quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Dos Regos Barros

 

Por João Felipe da Trindade

 jfhipotenusa@gmail.com

Por aqui, no século XVIII, apareceu, vindo de Pernambuco, Francisco Machado de Oliveira Barros. Parte dos seus filhos tinha sobrenome Rego Barros, e por isso, fui procurar informações sobre essa família em Pernambuco. Encontrei muitas informações pesquisando os processos de diligência de habilitação na Torre do Tombo. Em alguns desses processos encontramos registros de casamentos e batismos e depoimentos de testemunhas sobre os ascendentes dessa família.

João do Rego Barros, filho de Francisco do Rego Barros e de Maria Manoela de Melo, foi batizado, na Matriz do Corpo Santo, aos 6 de novembro de 1720, e teve como padrinho o Padre João do Rego Barros. Os pais do batizado tinham se casado em 14 de outubro de 1716, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, sendo ele filho de João do Rego Barros e Luzia Pessoa de Melo, e ela de  Manoel Gomes de Melo e Inez Brites de Melo, ou Inez Pessoa de Melo. Esses avós paternos, do batizado João do Rego Barros, se casaram em 17 de abril de 1697, sendo pais do noivo Francisco do Rego Barros e Mônica Josefa de Barros, e os pais da noiva André de Barros e Adriana de Almeida Wanderley.

Os bisavós paternos do nosso batizado João do Rego Barros, que eram Francisco do Rego Barros  e Mônica Josefa de Barros, tinham como pais, respectivamente, João do Rego Barros, tido como mulato, e sua mulher Catarina Teodora Valcácer, e Arnaldo de Olanda Barreto e sua mulher Luzia Pessoa. O mulato João do Rego Barros era filho de Francisco do Rego Barros e Arcângela da Silveira,  neto paterno, do português de Viana, Luiz do Rego Barros e de  Maria de Olanda, e materno  de Domingos da Silveira, proveniente de um certo Duarte Gomes. A trisavó Catarina Teodora Valcácer era filha de Francisco Camelo Valcácer e Ana da Silveira. Os pais de Arnaldo de Olanda Barreto e Luzia Pessoa não aparecem nesses registros.

Dos bisavós André de Barros e Adriana de Almeida Wanderley, as notícias nesses dito processos davam conta que esta última era filha de Gaspar Wanderley, natural da Alemanha, cidade de Viena da Áustria, e uma índia, não sendo nomeado o nome dela.

Dos avós maternos do batizado João do Rego Barros, encontramos que Inez Brites de Melo era filha de André de Barros e Adriana de Almeida Wanderley, e que essa avó materna era irmã da avó paterna desse dito batizado. Foi encontrado o batizado de um irmão de  Maria Manoela de Melo, de nome Manoel, aos 2 de julho de 1698, cujos padrinhos forma João Gomes de Melo, e Adriana, mulher de Luiz Marreiros.

Um irmão do batizado João do Rego Barros era o Cavaleiro Professo Francisco do Rego Barros. Ele se  casou, em 26 de abril de 1755 na Capela de Nossa Senhora do Pilar com   Ana Maria José de Melo, sendo ele filho de Francisco do Rego Barros e Maria Manoela de Melo, e ela do Morgado do Cabo João Paes Barreto e Manoela Luzia de Melo, primos legítimos, que se casaram em 30 de novembro de 1726, na Capela de Madre de Deus, do Engenho Velho, sendo celebrante o padre Estevão Paes Barreto, e testemunhas Pedro Marinho Falcão, capitão João Marinho Falcão, Jerônima de Almeida e Brites Maria da Rocha. Visto a ascendência de noivo Francisco do Rego Barros,  através do seu irmão, vejamos o da noiva. Ela foi batizada aos 25 de março de 1727, sendo seus padrinhos Pedro Marinho de Melo, Dona Maria José de Melo, mulher de João Marinho Falcão, e o padre que batizou se chamava Estevão Paes Barreto. Os avós paternos dela eram o Morgado João de Paes Barreto  e Maria Maior de Albuquerque, esta filha do sargento-mor João Marinho Falcão e Maria da Rocha Barbosa, e os maternos Fernando Rodrigues de Castro e Brites Maria da Rocha. Estes avós maternos se casaram em 24 de novembro de 1692, sendo filhos, ele do capitão-mor Estevão Paes Barreto e Maria de Albuquerque, falecida, e ela do sargento-mor João Marinho Falcão e Maria da Rocha, falecida.

João de Barros Rego, na diligência de sua habilitação teve problemas por conta do seu avó paterno Gaspar Wanderley.  Por isso, usou uma das mercês que foi concedida para quem se casasse com irmãs de seu tio João do Rego Barros. Ele se casou com sua tia Margarida Barreto, uma delas. No processo não constava os nomes dos pais dele, mas por dedução, suponho que ele fosse irmão de Luzia Pessoa de Melo, e, portanto, filho de André de Barros Rego  e Adriana de Almeida Wanderley, e esse tio João do Rego Barros seria irmão de Francisco do Rego Barros casado com Mônica Josefa de Barros. Segundo Borges da Fonseca, João de Barros Rego se casou primeiramente com Maria Vidal, filha de Lopo Curado e Isabel Ferreira, segunda vez com a dita tia, e posteriormente com Mariana Cavalcante de Albuquerque, filha de João Cavalcante de Albuquerque e Simoa Fragoso.

Não foi possível relacionar o Mestre de Campo Francisco Machado de Oliveira Barros com essa família, espero que com atualizações desta postagem, outros dados podem trazer luz. De qualquer forma, suponho que esse Mestre de Campo fosse parente de Cosme do Rego Barros.