quarta-feira, 2 de março de 2011

Rodrigo Guedes Alcoforado Mousinho

No dia dois de Julho de 2010, foi assinado um ajuste de conduta pela 41ª Promotoria de Justiça e a Fundação José Augusto com vistas à implantação de um sistema de proteção contra incêndios no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e, também, para digitalização de documentos deste último. Entretanto, o IHGRN precisa de mais outras atenções. Mas, enquanto a digitalização não chega, vamos trazendo para conhecimento do público em geral, alguns registros de documentos históricos do Rio Grande do Norte.
Em artigo anterior, alguns registros de assentamentos de praça tinham a assinatura de Bento Ferreira Mousinho. Por isso, começamos nossos registros com um filho dele.
Rodrigo Guedes Alcoforado Mousinho, filho do Capitão Bento Ferreira Mousinho, de idade de quatorze anos, natural desta Capitania do Rio Grande, cabelo acastanhado e corredio, cara redonda, cor trigueira, olhos grandes e pardos escuros, sobrancelhas curtas, espigado e seco de corpo, senta praça nesta Companhia do Capitão Matheus Mendes Pereira de seu moto próprio, mandato do governador e Capitão General de Pernambuco, Duarte Sodré Pereira Tibao, e intervenção do Provedor e Vedor Geral, o Capitão Domingos da Silveira, em primeiro de Setembro de mil setecentos e trinta anos, vencendo soldo por mês, dois mil quatrocentos réis e por ano vinte e quatro mil e oitocentos réis. Em dinheiro quinze mil trezentos e sessenta réis; e em farda treze mil quatrocentos e quarenta réis, na forma da ordem de Sua Majestade que Deus Guarde, registrada no Lº 1º desta Vedoria a fl. 142.
Em outra parte desse livro acima, encontramos outro registro para Rodrigo que transcrevo por haver  informações sobre Matheus Mendes Pereira.
Rodrigo Guedes Alcoforado Mousinho, Cabo de Esquadra que até agora foi desta Companhia, e tem assento neste Livro a fl. 25, passa a Sargento supra dela por nomeação do Tenente Alferes Manoel da Costa Coimbra que alega inabilidade do seu Capitão Matheus Mendes Pereira que se acha louco do juízo e criminoso, em virtude de ordem de Sua Majestade. Registrada no Livro primeiro desta Vedoria a fl. 0425 e vence soldo por mês de dois mil e oitocentos réis e por ano trinta e três mil e seiscentos réis, a saber: em dinheiro dezenove mil duzentos réis e em farda catorze mil e quatrocentos réis, três de abril de mil setecentos e trinta e oito na forma da ordem de Sua Majestade. Registrada no dito livro primeiro a fl. 142.
Nesse mesmo registro, há uma anotação que passou a servir em Pernambuco, a partir de três de Junho de 1738.
Encontrei pouca coisa sobre Rodrigo, mas que merece registro. Segue, pois, dois registros de netos, onde encontramos o nome de sua esposa.
Francisco, filho legitimo de Agostinho Rodrigues Gomes, e de Antonia Maria naturais desta cidade, neto por parte paterna de David Rodrigues de Oliveira, natural da Vila de Igarassu, e de Narcisa Gomes, e pela materna de Rodrigo Guedes Alcoforado Mousinho, e de Quitéria de Bom Jesus da Silva, todos naturais desta cidade, nasceu a quinze de Junho do ano de mil setecentos e setenta de dois e foi batizado por mim com os Santos Óleos nesta Matriz, aos dois de Julho do dito ano; e foram padrinhos o Reverendo Francisco de Sousa Nunes, vigário de Extremoz, e Josefa Lourença Bezerra, mulher do Capitão João Cavalcanti Bezerra desta Freguesia; do que mandei lançar este assento em que me assinei. Pantaleão da Costa de Araújo, Vigário do Rio Grande.
Joaquim, filho legitimo de Agostinho Rodrigues Gomes e de Antonia Maria, naturais desta cidade, neta por parte paterna de David Rodrigues de Oliveira, natural de Igarassu, e de Narcisa Gomes, e pela parte materna de Rodrigo Guedes Alcoforado e de Quitéria da Silva de Bom Jesus, naturais desta cidade, nasceu aos vinte e oito de Setembro do ano de mil setecentos e sessenta e nove, e foi batizado com os Santos Óleos, nesta Matriz, de licença minha, pelo Reverendo Vigário de Extremoz, Francisco de Sousa Nunes, aos doze de outubro do dito ano; foram seus padrinhos o Tenente José Batista Freire, e Dona Antonia Maria Soares de Mello, solteira. Do que mandei fazer este assento em que me assinei. Pantaleão da Costa de Araújo. Vigário do Rio Grande.
Encontrei outro Guedes Alcoforado, em um registro de casamento, que deve ser parente de Rodrigo, pois, Bento Ferreira Mousinho aparece como testemunha.
Aos vinte e seis de Novembro de mil setecentos e trinta e três anos na Capela de Nossa Senhora do O' da Missão do Mipibu desta Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação do Rio Grande do Norte, feitas as denunciações nesta Matriz e na dita Missão supra donde a contraente é moradora e na Catedral de Olinda onde o contraente foi morador, apresentando banhos corridos sem se descobrir impedimento, de licença minha, em presença do Muito Reverendo Padre Mestre Frei Boaventura de Pontremoli, Missionário Napolitano em dita Missão, sendo presente por testemunhas o Capitão Bento Ferreira Mousinho, o Alferes Antonio Barbosa de Aguiar, Luzia Ribeiro, mulher do Sargento Maior José Barbosa de Góis, defunto, e Anna de Macedo, mulher do Capitão João Marinho de Carvalho, pessoas todas conhecidas e meus fregueses, se casaram em face da Igreja, solenemente, Felipe Guedes Alcoforado, natural da Ilha de Itamaracá, filho de Manoel Guedes Alcoforado e de Eusébia Ferreira, já defunta, e Marcelina Borges, natural desta Freguesia, filha de Manoel de Borges Almeida, e de Maria Borges (ilegível), moradores todos nesta Freguesia, e logo lhes deu as bênçãos, guardando em tudo a forma do Sagrado Concílio Tridentino. Do que mandei fazer este assento em que por verdade assinei. Manoel Correa Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.