quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Os Martins dos Santos de Angicos

Os Martins dos Santos de Angicos
O desenho da árvore genealógica enviada de Carapebas para Epitácio Pessoa, da Loja de Jacob Avelino Bezerra, traz em um dos seus ramos, o nome do português  Antonio Martins dos Santos e como esposa desse, Marianna Martins filha de Antonio Lopes Viégas e Anna Barbosa da Conceição. Com relação a esposa de Antonio Martins dos Santos o que encontramos, nos registros, era que se chamava Felippa Maria Duarte.
Pela árvore, aparecem duas filhas de Antonio e Felippa: Anna Martins e Joaquina Maria do Rosário que casaram respectivamente com os irmãos João Manoel da Costa e Mello e  Vicente Ferreira da Costa e Mello do O´, filhos de João Manoel da Costa e Angélica Maria da Conceição.  Os  casamentos dessas duas filhas  devem ser anteriores ao ano de  1823, pois, não foram encontrados seus registros. Sabina Martins dos Santos e Alexandre Avelino da Costa Martins, filhos uma de Sabina e outro de Vicente eram, portanto, primos carnais. Sabina casou com Agostinho Barbosa da Silva, filho de Balthazar da Rocha Bezerra e Josefa Maria da Silva. Daí nasceram mais de dez filhos, embora Sabina tenha morrido com 37 anos. Alexandre Avelino da Costa Martins casou com Anna Francisca Bezerra e daí nasceram todos os Avelino da região de Angicos e Afonso Bezerra. Outros dois filhos respectivos de Sabina e Vicente, primos carnais, eram João Martins Pedroso ( ou Pedrosa) da Costa e  Vicência Ferreira da Costa. O primeiro casou também com uma filha de Balthazar da Rocha Bezerra, Isabel Francisca Bezerra,  a segunda casou com o tenente-coronel Antonio Francisco Bezerra da Costa, filho de Antonio Barbosa da Costa e Claudiana Francisca Bezerra. Os Martins Pedroza da região descendem de João Martins. Antonio Francisco casou com Vicência depois de ficar viúvo de Agostinha Monteiro de Sousa, irmã de Vicente Ferreira da Costa e Mello do O' e tia de Vicência. Antonio Francisca e Agostinha Monteiro eram os pais de Anna Francisca esposa de Alexandre Avelino. O sogro, portanto, casou com a irmã do genro e ao mesmo tempo sobrinha da ex-mulher. 
Já nos  registros da Igreja encontramos outros filhos de Antonio Martins dos Santos e  Felippa Maria Duarte. Inicialmente, Antonio Martins dos Santos cujo casamento transcrevemos: Aos vinte e seis dias dos mês de outubro de mil, oitocentos e vinte e nove, nesta Matriz de Santa Anna dos Mattos, depois de obtida a dispensa de impedimentos de segundo grau de sangüinidade, e tendo precedido as canônicas denunciações sem impedimento, confissão, e exame de doutrina cristã ajuntei pelas sete horas da manhã, em matrimônio, e dei as bênçãos nupciais aos meus paroquianos Antonio Martins dos Santos, e Bernarda Álvares da Conceição, naturais e moradores nesta Freguesia; ele filho legitimo de Antonio Martins dos Santos, e Felippa Maria Duarte, já falecida, ela filha legitima de Bernardo Álvares da Conceição, já falecido, e Maria Francisca, sendo testemunhas Alexandre Lopes Viégas e Azevedo, e Antonio Bernardo Álvares, casados, do que para constar fiz este assento, que com as ditas testemunhas assino. O Vigário João Theotonio de Sousa e Silva. Alexandre Lopes Viégas e Azevedo. Antonio Bernardo Álvares.
Felippa Maria Duarte e Maria Francisca Duarte, acima,  eram irmãs e, portanto os nubentes eram primos.
Outra filha  era Francisca Maria Duarte cujo registro transcrevemos: Aos vinte e três dias do mês de outubro de mil oitocentos e vinte e quatro pelas cinco horas da tarde na Capela de São José de Angicos, filial desta freguesia de Santa Anna do Mattos, tendo sido alcançada as dispensas de segundo e terceiro graus duplicados de consanguinidade, e tendo precedido as canônicas denunciações sem impedimento, confissão e exame de Doutrina Cristã, o Reverendo Padre Cosme Damião Fernandes, de minha licença, ajuntou em matrimônio e deu as bênçãos nupciais a meus paroquianos José Honório de  Azevedo, e Francisca Maria Duarte, naturais e moradores nesta Freguesia: ele, filho legítimo de Francisco Lopes Viegas, e Anna Joaquina da Conceição, ela, filha legítima de Antonio Martins dos Santos, e Felippa Maria Duarte, sendo testemunhas Antonio Teixeira de Sousa, casado, e Antonio Martins dos Santos Junior, solteiro, moradores nesta mesma Freguesia, do que para constar fiz este assento por outro, que me remeteu o dito Padre, e que assino. O Vigário João Theotônio de Sousa e Silva.

Nos registros acima, Felippa era falecida em 1829, mas não em 1824, portanto, faleceu entre esses anos.
 
Francisco Lopes e Felippa eram irmãos e, portanto, os nubentes eram primos e deveria haver outro parentesco por conta do grau de consanguinidade.
 
Na data supra, Constância Maria da Conceição, outra filha de Antonio Martins dos Santos e Felippa Maria Duarte, casou com Alexandre Lopes Viegas, filho de Antonio Lopes Viegas Junior e Francisca Pereira da Conceição. Conforme consta no registro  houve " dispensa do segundo e terceiro graus duplicados de consanguinidade. Na verdade, Felippa e Antonio Lopes Viegas Junior eram irmãos e, portanto esses  nubentes eram primos também.

Um comentário:

  1. Veja, neste mesmo blog, artigo recente sobre a ascendência portuguesa de Antônio Martins dos Santos.

    ResponderExcluir

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.