quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Os Pereira Pinto de Angicos

Os Pereira Pinto de Angicos
Alfredo Ferreira Cabral de Melo (sobrinho de João Cabral de Melo Neto), morador em Recife, e pertencente a um grupo de genealogia da Internet, lança a pergunta: Alguém teria alguma informação sobre os Pereira Pinto de Angicos ou que pesquise algo sobre eles? Perguntei a ele o queria saber. Aí ele respondeu dizendo  que era neto de Ediusa Pereira Pinto, irmã de José Paulino Pereira Pinto, que foi comandante da Polícia do Rio Grande do Norte, e que os pais dela eram Agostinho Barbosa Pereira Pinto e Otilia de Sousa. Dizia mais que Ediusa era neta paterna de Joaquim Pereira Pinto e Maria Martins dos Santos e materna de José Paulino de Sousa e Anna Cândido Pinheiro. Esses nomes me chamaram a atenção e desconfiei de saída que ia encontrar alguma coisa e, portanto, parti para a  pesquisa nos meus registros. Encontrei, então, uma imagem que fotografei do registro de casamento de Agostinho Barbosa Pereira Pinto com Othília Olívia Pinheiro de Sousa, em 1898, que enviei para ele:
"Aos vinte de Fevereiro de mil oitocentos noventa e oito, na Matriz, servatis servandis, assisti com as testemunhas José Horácio Pereira Pinto e José Alexandre Pereira Pinto, ao recebimento matrimonial de Agostinho Barbosa Pereira Pinto e Othília Olívia Paulino de Sousa, ambos naturais e moradores desta Freguesia. Do que para constar lavro este termo que assino. O Vigário Antonio Rodrigues do Rego, Encarregado da Freguesia."
No registro acima não aparecem os nomes dos pais dos nubentes. Fui atrás de Joaquim Pereira Pinto e Maria Martins dos Santos, pais dos nubentes acima e avós de Ediusa  e encontrei mais esse registro:
"Aos vinte e nove de Outubro de mil oitocentos e setenta e dois no Sítio Joaseiro, d'esta Freguesia, precedendo dispensa de sangüinidade, as  canônicas denunciações, sem impedimento, confissão, e exame de doutrina cristã, e minha licença, em presença das testemunhas Manoel Fernandes da Rocha Beserra, e João Capistrano Pereira Pinto, uniu e abençoou, o Reverendo  Manoel Jerônimo Cabral, os nubentes Joaquim Francisco Pereira Pinto, e Maria Martins Beserra, naturaes e moradores n'esta Freguesia, filhos legítimos, ele de Alexandre Francisco Pereira Pinto e Damasia Francisca dos Santos Leal, finada, e ela de Agostinho Barbosa da Silva, e Sabina Martins dos Santos, também falecida. Do que fiz assento, e pelo qual faço este termo, em que assigno. O Vigário Felis Alves de Sousa."
Manoel Fernandes era irmão de Maria Martins e João Capistrano, irmão de Joaquim Francisco. O famoso Capitão Antas (Alexandre Francisco Pereira Pinto Junior), também  era irmão de Joaquim Francisco. Outro irmão de Joaquim Francisco era Francisco Alexandre Pereira Pinto. No registro acima vale salientar que Agostinho Barbosa da Silva era filho de Balthasar da Rocha Bezerra, e Sabina Martins dos Santos era neta de Antonio Martins dos Santos e também de João Manoel da Costa. Um outro detalhe é que o sobrenome da esposa de Joaquim Francisco aparece nos mais variados registros de outra forma. Tanto aparece Martins dos Santos, Martins Bezerra, como Martins de Assis Bezerra. Nos meus registros, Joaquim Francisco quando enviuvou voltou a casar, desta vez com Maria Florência da Costa Ferreira, em 1886 e depois com Luiza Teixeira de Sousa, filha de Joaquim Teixeira de Sousa Pinheiro e Josefa Belarmina Lopes Viégas.
Continuando nosso estudo sobre os Pereira Pinto, temos que Alexandre Francisco Pereira Pinto, pais de Joaquim Francisco, era neto de Antonio Lopes Viégas, segundo o livro "Personalidades Históricas do Rio Grande do Norte". Como na relação dos genros do fundador de Angicos, o único Pereira Pinto que aparece é João Pereira Pinto, é de se supor que Alexandre era filho deste último. João Pereira Pinto era casado com Michaela Archangela Lopes. Além de Alexandre Francisco, encontramos outros filhos de João Pereira Pinto: João Pereira Pinto Junior que casou, em 1824, com Francisca Xavier da Cruz; João Ignácio Pereira Pinto que casou com Anna Xavier da Cruz, em 1833; Damásia Francisca Pereira que casou com o primo Antonio Lopes Viégas e Azevedo; e Josefa Maria da Conceição que casou com Antonio Severino dos Santos Leal em 1834.
Um filho do Capitão Antas com Francisca Guilhermina Xavier de Sousa, Horácio Elpídio Pereira Pinto, casou em primeiras núpcias com uma prima co-irmã Maria Rosa Teixeira de Sousa, neta  de Luis Teixeira de Sousa e Joana Maria da Conceição.
Uma filha de Joaquim Francisco e Maria Martins, Maria Segundo Pereira Pinto, casou-se com Vicente Ferreira Xavier da Cruz, filho de Cosme Teixeira Xavier de Carvalho e neto de meu tetravô de mesmo nome.
Entre outros Pereira Pinto mais antigos citamos, ainda: Gonçalo Pereira Pinto casado com Maria Angélica da Conceição, e  Antonio Pereira Pinto casado com Antonia Martins dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.