sexta-feira, 8 de setembro de 2023

A última informação do genealogista aposentado.

 Por João Felipe da Trindade


Prof. João Felipe,

Um grande genealogista do Rio Grande do Norte, que prefere ficar oculto, e com quem eu sempre conversava, desistiu de continua trabalhando na Genealogia. Mas, em um dos últimos contatos que tive com ele, me mandou uma mensagem por e-mail,  datada de 5 de junho de 2021, onde alertava sobre equívocos propagados, até por descendentes mais próximos, da ascendência do bisavô de minha esposa, Félix Antônio de Medeiros, casado om Teresa Duquesa de Faria (ou Farias, como presente em diversos registros). 

Eu tinha postado aqui um artigo, em 2019, sobre Manoel Antônio de Medeiros, com relatos de alguns descendentes, que declaravam ser este o pai de Félix Antônio de Medeiros. 

Não consegui confirmar os dados encaminhado pelo amigo genealogista, por falta do inventário de Félix Antônio de Medeiros, não encontrado em Santa Cruz, ou outro documento, como lista de eleitores da referida cidade.

Por isso, deixe aqui a mensagem enviada pelo amigo genealogista:


             Sei que é do seu conhecimento de que desde algum tempo deixei de gostar de genealogia, mas para evitar que informações genealógicas que talvez estejam erradas continuem a circular pela Internet que até o atual momento são tidas como verdadeiras no que se refere a filiação de Félix Antônio de Medeiros (casado com Tereza Duquesa de Faria), estou informando que a pessoa de Félix Antônio de Medeiros que faz algum tempo que tenho os dados em meu arquivo genealógico, era filho do casal Manoel Antônio da Silva e Maria Cândida da Conceição, ele nasceu aos 23 de março de 1833, batizado aos 11 de abril de 1833 no Sítio Riacho de Fora pelo Padre Manoel da Silva e Souza, e os Padrinhos foram Manoel Barbosa de Medeiros e Josefa Maria de Jesus. Em 1868, o Félix Antônio de Medeiros, filho desse casal que citei acima (Manoel Antônio da Silva e Maria Cândida da Conceição), era Tenente, e morador na Povoação de Melão, pertencente na época à Freguesia de Santa Cruz-RN. Se algum dia vier a ser confirmado que a pessoa do Félix Antônio de Medeiros (Filho do casal citado acima), é a mesma pessoa do Félix Antônio de Medeiros que foi casado com Tereza Duquesa de Faria, então ele faleceu aos 11 de maio de 1900 com 67 anos de idade, e não 68 anos que está informado em seu termo de óbito nos livros paroquiais de Santa Cruz-RN.

 

 

            Segundo se sabe, Félix Antônio de Medeiros que habitou na região de Santa Cruz-RN casou em 16 de novembro de 1857 com Tereza Duquesa de Faria, nascida aos 04 de fevereiro de 1842, batizada aos 04 de julho de 1842 na Freguesia de Caicó – RN, filha de João de Faria Costa Júnior e de Maria Alexandrina da Conceição, neta paterna de João de Faria Costa e de Ana Maria de Jesus, e neta materna de Antônio Fernandes Pimenta e de Josefa Maria da Encarnação.

 

 

            O termo de casamento de Félix Antônio de Medeiros com Tereza Duquesa de Faria nos livros paroquiais de Nova Cruz-RN não informa o nome dos pais dos noivos, mas tenho a minha opinião de que ele era filho do casal Manoel Antônio da Silva e de Maria Cândida da Conceição, neto paterno de Antônio Camelo Pereira e de Apolônia Maria de Jesus, e neto materno de Cosme Fernandes Pimenta e de Apolônia Maria de Medeiros. Se me perguntar baseado em que tenho essa suspeita, eu não vou saber informar, ou seja, nada poderei afirmar.

 


            Entre os filhos de Maria Cândida da Conceição que citei no e-mail anterior, não mencionei o nome do marido dela, Manoel Antônio da Silva, mas procurei nas minhas anotações e localizei o nome dele, e não lembrei também de citar o nome de outro filho, estou ficando cada vez mais esquecido, mas agora estou informado o nome de Bernardino Fernandes da Silva, natural de Cuté – PB, filho do casal Manoel Antônio da Silva e Maria Cândida da Conceição, casou aos 22 de outubro de 1855 em Oratório Privado de José Félix de Medeiros (Pai da noiva) com sua prima legítima Rosa Cândida da Luz, filha do mesmo José Félix de Medeiros e Rosa Cândida de Alexandria, o Padre Antônio Rafael Gomes de Melo (que foi Vigário de Santa Cruz-RN) e as testemunhas Miguel Fernandes de Oliveira e Manoel Fernandes Pimenta. Esse José Félix de Medeiros acima citado era irmão de Maria Cândida da Conceição.

 

           Se tiver interesse em investigar se o Félix Antônio de Medeiros (Filho do casal Manoel Antônio da Silva e Maria Cândida da Conceição) era a mesma pessoa do Félix Antônio de Medeiros que foi casado com Tereza Duquesa de Faria, faça essa pesquisa por seus próprios meios, já que não tenho interesse nenhum e não quero responder a outras perguntas referente ao assunto, pois estou fora, já que não quero mais nada com genealogia, que é um assunto que fiquei com muito abuso. Uma única dica que dou nesse sentido é pesquisar a listagem dos primeiros eleitores de Santa Cruz-RN, onde tem o nome do eleitor e o nome do pai.

 

         Analise seriamente a sua possibilidade de viajar pessoalmente a Santa Cruz-RN e se estando lá nessa cidade as pessoas responsáveis pelo arquivo referente a listagem dos primeiros eleitores lhe derem o acesso (caso essa listagem ainda exista de 1889 em diante), nela poderá ter os nomes de Félix Antônio de Medeiros e também de Calixto de Medeiros e Araújo caso essas duas pessoas foram mesmo eleitores em Santa Cruz-RN, e ainda de outros eleitores que poderiam ser do seu interesse genealógico.

 

           Na hipótese do nome do pai de Félix Antônio de Medeiros nessa listagem dos primeiros eleitores de Santa Cruz - RN estiver o nome Manoel Antônio da Silva, irá confirmar a minha suspeita de que ele era mesmo filho do referido casal que citei acima, e para fazer essa pesquisa na listagem dos primeiros eleitores, é só pegar o seu carro, e ir pessoalmente a Santa Cruz fazer essa tentativa da pesquisa. Existe aquele antigo ditado: “Se você quer algo bem feito, faça você mesmo”, e por isso nada de pedir para outras pessoas fazer essa pesquisa em Santa Cruz, ou seja, tem que ir lá pessoalmente pesquisar. Se algum dia conseguir confirmar através de suas próprias pesquisas de que as duas pessoas de Félix Antônio de Medeiros que citei são a mesma pessoa, o mérito será somente seu, e faço questão de estar totalmente fora de tudo isso.


               Atenciosamente, o genealogista oculto.