sábado, 26 de fevereiro de 2011

Francisco José de Mello Guerra

O português Francisco José de Mello Guerra, também, fazia parte da lista dos fundadores de Macau. Até o presente, não encontrei qualquer registro que documente sua naturalidade. Entretanto, encontramos alguns registros de seus familiares. Mais um passo para a reconstituição da História de Macau e da Ilha de Manoel Gonçalves. Comecemos com o registro de um dos seus filhos.
"Floracio, filho legitimo de Francisco Joze de Mello Guerra, e Maria Francisca de Miranda, naturais, e moradores nesta Freguesia, nasceu aos dois de Novembro de mil oito centos e trinta e seis, e foi batizado com os Santos Óleos na Povoação de Maçáo aos quinze de Maio de mil oitocentos e trinta e sete pelo Reverendo Frei Joze de Santo Alberto, de minha licença: foram Padrinhos Eliziario Antonio Cordeiro, e Antonia Silvéria d'Oliveira, casados: do que para constar mandei fazer este assento, e por verdade assinei. O Vigário João Theotonio de Sousa e Silva"
O registro acima informa que os pais do batizado era natural da Freguesia de Santana do Matos. Pode ser um erro. Encontrei vários registros com equívocos semelhantes. O padrinho, como registramos no artigo anterior, era português de Lisboa e a madrinha da Serra de Martins. No registro a seguir, nenhuma menção a naturalidade dos pais.
"Elmira filha legitima de Francisco José de Mello, e de sua mulher Maria Francisca de Miranda foi baptizada solenemente na Capela de Nossa Senhora da Conceição de Macau pelo Reverendo Frei Antonio de Jesus Maria a 7 de Maio de 1845, tendo nascido a 26 de Janeiro do mesmo ano. Foram Padrinhos Jacinto João da Ora, e sua mulher Adrianna Pereira dos Anjos. E para constar fiz este assento em que me assino. O Padre Felis Alves de Sousa. Vigário Encomendado de Angicos."
O casal de padrinhos fazia parte, como já vimos em outro artigo, dos habitantes da Ilha de Manoel Gonçalves que fundaram Macau.
Elmira Perpétua de Mello Guerra casou, em três de Outubro de 1877, no Sítio Taboleiro Alto, com Manoel Correia de Mello Filho, viúvo de Ericina (parece ser este o nome) Francisca Guerra, tendo como testemunhas Prasilde Correa de Mello e José Correa de Mello Sobrinho. Houve dispensa de 1º grau de afinidade lícita e de sanguinidade. Acredito, que por isso, a segunda esposa deveria ser irmã da primeira. Nem encontrei o registro do primeiro casamento, nem o batismo de Ericina. Esse Prasilde era irmão do noivo e, ambos filhos de Manoel Correa de Mello e Marcelina Luisa da Silva.
Em onze de outubro de 1881, Elmira e Manoel Correia tiveram uma filha que foi batizada com o nome de Herocina, em Poço Verde, tendo como padrinhos Vicente Correa de Mello e Vicência Maria da Silveira, representando como procuradores dos mesmos os irmãos Prasilde Correa de Mello e Anna Joaquina Correa de Mello.
"Anna, filha legitima de Francisco José de Mello Guerra, e Maria Francisca de Miranda, nascêo as vinte e seis de Julho de mil oitocentos e quarenta e foi batizada aos vinte e nove de Setembro do mesmo ano no lugar supra (Macau) de minha licença com os Santos Óleos. Foram Padrinhos André de Sousa Miranda e Silva, e Florência Maria de Miranda solteiros, de que para constar fiz este assento, em que me assino. O Reverendo Manoel Januario Bezerra Cavalcante, Vigário Encomendado de Angicos."
Anna Joaquina de Mello Guerra casou, em vinte e três de Agosto de 1867, em Macau, com José Correa de Mello, filho legitimo de José Correa de Mello, na época falecido, e de Josefa Maria da Conceição, sendo testemunhas Prediliano Bernardino de Freitas Lobo e Joaquim Ferreira da Silva.
Esse Prediliano, testemunha, casou, em doze de Janeiro de 1855, em Macau, com Serafina Francisca de Mello Guerra, outra filha de Francisco José de Mello Guerra e Maria Francisca de Miranda, tendo como testemunhas Francisco Lins Wanderley e Gorgonio Ferreira de Carvalho, ambos casados. Maria Francisca era falecida nessa data como podemos ver do registro a seguir. Morreu jovem e de parto como era freqüente naquela época.
"Aos 26 de 7bro de 1850 foi sepultado na Capela de Nossa Senhora da Conceição de Macau, de grades acima, a adulta Maria Francisca de Miranda, branca, casada com Francisco José de Mello Guerra, com 33 annos de idade; faleceu de parto, e foi amortalhada em preto, encomendada pelo Reverendo Silvério Bezerra de Menezes;do que para constar, faço este assento em que me assino. Felis Alves de Sousa, Vigário Colado de Angicos."
Francisco José de Mello Guerra voltou a casar, possivelmente, com uma cunhada. Mas, sua esposa faleceu com pouco tempo de casada e, também, de parto como registramos a seguir. Veja acima, que Florência foi madrinha de Anna Joaquina de Mello Guerra.
Florência Maria de Miranda, mulher de Francisco José de Mello Guerra, foi sepultada em 1 de Junho de 1855, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Macau, com a idade de 34 anos, tendo falecido de parto. Com dois dias de nascido, na mesma data acima, foi sepultado, em Macau, Manoel filho de Francisco e Florência, falecido de espasmo.
Por fim o registro de óbito de Francisco José de Mello Guerra, infelizmente, sem a idade.
"Aos três de Abril de mil oitocentos e sessenta e cinco foi sepultado no Cemitério desta Villa o adulto Francisco José de Mellofiz este assento em que me assino. O Vigário Manoel Jerônimo Cabral"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.