sexta-feira, 13 de maio de 2016

Os batismos de Maria do O´ de Medeiros, lá de Santa Cruz, e de Teresa Duquesa de Faria, do Seridó

Por João Felipe da Trindade
jfhipotenusa@gmail.com

Recentemente, publiquei, aqui, imagem do jazigo de José Umbelino de Macedo Gomes e de sua esposa Maria do O´ de Medeiros. Com as informações das datas de nascimento dos dois, comecei a procurar nos livros da Igreja, os seus batismos respectivos. Sabia que Dona Maria do O´ de Medeiros era filha de Félix Antônio de Medeiros e Dona Tereza Duquesa de Farias. Por isso, procurei os registros que continham esses nomes.

Encontrei, inicialmente, uma Maria, filha desse casal, mas que não poderia ser a nossa pesquisada por conta da data de seu nascimento que diferia daquela encontrada no jazigo: Maria, nascida aos 24 de fevereiro de 1880, filha legítima de Félix Antônio de Medeiros e Thereza Duquesa de Farias, batizei solenemente, nesta Matriz, aos 28 de março do ano acima referido, foram padrinhos Antônio Genuíno de Farias e sua mulher Dona S. Ermelinda Pereira da Nóbrega.

Percorri, pacientemente,  os registros até  encontrar o referido batismo, cuja imagem já estava quase apagada, e, por isso, de difícil leitura:

Maria, nascida aos trinta e um de julho de 1881, filha legítima de Félix Antônio de Medeiros e Thereza Duquesa de Farias, batizei solenemente, nesta Matriz, aos vinte e oito de agosto do ano acima referido, foram padrinhos Camilo José da Rocha e sua mulher Maria Felentina de Medeiros. Vigário Antonio Raphael Gomes de Mello.

Há uma pequena diferença na data do nascimento de Maria do O´, pois no registro aparece 31 de julho, e no jazigo, 30 de junho.

P. S. Depois de muita procura, um amigo encontrou o casamento de Félix Antônio de Medeiros e Theresa Duquesa de Farias: aos 16 dias do mês de novembro de 1857, as nove horas da manhã, no lugar Santo Antônio, nesta Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Nova Cruz, o Reverendo Senhor Vigário Manoel Jácome Bezerra Cavalcante, por mim autorizado, tendo precedido de confissão e exame de Doutrina Cristão, na sua presença e das testemunhas João Cavalcante da Rocha e Antônio Galdino da Luz, se uniram em matrimônio, por palavras de presente, e receberam as bênçãos nupciais, os nubentes Félix Antônio  de Medeiros e Theresa Duquesa de Farias, moradores nesta Freguesia, do que para constar mandei lavrar este termo que assino. O Vigário Interino Beliso Lins de Albuquerque Cabral. 

Aos 11 de maio de 1900, faleceu de inflamação Félix Antônio de Medeiros, com 68 anos, casado com Theresa Duquesa de Farias, foi amortalhado de branco e sepultado no Cemitério desta Vila, e para constar fiz este assento que assino. Clérigo José Cabral.

Assim, Félix Antônio deve ter nascido por volta de 1832, casado aos 25 anos. 

Félix Antônio e Theresa Duquesa foram padrinhos em 24 de setembro de 1881, de Maria, filha de Camilo José da Rocha e Maria Felentina de Medeiros. 

Em um Livro escrito por Maria do Socorro Galvão da Costa, homenageando sua mãe Perpétua Medeiros Galvão, encontro uma genealogia desta senhora, cujos pais eram Silvino da Costa de Medeiros e Auta Aurora de Araújo. Sabendo que Silvino era irmão de Maria do Ó, e, portanto, tinham os mesmos ascendentes, descobri que Teresa Duquesa de Faria era filha de João de Faria da Costa e Maria Alexandrina da Conceição. A partir daí consegui localizar o batismo de Teresa, na Freguesia de Caicó, pelo familySearch, cuja imagem segue, com a respectiva transcrição:
Teresa, filha legítima de João de Faria da Costa, já falecido, e de Maria Alexandrina  da Conceição, ele natural da Freguesia de Cuité,  e ela desta do Seridó, onde presentemente se acha, nasceu aos 4 de fevereiro de mil oitocentos e quarenta e dois, e foi batizada com os santos óleos, no Sítio Tapera a quatro de julho do dito ano, pelo Padre Manoel Mariano da Costa Pereira, de minha licença; foram padrinhos Antônio Fernandes de Araújo e Madalena Maria da Conceição, casados, do que mandei fazer este assento e me assinei. O Vigário Francisco de Brito Guerra.



Após mais pesquisas, transcrevo para extratos de registros relacionados ao casal Félix Antônio de Medeiros e Teresa Duquesa de Faria.


Em 2 de maio de 1866, nasceu Verbulina, branca, filha de Félix Antônio de Medeiros e de Teresa Duquesa de Faria, foi batizado no lugar Santo Antônio, em 3 de dezembro do mesmo ano, sendo padrinhos Claudiano da Rocha e Bernardina América de Farias; Em 9 de outubro de 1863, tinha nascido Josefa, branca, filha de Félix e Teresa, que foi batizada no lugar Melão, aos 25 do mesmo mês e ano, sendo padrinhos Manoel Zacarias de Macedo e sua mulher Josefa Clementina de Faria.


Em 29 de março de 1869, nasceu João, filho de Félix Antônio de Medeiros e de Teresa Duquesa de Faria, sendo batizado, na Matriz de Cuité,  aos 16 de maio do mesmo ano, sendo padrinhos Antônio Genuíno de Faria e sua mulher Josefa Teófíla de Faria.


Em 25 de novembro de 1880, no Sítio Santo Antônio, Freguesia de Santa Cruz, se casaram Camilo José da Rocha, filho da finada Joana Carlota Brasileira (como registrado), e Maria Florentina (como estava escrito) de Medeiros, filha de Félix Antônio de Medeiros e de Teresa Duquesa de Farias, sendo testemunhas Antônio Genuíno de Faria e Joaquim Claudino da Rocha; em 1885, faleceu de tétano, com 8 dias, Camilo, filho de Camilo José da Rocha e Maria Felentina de Medeiros, e nesse registro volta o nome Felentina e não Florentina.


Agora o casamento de um filho - Em 22 de novembro de 1884, na Matriz de Cuité, registro de Santa Cruz, se casaram Flávio Miguel da Costa Medeiros, 56 (aqui há um erro) anos, filho de Félix Antônio de Medeiros e Teresa Duquesa de Farias, e Firma Pautilha de Farias, 24 anos, filha de Trajano José de Farias e de Maria Ermelinda de Farias, sendo testemunhas Dr. Ivo Barros Magno da Fonseca, e Camilo José da Rocha.


Félix, filho de Félix Antônio de Medeiros e de Teresa Duquesa de Farias, nasceu aos 27 de março de 1871, e foi batizado no lugar Santo Antônio, aos 5 de junho do dito ano, sendo padrinhos Trajano José de Faria e Maria Armelina de Faria. Em 18 de março de 1898, nascia Luiza, filha de Félix Antônio de Medeiros Filho e de Maria Angelina  de Medeiros, tendo sido batizada aos 27 do mesmo mês e ano, sendo padrinhos Félix Antônio de Medeiros, e Francisca Cesária de Lima.


Em 22 de março de 1875 nasceu Miguel, filho de Félix Antônio de Medeiros e de Teresa Duquesa de Faria, e foi batizado aos 16 de maio do mesmo ano, sendo padrinho Miguel Ribeiro Dantas, por seu procurador Antônio Genuíno de Faria. 


Em 4 de setembro de 1882, nasceu Afonso, filho de Félix Antônio de Medeiros e de Teresa Duquesa de Faria, sendo batizado na Matriz de Cuité, em 24 do mesmo mês e ano, sendo padrinhos Ivo Francisco Dantas e sua mulher Josefa de tal de Medeiros.