quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Os Teixeira de Carvalho

Os Teixeira de Carvalho
Muitos sobrenomes em dupla como os Pereira Pinto, os Rocha Bezerra, os Teixeira de Sousa e tantos outros atravessam séculos e estão presentes em vária regiões. Um desses sobrenomes é Teixeira de Carvalho que encontramos em nossos registros, já em 1825, na Freguesia de Santa Anna do Mattos, através do casamento de Manoel Florêncio Teixeira de Carvalho que transcrevemos a seguir:
"Aos sete dias do mês de janeiro de mil oitocentos e vinte e cinco nesta Matriz de Santa Anna do Mattos pelas dez horas da manhã, tendo precedido as Canônicas denunciações sem impedimento, confissão, e exame de doutrina Cristã, ajuntei em Matrimonio e dei as bênçãos Nupciais  aos meus Parochianos Manoel Florêncio Teixeira de Carvalho, e Josefa Martins de Oliveira; ele natural da Freguesia de Nossa Senhora da Guia, ela natural desta Freguesia, e na mesma moradores; ele filho legitimo de Manoel Teixeira de Carvalho, e Tereza Maria de Jesus, já falecida; ela filha natural de Francisco Antonio de Oliveira, e Tereza Maria de Jezus, já falecida; sendo testemunhas Luis da Rocha, casado, e José Thomaz, solteiro, desta Freguesia, do que para constar fiz este assento, que com as ditas testemunhas assino. O Vigário João Theotonio de Sousa e Silva, Luiz da Rocha e José Thomaz.
Outro registro que encontro é do ano de 1827, de Ritta, filha de Cosme Teixeira de Carvalho e Aldonsa da Fonseca Pita.
"Aos doze de Fevereiro de mil oitocentos e vinte e sete nesta Matriz de Santa Anna do Mattos pelas onze horas da manhã, sendo obtida a dispensa de segundo grau de sanguinidade, e tendo precedido as Canônicas denunciações sem impedimento, confissão, Comunhão, e exame de doutrina Cristã, ajuntei em matrimonio, e dei as bênçãos nupciais aos meus Paroquianos José Thomaz Pereira, e Rita Teixeira de Carvalho, naturais e moradores nesta Freguesia , ele filho legitimo do Alferes Antonio Thomaz Pereira, e sua mulher Joanna Quitéria, ela filha legitima de Cosme Teixeira de Carvalho, e Aldonsa da Fonseca Pita, já falecida, sendo testemunhas Antonio da Silva Carvalho, solteiro e João Tavares da Silva, Casado, ambos desta Freguesia, do que para constar  fiz este assento, que  com as ditas testemunhas assino. O Vigário João Theotonio de Sousa e Silva. Antonio da Silva Carvalho."
A testemunha Antonio da Silva Carvalho, nessa data solteiro,  casou-se no dia 27 do mesmo mês com Maria da Silva Velosa. Eram os pais do Barão de Serra Branca, Felipe Néri de Carvalho e Silva. Observe a inversão no sobrenome.
Depois encontro o registro de casamento de outra filha de Cosme Teixeira de Carvalho. Em 1840, casou-se Maria Ignácia Rosalinda Brasileira, filha de Cosme e Maria Ignácia da Conceição, com Vicente Ferreira Xavier da Cruz, viúvo de Maria Francisca Duarte. A primeira esposa de Cosme Teixeira de Carvalho, Aldonsa, era falecida em 1827, como vimos no registro anterior. As testemunhas do casamento de Vicente e Maria Ignácia foram as mesmas do casamento de Manoel Florêncio: Luiz da Rocha Pita e José Thomaz Pereira.
Os filhos de Vicente e Maria Ignácia não mantiveram o sobrenome Teixeira de Carvalho em sua totalidade. Encontramos Cosme  Teixeira  Xavier de Carvalho, Francisca Paula Maria de Carvalho e Maria Ignácia Teixeira do Carmo. Maria Ignácia casou  com José Francisco Alves de Sousa e todos os seus filhos adotaram como sobrenome Alves de Sousa, como, por exemplo, o Capitão José da Penha Alves de Sousa e José Anselmo Alves de Sousa. Já Maria das Neves quando casou com o Jornalista Pedro Avelino, os filhos passaram a usar com mais freqüência o sobrenome Avelino.
Francisca de Paula casou-se com Francisco Martins Ferreira e a única filha, Maria Josefina Martins Ferreira, não adotou o sobrenome Teixeira de Carvalho. Ela casou com Miguel Francisco da Trindade e não foi preservado nem o Martins Ferreira.
Já Cosme Teixeira Xavier de Carvalho casou com Francisca Bella Carneiro de Mello, esta filha de João Gomes Carneiro de Mello. Dos filhos dele, parece que o único que preservou o sobrenome Teixeira de Carvalho foi Gonçalo. Maria Ignácia Xavier de Carvalho casou com José Tito Teixeira de Sousa e ai prevaleceu os Teixeira de Sousa. Cosme Teixeira Xavier de Carvalho Filho casou com Joanna Gomes da Costa Torres; Vicente Ferreira Xavier da Cruz casou com Maria Segunda Pereira Pinto e  Anna  Teixeira Xavier de Carvalho casou com Francisco de Sousa Monteiro.
A partir do livro "Servatis Ex More Servandis", nosso colega da UFRN, Xavier ( Padre Xavier) começou a descobrir alguns descendentes, até os dias atuais, de Cosme Teixeira de Carvalho. Com a proliferação de nomes que se repetiam havia muita confusão. João Batista de Mello Pinto repetia que nossa avó falava em Cosme Velho e Cosme. O nome Maria Ignácia vem se repetindo desde a mãe de Maria Ignácia Rosalinda Brasileira. Vejamos alguns descendentes.
Antonio Xavier (Padre Xavier) é Teixeira de Carvalho, através de Maria Francisca, filha de Maria Ignácia Xavier de Carvalho e José Tito Teixeira de Sousa. Valdomiro e Tarcisio de Carvalho Dantas descendem através de Maria Joaquina de Carvalho Dantas, esposa de Afonso Avelino Dantas. Antes sabia do parentesco com Valdomiro e Tarcisio, apenas por serem descendentes de Emygdia Avelino. Maria Joaquina era filha de Cosme Teixeira Xavier de Carvalho Filho e Joanna Gomes da Costa Torres, esta filha de meu trisavô Francisco Xavier Torres Junior. Outro que sabia do parentesco apenas pelo Avelino e que agora é parente através dos Teixeira de Carvalho é o Monsenhor LuciloIgnácia e José Tito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.