quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Um posto de Capitão para Antonio da Rocha Bezerra

Um posto de Capitão para Antonio da Rocha Bezerra

Na Nobiliarquia Pernambucana, Borges da Fonseca dá noticias dos  Rocha Bezerra. É lá que encontramos que Antonio da Rocha Bezerra casou com Maria de Holanda. Eram pais de Antonio da Rocha Bezerra que casou   com Isabel de Prado. Depois, Antonio da Rocha Bezerra casou com Maria Bezerra. Do último casamento nasceu Balthasar da Rocha Bezerra.
Depois, vamos encontrar, ao longo do tempo, várias pessoas aqui no Rio Grande do Norte com os nomes de Antonio da Rocha Bezerra e Balthasar da Rocha Bezerra. Somente um trabalho muito cuidadoso é que pode identificar quem é quem nessa cadeia.
Na Sesmaria de número 552 concedida ao Sargento Mor do Estado José Pedro Tinoco na Ribeira do Assú, em 12 de Abril de 1787, encontramos o que se segue: "Diz o Sargento mor de estado desta cappitania José Pedro Tinouco que ele suplicante he senhor e possuidor de huma légua de terras .em uma data que haviam tirado de três legoas o capitão mor Balthasar da Rocha Bezerra e seu irmão o Coronel Miguel Barbalho Bezerra e cunhado Pedro da Rocha Bezerra pegando do posso da Pata Choca pelo Rio a baixo com  hua legoa de largo pela parte do norte...."
Através de uma Carta Patente de Capitão de Cavalllos da Ribeira do Assú, que foi concedida, em 30 de julho de 1748, a Mathias Antonio Affonso, no lugar de Felix Barbosa Tinoco que passou para Tenente Coronel, tomamos conhecimento que  quem comandava o  Regimento era o  Coronel Miguel Barbalho Bezerra.
Em 1751, foi concedida uma Carta Patente de Capitão a Antonio da Rocha Bezerra, que transcrevemos aqui a partir de uma cópia, existente no IHGRN, feita  por Petronillo Joffily, em 23 de janeiro de 1922.
"Registro de uma Carta Patente do posto de Capitam do Regimento de Cavallaria da Ribeira do Assú a Antonio da Rocha Bezerra.
Pedro de Albuquerque Mello, Capitão mor e governador da Cidade de Natal Capitania do Rio Grande do Norte por sua Majestade que Deus guarde. Faço saber aos que esta minha Carta Patente virem, que porquanto é preciso e conveniente ao serviço de sua Majestade reenxer o Regimento da Cavallaria da Ribeira do Assú de que é Coronel Antonio da Rocha Bezerra por se achar o dito Regimento com Coatro Companhias tamsomentes e convir ao serviço do dito senhor por o dito Regimento com dez Companhias e ser preciso prover os ditos postos com pessoas de merecimento capacidade e serviços; porque estes requisitos concorrem na pessoa de Antonio da Rocha Bezerra, tanto por ser filho do dito Coronel como das principaes famílias desta Cappitania e abastado de bens e pelo bem que tem servido a sua Majestade nas tropas do dito Regimento sempre com louvável procedimento, e por esperar delle que d'aqui em diante se haverá da mesma forma conforme a confiança que faço de sua pessoa: Hey por bem de o prover e nomear como pela presente o faço no referido posto de Capitam do Regimento de Cavallaria de que é Coronel Antonio da Rocha Bezerra em virtude de Ordem de sua Majestade de vinte e dois de Dezembro de mil setecentos e quinze, com o qual posto não haverá saldo algum da Real Fazenda, mas gosará de todas as honras, graças, franquezas, previlegios, liberdades e exençõens que em razão do dito posto lhe pertencem; o qual tem a sua Companhia na dita Ribeira do Assú distante desta Cidade secentas léguas, a qual se comporá de cincoenta homens inclusiveis os officiaes della. Pelo que ordeno ao dito seu Coronel lhe de posse e juramento na forma do estilo de que se fará assento nas Cartas desta e aos officiaes maiores o conheçam, honrem e estimem como tal e aos subalternos e soldados lhe obedeçam, cumpram e guardem suas ordens de palavras e por escripto tão pontual e inteiramente como devem e são obrigados; que para firmeza de tudo lhe mandei  passar a presente por mim assignada e sellada com o signete de minha armas, que se registrará nos livros desta Secretaria, Câmara desta Cidade e Vedoria Geral. Dada e passada nesta sobredita Cidade do Natal aos onze de Setembro// Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo// de mil setecentos e cincoenta e um. Eu Antonio de Albuquerque Mello, por ausência do Secretário, a fiz escrever e sobescrevi: // Pedro de Albuquerque Mello// Carta Patente pela qual Vossa Senhoria houve por bem prover a Antonio da Rocha Bezerra no  posto de Capitam do Regimento de Cavallaria da Ribeira do Assú de que é Coronel Antonio da Rocha Bezerra e pelos respeitos acima declarados// para vossa Senhoria ver//e não se continha mais em dita patente que eu Antonio de Albuquerque Mello aqui registrei bem e fielmente."
Em 1752, há a confirmação de posto de Tenente Coronel para Felix Barbosa Tinoco, por baixa de um Antonio da Rocha Bezerra, por se achar criminoso, do Regimento que era Coronel, Miguel Barbalho Bezerra. Não parece ser o mesmo que comandava o Regimento acima.
Vamos encontrar outro Antonio da Rocha Bezerra, aqui em Natal, que participou da Revolução de 1817 e foi preso. Não sabemos se era um dos acima. Como disse, anteriormente, somente um trabalho feito com muita paciência e rigor pode identificar os diversos personagens com nomes iguais da família dos Rocha Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.