sábado, 14 de maio de 2016

Manoel Salustino, lá de Picuí.

Por João Felipe da Trindade
jfhipotenusa@gmail.com

Vimos, aqui, anteriormente, o batismo de Francisco Umbelino de Macedo Gomes (às vezes escrito, Gomes de Melo), filho do capitão José Gomes de Melo. Foi desse Francisco, que surgiu a família Umbelino, muito presente em Santa Cruz do Trairi. 

Neste pequeno artigo, vamos postar os batismos de dois irmãos de Francisco Umbelino, com destaque para Manoel Salustino, que deu origem a família Salustino, lá de Currais Novos. Todos esses filhos do capitão José Gomes de Melo foram nascidos em Picuí, da Freguesia de Cuité, Paraíba.

Comecemos com um filha do capitão, que nasceu depois de Francisco: Maria, branca, nascida aos 24 de novembro de 1855, filha de José Gomes de Mello, e de Úrsula Francelina da Conceição (algumas vezes de Jesus), moradores e naturais desta Freguesia (Cuité), foi batizada com os santos óleos, no Oratório da Solidão, pelo Reverendo Manoel Francisco da Costa Pereira, a 15 de janeiro de 1856, foram padrinhos João Baptista de Albuquerque Pereira e Joaquina Sabina do Espírito Santo, solteiros e moradores desta Freguesia. E para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Jácome Bezerra Cavalcante.

Na sequência, veio no ano de 1857, mais um filho do capitão, também, batizado na Freguesia de Cuité, mas em outra localidade: Manoel, branco, nascido aos cinco de fevereiro de 1857, filho legítimo de José Gomes de Mello, e de Úrsula Francelina de Jesus, naturais e moradores desta Freguesia, foi batizado no lugar denominado Japi, desta Freguesia, pelo Reverendo Joaquim Marcos da Costa, e receberam os santos óleos aos trinta de março do mesmo ano, e foram padrinhos Antonio Galdino da Luz e sua mulher, por procuração de Rita Maria da Conceição, naturais desta Freguesia. Do que para constar mandei fazer este assento em que assino. O Vigário Manoel Jácome Bezerra Cavalcante.

O capitão José Gomes de Mello veio, posteriormente, para o Rio Grande do Norte, onde seus filhos de destacaram e deram uma grande descendência. Na sequência, uma foto que me foi enviada por Anderson Tavares. Jazigo onde estão sepultados o capitão José Gomes de Mello e seu filho, o major Lula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.