domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Capitão Theodósio da Rocha

Nos documentos escritos pelo Barão de Studart sobre o Mestre de Campo Manoel Álvares de Moraes Navarro, Comandante do Terço Paulista, o capitão Theodosio da Rocha é citado como um dos cabos principais. Fazia parte do grupo de maior responsabilidade. Theodosio também é citado através de documentos como um dos participantes ativos na briga entre o Mestre de Campo e o Capitão Mor do Rio Grande do Norte, Bernardo Vieira de Mello. No livro de batismo que cobre o período de 1688 a 1712, encontramos vários registros de filhos de Theodosio que reproduzimos aqui.
"Aos 2 de Junho de 1692 batizou o Padre Coadjutor Domingos de Araujo Pinto a Theresa filha do Capitam Theodosio da Rocha, e de sua mulher Dona Antonia de Oliveira. Foram Padrinhos eu o vigário Basílio de Abreu e Andrade e Paula Barbosa mulher do Capitam Theodosio de Graciman, de que fiz este assento em que me assignei. Basílio de Abreu e Andrade."
O Capitão Theodosio de Graciman é descendente do holandês que chefiou o forte do Reis Magos, Joris Garstman. A grafia muda de registro para registro.
"Aos 6 de Dezembro de 1694 batizou o Padre Coadjutor Eloy de Freitas em esta Matriz de Nossa Senhora da Apresentação a João filho do Capitão Theodosio da Rocha, e de sua mulher Dona Antonia de Oliveira foram Padrinhos o Capitão Gaspar Freire de Carvalho e D. Theodosia irmã do batizado, de que fiz este assento em que me assinei. Basílio de Abreu e Andrade."
Theodosia da Rocha é apresentado várias vezes no livro de batismo como filha do Capitão Theodosio da Rocha. Em alguns registros como esposa de Manoel da Costa Rego. Há um registro de batismo de uma filha deste casal de nome Felizarda, posteriormente, Felizarda Filgueira é apresentada como filha da viúva Theodosia da Rocha. 
"Em 27 de janeiro de 1698 ano na Capela de Putegi do Glorioso Sancto Antonio Batizei a Theodosio do Capitão Theodosio da Rocha e sua mulher Dona Antonia de Oliveira defunta; foram padrinhos Bernardo Vieira de Mello e sua mãe Dona Catherina Leitão; tem os Sanctos Óleos. Simão Rodrigues de Sáa."
Esse Bernardo Vieira de Mello, acima é o filho de Capitão Mor Bernardo Vieira de Mello que era casado com Dona Catherina Leitão, como aparece em outros registros.
"A 10 de Junho na Capela de Santo Antonio batizou o Reverendo Padre Manoel Lessa Rosa (esse é o nome do padre que consegui ler) a Bonifácio filho do Sargento mor Theodosio da Rocha e de  sua mulher D. Antonia. Padrinhos  o Capitão Afonso de Albuquerque e Maria de Sá. Paulo da Costa"
O capitão acima deve ser Afonso de Albuquerque Maranhão, pois, nesse mesmo livro de batismo, aparece o registro de Mathias filho de Afonso e Isabel Pacheco.
"Em 9 de Julho de 1690 batizou o Padre Frei Thomé de Jesus em a Capela de Santo Antônio a Antonio filho do  Capitão Theodosio da Rocha e de sua mulher D. Antonia de Oliveira. Padrinhos o Sargento mor Manoel de Abreu Frielas e Anna Gomes, foi de Comissão do Reverendo Paulo da Costa Barros, vigário que foi desta Igreja do que fiz este assento, em que me assinei. Basílio de Abreu e Andrade.
Esse Antonio acima deve ser Antonio Vaz Gondim, pois em um registro de casamento ele é dado como filho de Theodosio da Rocha. Em um registro de sesmaria Antonio Vaz Gondim  é apresentado como irmão de Damião da Rocha outro filho de Theodosio.
Uma outra filha de Theodosio e Antonia era Margarida da Rocha que casou em 1707 com José Porrate de Moraes Castro. Uma das testemunhas foi o Mestre de Campo, Manoel Álvares de Moraes Navarro. Quanto a Marianna da Rocha, só aparece como madrinha. Vejamos agora um casamento de um filho de Theodosio da Rocha
."Aos vinte e um de janeiro de mil setecentos e vinte e oito anos pela manhã na Capela de Nossa Senhora da Soledade de Aldeia Velha deste Rio Grande do Norte, feitas as denunciações  na forma do Sagrado Concilio Tridentino nesta Matriz de Nossa Senhora da Apresentação do Rio Grande, donde os Contraentes são naturais e moradores, e na Capela de Otinga invocação de Nossa Senhora do Socorro e na Freguesia  do Assu, onde  assistiu  o Contraente sem se descobrir  impedimento em presença do Reverendo Licenciado João Gomes Freire Coadjutor desta Matriz do Rio Grande, sendo presente por testemunhas o Coronel João Pereira da V. o Capitão João Leite de Oliveira, casados, Damasia Gomes da Câmara mulher  do Coronel Theodosio Freire de Amorim, e Antonia da Silva Freire, mulher do Capitão Francisco Lopes de Macedo, pessoas conhecidas, se casaram em face da Igreja Solenemente por palavras o Capitão Bonifácio da Roxa Vieira, filho do Capitão Theodosio da Roxa, e de sua mulher Dona Antonia de Oliveira já defunta, natural deste dito Rio Grande, morador em Potigy e fregueses desta Matriz do Rio Grande, com Ignacia Gomes Freire, filha do Coronel Antonio Dias Pereira, já defunto, e de sua mulher  Maria Gomes Freire, natural de Aldea Velha, e nela moradora, e da dita Freguesia do Rio Grande: e logo lhes deu as Benções conforme os ritos e Cerimônias da Santa Madre Igreja , de que tudo, fiz. Manoel Correa Gomes, Vigário."

2 comentários:

  1. Teodoro da Rocha, e, Teodoro .... de Carvalho... Yeodoro Grascimman, são pessoas diferewntes ou a mesma pessoa utilizando nomes diferentes ?

    ResponderExcluir

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.