sábado, 26 de fevereiro de 2011

Genealogia de Afonso de Ligório Alves Bezerra

Nesta terça-feira, dia 9 de junho, completa 102 anos do nascimento de Afonso Bezerra. Infelizmente, até o presente momento, não foi reeditado o livro que Manoel Rodrigues de Mello organizou, com toda a produção do escritor. É uma obra esgotada. Só consegui ler o mesmo através de um exemplar existente na Biblioteca Zila Mamede. Depois, por uma obra do acaso, encontrei um volume em um sebo que comprei por R$ 5,00. A obra não tinha sido aberta, pois, precisei de uma espátula para separar as folhas. Hoje, vamos fazer uma genealogia desse grande escritor que nasceu na povoação de Carapebas, do Município de Angicos. De 9 a 13 de Junho, o Município de Afonso Bezerra estará comemorando o nascimento do seu ilustre filho. No sábado, dentro das comemorações, irei fazer o lançamento do livro "Servatis ex more Servandis".
João Barbosa da Costa, português que vivia no Açu, e sua esposa Damásia Soares eram ascendentes diretos de Afonso Bezerra de forma múltipla, pois, pelo menos quatro filhos deles eram ascendentes do escritor: Anna Barbosa da Conceição casada com Antonio Lopes Viégas, Francisco Xavier da Cruz casado com Lourença Dias da Rosa, Antonio Barbosa da Costa casado com Claudiana Francisca Bezerra e João Manoel da Costa casado com Angélica Maria da Conceição. Os casamentos entre familiares criaram essa multiplicidade de ascendências para João Barbosa da Costa e Damásia Soares. É por conta desse casal ilustre que todo mundo daquela região é parente de Pedro Avelino, Georgino Avelino, Afonso Bezerra e Capitão José da Penha, todos nomes de municípios do Rio Grande do Norte.
De Anna Barbosa da Conceição e Antonio Lopes Viégas saíram os ascendentes de Afonso Bezerra, Michaela Archangela casada com João Pereira Pinto e Felipa Maria Duarte casada com Antonio Martins dos Santos. O primeiro casal gerou João Ignácio Pereira Pinto. Este casou com Anna Xavier, filha de Vicente Ferreira Barbosa, também da família. João Ignácio e Anna Xavier geraram Antonio Pedro Alves Bezerra. Este casou com Anna Jovina e juntos  geraram João Batista Alves Bezerra, pai de Afonso Bezerra. O segundo casal gerou Joaquina Maria do Rosário. Esta casou com Vicente Ferreira da Costa e Mello do O'. Este último casal  gerou Alexandre Avelino da Costa Martins. Este casou com Anna Francisca Bezerra e juntos geraram Anna Jovina da Costa Bezerra, mãe de João Batista Alves Bezerra, pai de Afonso.
De Antonio Barbosa da Costa e Claudiana Francisca Bezerra saiu o ascendente Tenente Coronel Antonio Francisco Bezerra da Costa. Este casou com Agostinha Monteiro de Souza e juntos geraram Anna Francisca Bezerra, já citada.
De João Manoel da Costa e Angélica Maria da Conceição saíram dois ascendentes, Agostinha Monteiro de Sousa casada com o Tenente Coronel Antonio Francisco Bezerra da Costa e Vicente Ferreira da Costa e Mello do O' casado com Joaquina Maria do Rosário. Pelas informações acima se verifica as descendências até Afonso Bezerra.
O casal João Manoel e Angélica Maria gerou, ainda, João Manoel da Costa e Mello casado com Anna Martins dos Santos, filha de Antonio Martins dos Santos e Felipa Maria Duarte. João Manoel e Ana Martins geraram Sabina Martins dos Santos. Esta casou com Agostinho Barbosa da Silva. O casal gerou Maria da Silva  que casou com Francisco de Sousa Monteiro. Este último casal eram pais de Maria Monteiro, mãe Afonso Bezerra. Agostinho Barbosa da Silva era filho de Balthasar da Rocha Bezerra e Josefa Maria da Silva.
Francisco Xavier da Cruz e Lourença Dias da Rosa geraram dois ascendentes, Joaquina Maria de  Santana casada com Pedro Francisco da Costa e Mathildes Quitéria da Cruz casada com José Antonio de Mello. O primeiro casal gerou Maria Severina de Jesus que casou com Antonio de Sousa Monteiro, filho do segundo casal. Maria Severina e Antonio Monteiro geraram Francisco Monteiro de Sousa, citado acima.
A ascendência de Afonso cresce mais com Lourença Dias da Rosa, pois, ela era filha de Antonio Dias Machado e Francisca Lopes Xavier. Antonio Dias Machado era filho de João Machado de Miranda e Leonor Duarte de Azevedo. Francisca Lopes Xavier era filha de Luiz Duarte e Lourença Lopes Xavier. Todos  viviam em Utinga, São Gonçalo do Potengi.
Vamos transcrever agora o casamento de Anna Jovina e Antonio Pedro Alves Bezerra, avós de Afonso.
"Aos 14 de Outubro de 1879, pelas cinco horas da tarde no Sítio Carapebas, nesta Freguesia precedendo dispensas de sangüinidade e as Canonicas Denunciações, sem impedimentos, confissões, exames de Doutrina Cristã, em minha presença, e das testemunhas José Avelino Martins Biserra e Vicente Simplicio Xavier da Costa, se uniram  em matrimonio, e  logo tiveram as bênçãos nupciais os nubentes Antonio Pedro Alves Biserra, e Anna Jovina da Costa Biserra, naturais e moradores nesta mesma Freguesia, e filho legítimos; ele de João Ignácio Pereira Pinto, e Anna Francisca Xavier, falecida; e ela, de Alexandre Avelino da Costa Martins, e Anna Francisca Bizerra. Do que faço este termo em que assino. O Vigário Felis Alves de Sousa."
As dispensas de sanguinidade denunciam parentesco entre os nubentes.
São filhos do casal Antonio Pedro e Anna Jovina: Matheus nascido em 28/7/1888, e padrinho João Ignácio Pereira Pinto; Maria nascida em 18/11/1886, e padrinhos Alexandre Avelino Martins de Maria e Anna Maria Xavier da Costa; Danúbio nascido em 4/4/1882, e padrinhos Alexandre Avelino da Costa Martins e MarcelinaVarella Borges e Anna Maria Alexandrina Bezerra; Jacob Avelino Bezerra foi vice-prefeito de Angicos. Júlio nascido em 12/4/1885, e padrinhos Joaquim Avelino da Costa Bezerra e Joaquina Francisca da Costa Bezerra. Júlio Alves Bezerra, vigário do Assú, tornou-se monsenhor. João Baptista Alves Bezerra que casou com Maria Monteiro Bezerra e Antonio Pedro Alves Filho.
Afonso Bezerra morreu no dia 8 de março de 1830, com 22 anos de idade. Completaria os 23 anos em 9 de junho de 1930.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.