terça-feira, 23 de abril de 2013

Capitão Manoel Varella Barca, lá de de Assú (III)


João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor da UFRN, membro do IHGRN e do INRG
Manoel Varella Barca fez seu testamento em 10 de abril de 1844, na Fazenda Sacramento, tendo sido escrito por João Martins de Sá Junior. Nas suas disposições destacou uma sorte de terras, chamada Sítio Caeira ou Mutamba, herdada dos seus pais, para Maria Beatriz e Manoel de Mello Montenegro Pessoa, em atenção a fiel amizade que ambos dedicaram a ele. Fez, também, um destaque especial para a neta e afilhada Lusia Leopoldina, casada com Felis Francisco da Silva, em atenção à pobreza em que se achavam.
O segundo casamento do capitão Manoel Varella Barca foi com Dona Francisca Ferreira Souto, como vimos no primeiro artigo desta série. Vamos, pois, escrever um pouco sobre os filhos desse casal.
Domingos Varella Barca, com a idade de 20 anos, casou, em 9 de abril de 1823, na Fazenda Estreito, com Dona Gertrudes Lins Pimentel, 22 anos, filha de João de Souza Pimentel e Dona Josefa de Mendonça Lins. Houve dispensa pelo parentesco em que estavam ligados. Estavam presentes João Maurício Pimentel e Francisco Varella Barca, ambos casados.
Rosa Francisca Ferreira Souto, outra filha de Manoel e Francisca, com 29 anos de idade, casou, também, na Fazenda Estreito, em 11 de maio de 1833, com José da Fonseca Silva, de 28 anos, filho legítimo de João da Fonseca Silva, falecido, e dona Anna Maria de Jesus. Estavam presentes João Pegado de Sirqueira Cortez, casado, e Gaspar Freire de Carvalho, solteiro.
De Dona Maria Beatriz Paz Barreto não encontrei o registro de casamento. Era casada com Manoel de Mello Montenegro Pessoa, natural de Goianinha. Ovídio, filho desse casal, nasceu aos 16 de novembro de mil oitocentos e trinta e cinco, e foi batizado, pelo Vigário Colado do Seridó, na época visitador, Francisco de Brito Guerra, em 6 de janeiro de 1836, na Matriz de São João Batista do Assú. Teve como padrinhos José Varella Barca, solteiro, e Angela Garcia de Araújo Freire, viúva; Manoel, outro filho de Maria Beatriz e Manoel de Mello, nasceu aos vinte e quatro de outubro de 1836, e foi batizado pelo vigário de Santana do Matos, Padre João Theotonio de Sousa e Silva, na Matriz de Assú, aos trinta do mesmo mês e ano. Foram padrinhos o capitão Manoel Varella Barca, casado, e Maria Hermelinda de Albuquerque Montenegro.
Maria Francisca Silvina Souto tinha 26 anos quando casou, em 22 de Agosto de 1833, no oratório de José Varella Barca, com o português João Rodrigues de Mesquita, 30 anos, filho legítimo de Antonio Rodrigues de Mesquita e Maria Joaquina, ambos falecidos. Estiveram presentes João Pio Lins Pimentel e Francisco Varella Barca, casados.
João Pio Lins Pimentel, citado acima, filho de João de Sousa Pimentel e Josefa de Mendonça Lins, casou, em 30 de janeiro de 1826, na Matriz de Assú, com Francisca Ferreira Souto, outra filha de Manoel e Francisca Ferreira Souto. Foram dispensados por impedimento no terceiro grau de consanguinidade, atingente ao segundo. Estavam presentes José Varella Barca, ainda solteiro, e Francisco de Sousa Caldas, casado. João Pio era irmão de Gertrudes, esposa de Domingos Varella.
Na época do inventário Dona Francisca Ferreira Souto, a esposa de João Pio, já falecida, foi representada pelos filhos João Pio Lins Pimentel Junior, maior de 21 anos, Francisca Victorina casada com Tertuliano de Alustau Lins Caldas, Irene, Maria, Josefa, Manoel, Júlia e Luis, com 11 anos de idade..
Manoel Varella Barca Junior, outro filho do segundo casamento, tinha o mesmo nome do primogênito de Manoel Varella Barca. Era, também, falecido, na época do inventário do pai. Com vinte e dois anos de idade, casou, em 23 de fevereiro de mil oitocentos e trinta, no sítio (ou fazenda) Estreito, com Ignácia Theodósia de Mendonça, de 22 anos de idade, filha de João de Sousa Pimentel e Dona Josefa Lins de Mendonça, dispensados, também, dos impedimentos que estavam ligados. Estavam presentes, o capitão Manoel Varella Barca e João Maurício Pimentel, casados. Ignácia, como se pode ver dos registros anteriores, era irmã de João Pio Lins Pimentel e Gertrudes.
No inventário, Manoel Varella Barca Junior foi representado por sua filha Francisca Theodósia de Mendonça Caldas, viúva. Não encontrei mais informações sobre essa neta do capitão. Foi seu procurador no inventário, Luiz Gonzaga de Brito Guerra.
José Varella de Sousa Barca, foto enviada por descendente Francisco Varela Barca

EDUFRN lança livro Mais Notícias Genealógicas do RN

A agência de comunicação da UFRN publicou:

O livro “Mais Notícias Genealógicas do Rio Grande do Norte” será lançado na quinta-feira, 25, às 11h, na galeria do Núcleo de Arte e Cultura (NAC). A obra é de autoria do professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, João Felipe da Trindade.

A publicação dá sequência a outro livro, que foi lançado anteriormente, intitulado “Notícias Genealógicas do Rio Grande do Norte”, que traz para os leitores as bravas famílias que ajudaram a construir a história do estado. O conteúdo é constituído de artigos, em sua maioria, genealógicos e históricos que foram e continuam sendo publicados semanalmente no Jornal de Hoje.

Segundo o autor, a obra retrata um pouco mais sobre alguns lugares, algumas famílias, alguns indivíduos e alguns hábitos do estado. “Espero que os leitores, com as informações passadas para eles, se interessem mais pelas histórias das suas famílias, dos seus municípios e dos seus estados. Espero, também, que as escolas e os governos estimulem, desde cedo, o interesse de nossas crianças pela história pregressa de suas vidas”, completa ele.

O lançamento da obra tem o apoio da Editora Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) e da Cooperativa Cultural Universitária. 

João Felipe é professor aposentado da UFRN, foi chefe do Departamento de Matemática, diretor do Centro de Ciências Exatas e vice-reitor na Gestão de Geraldo Queiróz e atualmente realiza pesquisas genealógicas e históricas.

Convite: Lançamento de livro, dias 22 e 25 de abril

Convite
Nesta semana, o livro Mais Notícias Genealógicas do Rio Grande do Norte está sendo lançado. Foi preciso separar em dois momentos: um, que foi no dia 22, no salão de festas do prédio que moro, onde os convites são limitados por ser em um condomínio; o outro será dia 25, no NAC, Centro de Convivências da UFRN, por ter sido editado pela nossa editora cinquentenária e, por ser esse lançamento patrocinado pela Cooperativa Cultural. 
Se você não puder comparecer em um desses dois dias, mas desejar adquirir o livro desse lançamento, bem como o anterior, entre em contato comigo nos endereços abaixo.
João Felipe
Telefone: 84 9982-7116
e-mail: jfhipotenusa@gmail.com