terça-feira, 9 de setembro de 2014

Luiz Carlos de Souza Miranda e mais gente de Aguamaré.



João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor da UFRN, membro do IHGRN e do INRG
Alguns inventários encontrados, em alguns Fóruns (muitas vezes pessimamente armazenados), já estão incompletos. Mas juntando um pedaço daqui e outro dali podemos estabelecer alguns elos genealógicos, descobrir alguns sítios e fazendas, e captar algumas peculiaridades das famílias.

Em 28 de julho de 1906, Luiz Carlos de Souza Miranda fez seu testamento declarando que era natural da povoação de “Aguamáre”, pertencente ao município de “Macáo”, criador e residente nessa mesma povoação, filho legítimo de André de Souza Miranda e Silva e de Joaquina Maria da Transfiguração, ambos falecidos; declarou, ainda mais, que tinha 69 anos de idade e, que era casado com Maria Francisca de Mello, de cujo leito teve os seguintes filhos: Nicolau Tibúrcio de Souza Miranda, Luiz Carlos de Souza Miranda Filho, André Corsino de Souza Miranda e Josefa de Souza Miranda, solteira, e morando em sua companhia.

Nas suas disposições testamentárias escreveu: Não obstante o muito amor que consagro por igual a todos os meus filhos, atendendo aos grandes serviços prestados à minha pessoa por meu filho André Corsino de Souza Miranda, e podendo dispor, como me faculta a lei, da minha terça, lego a este meu filho, dentro da minha terça, cinquenta braças de terra e casa de taipa e telha, no lugar denominado Lagoa de Baixo, deste município, começando a terra da cacimba do gado para o poente até alcançar os coqueiros plantados pelo meu filho André, passando este legado aos meus netos, filhos de André, caso este faleça primeiro do que eu.

Luiz Carlos faleceu aos 30 de março de 1916, de congestão cerebral, na idade de 78 anos, no lugar Ponta d’Água, conforme o inventário que foi precedido pelo testamento acima.

André de Souza Miranda e Silva e Dona Joaquina Maria da Transfiguração, pais de Luiz Carlos, contraíram núpcias em 28 de junho de 1835, em Guamaré, sendo ele filho de José Vicente do Carmo e Romana Maria dos Impossíveis, e ela, viúva de José Antonio de Lima (falecido, em 12 de maio de 1832), e filha de Joaquim Álvares da Costa (pessoa notável da região) e Catharina Maria do Espírito Santo. André faleceu em 1851, com 44 anos de idade, sendo sepultado na Matriz de Angicos.

Um filho de José Vicente e Romana, portanto irmão de André, de nome Miguel Ferreira dos Anjos (em alguns registros, Ferreira do Carmo), casou em Touros, aos 10 de julho de 1837, com Rita Córdula do Sacramento, irmã do meu trisavô Francisco Xavier Torres Junior. Em 1849, viúvo de Rita Córdula, aparece um Miguel Ferreira dos Anjos (com o acréscimo Pirá) casando com Maria José Duarte. Mas, já em 1851, Miguel Ferreira do Carmo batiza uma filha, de nome Maria, cuja mãe era Joanna Claudina Lopes Viegas. Foram padrinhos o major Vicente Ferreira Barbosa e Francisca Clara Barbalho Bezerra.

Miguel Ferreira do Carmo faleceu aos 20 de maio de 1881, tendo deixado, segundo seu inventário, quatro filhos: Enéas Barbalho Ferreira do Carmo, 31, casado com Salustiana Cabral de Faria; Maria dos Anjos Ferreira do Carmo, 30, casada com Joaquim Porfírio de Oliveira; Miguel Ferreira do Carmo Filho, 26, casado com Maria Laura Cabral de Faria; e Francisco Alfredo Ferreira do Carmo, 18 anos. Este último faleceu em 1886, solteiro.

É importante salientar, para evitar equívocos que possam gerar transferência de currículo, que existiu outro André de Souza Miranda e Silva, que casou, em Porto de Touros, no ano de 1840, com Perpétua Gomes de Castro e Silva, ele com 25 anos e ela com 22 anos. Assim, o pai de Luiz Carlos deve ter nascido por volta de 1807, enquanto o marido de Perpétua, por volta de 1815. Acredito que esses dois eram parentes e, talvez, o nome comum venha de algum ascendente de ambos.

A família de Luiz Carlos se entrelaçou com a de Cassiano Martins da Silva, lá de Barreiras, como podemos ver da relação dos filhos deste, apresentada no seu inventário, em 15 de outubro de 1900, por Dona Izabel Maria da Conceição, viúva do dito Cassiano, como segue.

Izabel Martins de Miranda, casada com André Corsino de Souza Miranda; e Joanna Martins de Miranda, casada com Luiz Carlos de Souza Miranda Filho, residentes em Guamaré, ambos os maridos filhos de Luiz Carlos de Souza Miranda, nomeados já acima.

Outros filhos casados foram: João Cassiano da Silva; Anna Maria Martins de Miranda, casada com Antonio Lucas de Farias; Maria Amélia da Silva, casada com José Ferreira da Silva; Cassiano Martins da Silva Filho, casado com Anna Martins da Silva; Maria da Glória Martins Borges, casada com Guilherme Sophnes Adolpho Borges; Maria Martins Prazeres Bastos, casada com José da Silva Bastos.

Dos solteiros temos: Emília Martins da Silva, de 24 anos; Felisberta Martins da Silva, de 23; Maria Martins da Silva, de 20 anos; Manoel Cassiano da Silva, de 17 anos; João Martins da Silva, de 15 anos, residentes no Sítio Barreiras. Paulo Martins da Silva, de 22 anos.

É importante, para a reconstituição da nossa História, que os inventários mais antigos sejam, imediatamente, digitalizados. 
Guamaré


óbito de José Vicente do Carmo