terça-feira, 12 de junho de 2012

Recebi de Roberto Guerra para publicação o seguinte artigo.

Roberto Guerra é descendente de Thomaz de Araújo Pereira, avô do primeiro presidente da província do Rio Grande do Norte, e o único nomeado por D. Pedro I, segundo informações do Dr. Iaperí Araújo. O presidente tinha o mesmo nome do pai e do avô.
Senão vejamos:
O português Thomaz de Araújo Pereira casou com Maria da Conceição Mendonça da Bahia, uma de suas filhas Josefa de Araújo Pereira casou com Caetano Dantas Corrêa*1710+1797, um filho desse casal chamado Manoel Antônio Dantas *1760+1832 casou-se com Maria José de Medeiros II*1784+1836, duas filhas desse casal , casaram-se com dois irmãos do padre Guerra, Ana Joaquina de Medeiros *1805+1889, falecida com 84 anos, casou-se com Cap. José Carlos de Brito em 22/8/1820 e Maria Madalena de Medeiros *1795, casou-se com o Cap. Simão Gomes de Brito*1790+1827. O primeiro casal teve como primeira filha Maria Clemência de Brito que se casando com Manoel Basílio Pereira foram os pais de José Chromácio de Brito Guerra, casado com Maria da Paz de Oliveira *1865+1903, de trabalho de parto, e que são os pais de Máximo Guerra, casado com Alzira Gurgel de Araújo (Guerra), que são meus pais.
A irmã de Ana Joaquina de Medeiros, casada com o cap. Simão Gomes de Brito, são os pais de Luiz Gonzaga de Brito Guerra *1818+1896, o Barão de Açú, que casou 3 vezes teve 11 filhos do primeiro matrimônio, 6 filhos do segundo e 6 filhos do terceiro. Lino Constâncio de Brito Guerra, terceiro filho da primeira esposa do Barão, casou-se com sua tia Maria Idalina de oliveira e foram os pais de Maria a Paz de Oliveira, que casou-se com o primo José Chromácio de Brito Guerra anteriormente citado e que são os pais de Máximo Guerra, meu pai.  
Dessa forma fica descrita uma dupla ancestralidade do Português Thomaz de Araújo Pereira.

Argumentos de Enildo

Comentário enviado para Daniela Freire
Bom Dia Daniela
Com relação aos rebates do Vereador Enildo, nada melhor de que começar através do Diário Oficial de 2 de dezembro de 2008, citado por ele. Nele, se exemplifica com mais propriedades as naturezas das Gratificações.
A maioria delas, quase a totalidade, é relativa a área da saúde, que por mais que se faça sempre será carente. As gratificações de produtividade, ele sabe, são pagas com recursos do Governo Federal, recursos que não  podemos desconsiderar. As nomeações de médicos, do concurso de 2008, ainda são referentes à termo de ajustamento de conduta (TAC), todos eles já tinham sido chamados, anteriormente, e pediram para ser reclassificados, indo para o fim da fila. Mas, as necessidades da Saúde nos obrigaram a chamar de novo, sem direito a outra reclassificação . As outras gratificações que aparecem tem suas naturezas especificadas nos próprios nomes. Elas são devidas por conta do trabalho específico de cada um, como Gratificação de Risco de Via, Adicional Noturno, Gratificação por Local de Exercício, Gratificação de Plantão e etc. Examinando cada portaria de per si, se observa os considerando, os ofícios e os processos que deram origem. Quem observar os Diários do ano todo, verá que isso é comum. Por isso, Daniela, para cada um dos atos do Prefeito, haverá com certeza uma justificativa. Assim, responder cada um de per si, demandaria certo tempo, pois se buscaria mais detalhes sobre ele.
Quanto a resposta sobre o TCE, discordo. Sendo auxiliar da Câmara, não se negaria a prestar os esclarecimentos que ela solicitasse.
Outro detalhe que chama a atenção é que o terço de férias dos Professores da Educação foram pagos em Dezembro, como ter que ser, onerando a folha em mais de R$700.000,00.
Muitas dessas questões poderiam ter sido respondidas pela própria Administração Municipal, se fosse mais isenta. Encerro por aqui, caso contrário nunca vamos terminar esses questionamentos.