quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Os Teixeira de Sousa de Angicos

Os Teixeira de Sousa de Angicos
No artigo anterior falamos sobre os Pereira Pinto a partir de um questionamento de Alfredo Ferreira Cabral de Melo. É a partir do mesmo questionamento que vamos falar dos Teixeira de Sousa, pois o avô de Ediusa, avó dele, era José Paulino de Sousa. Encontramos seu casamento no ano de 1877:

"Aos quinze Maio de 1877 pelas seis horas da tarde no sítio Poço Salgado desta Freguesia, precedendo dispensa de sangüinidade, as Canônicas Denunciações sem impedimentos, confissão, e exame de Doutrina Christã, em minha presença e das testemunhas, João Felippe Teixeira de Sousa, e Francisco Germano da Costa Ferreira, se uniram em matrimônio, e ti verão as bênçãos nupciais os nubentes José Paulino Teixeira de Sousa, e Anna Irinea da Costa Pinheiro, naturais e moradores n'esta mesma Freguesia, e filhos legítimos, ele de José Vitaliano Teixeira de Sousa e Urbana Maria Teixeira de Sousa, e viúvo por falecimento de sua mulher Adelaide Amélia Xavier de Menezes, e ela, de José Ireneo da Costa Pinheiro, e Josefa Cândida de Azevedo Santos, finada: do que faço este termo, em que assino. O Vigário Felis Alves de Sousa."

Antes de Anna Irinea, José Paulino casou com Adelaide que era filha do Major Francisco Xavier de Menezes que dirigiu a Câmara de 1853 a 1855 e foi secretário da mesma por vários anos. Adelaide era irmã do Professor Juvêncio Tassino Xavier de Menezes, ascendente dos Doutores Márcio e Marcos Tassino. Francisco Germano, que aparece como testemunha, era filho de Florêncio Otaviano da Costa Ferreira que foi Presidente da Câmara por 12 anos. O Professor José Irineo, foi vereador, por diversos mandatos, da Câmara. Sua filha Maria Irinéia casou com Emygdio Avelino, avô de Gilberto Avelino.

José Vitaliano Teixeira de Sousa casou, em 7/1/1847, com Urbana Joaquina Teixeira. Nesse registro não constava os nomes dos pais. Outra filha de José Vitaliano, Anna Leopoldina Teixeira de Sousa casou, em 23/5/1876, com José Irineu da Costa Pinheiro Filho, de José Irineu da Costa Pinheiro e de Josefa Cândida de Azevedo. Quanto a João Felippe Teixeira de Sousa era mestre-escola, rábula e foi secretário da Câmara por diversas vezes. Registremos seu primeiro casamento:

"Aos vinte cinco dias do mês de Novembro de mil oito centos e cinquenta e seis, as quatro horas da tarde, n'esta Matriz de São José d'Angicos, tendo precedido Dispensa de sangüinidade, as Canônicas Denunciações, sem impedimento, Confissão, Comunhão, e Exame de Doutrina Cristã, em minha presença e das testemunhas = José Vitaliano Teixeira de Sousa e Antonio Martins dos Santos Junior, casados, e moradores n'esta Freguesia, se unirão em matrimonio, por palavras de presente, e tiveram as Benções Nupciais meus Fregueses = João Felippe Teixeira de Sousa, e Josefa Carolinda Maria Rosalinda, naturais, e moradores nesta Freguesia, filhos legítimos: ele, de José Teixeira de Sousa, e Maria Manoella da Conceição; e ela, de Alexandre Francisco Pereira Pinto, e Damásia Francisca dos Santos Leal, falecida: do que para constar, faço este termo , em que assino com as referidas testemunhas. O vigário Felis Alves de Sousa; Antonio Martins dos Santos Junior; José Vitaliano Teixeira de Sousa."

Depois, João Felippe enviuvou e casou, em 29/9/1861, em Oratório Particular, com Quitéria Olímpia de Deus Gonçalves, filha de João de Deus Gonçalves e Francisca das Chagas de Deus Gonçalves. Foram testemunhas Francisco Justiniano Teixeira de Sousa e Antonio Martins dos Santos Junior. Nasceu desse casal, João de Deus Gonçalves (Janjão), que casou com Maria Jovelina Bezerra Torres, irmã de meu avô, Cícero Torres Avelino. É desse Teixeira de Sousa que descende através de Janjão, o senador Carlos Alberto de Sousa.

O mais velho desses Teixeira de Sousa que encontrei e do qual descendem muitos Teixeira de Sousa é Francisco Antonio Teixeira de Sousa que casou com Marianna Lopes, filha do tenente Antonio Lopes Viégas, fundador de Angicos. Depois Francisco Antonio casou com Joaquina Lúcia da Conceição. Francisco Antonio Teixeira de Sousa faleceu em 1888, de velhice, com 102 anos de idade e já viúvo. Os  filhos de Francisco Antonio com Joaquina Lúcia são: Josefa Maria Bella Teixeira que casou com Luis Maria Bernardo Alves Suassuna, filho de Antonio Bernardo Alves e Joaquina Maria da Conceição; Antonio Maria Teixeira de Sousa que casou com Maria Rosa de Jesus; Francisco Inácio Teixeira de Sousa que casou com Ana Rosa de Jesus,  irmã de Maria Rosa de Jesus; Anna Alexandrina Teixeira de Sousa que casou com Manoel Antonio Pereira Pinto, de Antonio Pereira Pinto e Antonia Martins dos Santos; Generosa Bela Teixeira de Sousa que casou com Manoel Antonio Pereira Pinto (viúvo de Anna Alexandrina); Florinda Maria Emília Teixeira que casou com Luiz Martins Honório de Azevedo, de José Antonio de Azevedo e  Francisca Maria Duarte; Maria Joaquina Teixeira de Sousa que casou com Francisco Bernardo Alves, de Antonio Bernardo Alves e Joaquina Maria da Conceição.

 Os filhos de Francisco Antonio com Marianna Lopes, sua primeira esposa, são Manoel Barbalho Teixeira de Sousa que casou com Francisca Olímpia da Anunciação, de Francisco Lopes Viégas e Maria Josefa Oliveira; José Ames Teixeira de Sousa que casou com Maria Cardolina do Amor Divino de Antonio Lopes Viégas e Anna Manoela.
Registramos ainda José Tito Teixeira de Sousa que casou com Maria Ignácia Xavier de Carvalho, filha de Cosme Xavier Teixeira de Carvalho e Francisca Bella Carneiro de Mello. Embora no registro não apareçam os pais, suspeito que José Tito era filho de João Felippe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.