco Machado e Joana Cordulina, encontramos que Rita, filha de Francisco Machado de Azevedo da Costa e de Joana Cordulina Xavier, citada acima, tinha sido batizada, em 18 de março de 1840, e nascida em 10 do mesmo mês e ano, tendo sido seus padrinhos Alexandre Francisco da Costa Bezerra e Vicência Francisca Bezerra.
Joaquim Francisco da Costa Machado, irmão de Rita, nasceu em 10 de outubro de 1842, e foi batizado em 8 de novembro desse mesmo anos, na Fazenda São Paulo,  e teve como padrinhos  João Inácio Pereira Pinto e Vicência Francisca da Silva, casados, e casou em Gaspar Lopes, em 9 de maio de 1862, com Maria Avelina Xavier da Costa, filha de Joaquim José da Câmara e Ana Joaquina Xavier da Costa; Vicência Francisca Bezerra, outra irmã de Rita, nasceu em 27 de dezembro de 1844, e foi batizada, em 1 de janeiro de 1845, na Capela de São José de Angicos, sendo seus padrinhos Antônio Francisco Bezerra da Costa e Joana Xavier da Costa, e casou, em Gaspar Lopes, em 7 de janeiro de 1868, com Francisco Januário Xavier de Menezes, filho de José Antônio de Melo e Maria Joaquina da Conceição; Manoel Maria da Costa Machado, irmão de Rita, casou com Maria Joaquina da Conceição, filha de Manoel Joaquim de Azevedo Baracho e Ana Joaquina Xavier da Costa, no Sítio São Paulo, em 23 de setembro de 1871; Maria Donata Iziolidia da Costa, irmã de Rita, casou, em 28 de abril de 1857, no Sítio Gaspar Lopes, com Francisco Xavier da Silva, filho de Alexandre Xavier da Costa e Vicência Francisca da Silva.
Joana Cordulina Xavier Ferreira foi sepultada no Cemitério Público da Vila de Angicos, em 21 de fevereiro de 1878, na idade de 66 anos, casada que era com Francisco Machado de Azevedo Costa.