sábado, 26 de fevereiro de 2011

Francisco de Borja Soares Raposo da Câmara

No artigo anterior, comprovamos, documentalmente, que Francisco de Borja Soares Raposo da Câmara era o pai do Advogado José de Borja Caminha Raposo da Câmara. Agora, neste artigo, vamos dar mais informações sobre Francisco de Borja.
No mês de março de 1824, ele e sua esposa Anna Francisca dos Milagres perderam três filhos, João, com dez meses; José, com cinco anos; e Francisca com dois anos de idade, todos sepultados na Capela de São José dos Angicos. Não consta do registro de óbito a causa da morte.
Mas a vida, no meio de tantas perdas, comuns naquela época, sem o mínimo de condições médicas, continuava. Francisco e Anna tiveram outros filhos, tendo, inclusive, repetido o nome de dois dos falecidos: João e José, como veremos adiante.
Anna, filha de Francisco e Anna, foi batizada em 15 de Novembro de 1832, na Capela dos Angicos, tendo como padrinhos Antonio Pereira Pinto, casado e Isabel Duarte Xavier, por procuração que apresentou Damásia Francisca Pereira. Esta última era filha de João Pereira Pinto e Michaela Archangela Lopes.
João, filho do casal Francisco e Anna, nasceu aos vinte e seis de Fevereiro de mil oitocentos e trinta e cinco, e foi batizado, na Capela dos Angicos, em quinze de Março do dito ano, sendo padrinhos João Ignácio Pereira Pinto, casado e Maria Angélica da Conceição.
Em vinte nove de abril de mil oitocentos e sessenta e sete, Joaquim Varella Venâncio Borges, viúvo de Emilia Jacinta Torres, casou com Maria Florência Raposo da Câmara, filha de Francisco e Anna, tendo como testemunhas José Gomes de Amorim e Manoel Jerônimo Maria Raposo da Câmara. Manoel Jerônimo era irmão da noiva. Esse "Maria", que aparece no meio do nome de Jerônimo, é um mistério que ainda não consegui desvendar. Por volta de 1862, muitos indivíduos acrescentaram esse "Maria" ao sobrenome.
Em 21 de Fevereiro de mil oitocentos e sessenta, na Vila de Macau, João de Borja Caminha Raposo da Câmara, filho do casal Francisco e Anna, casou com Maria Emília Dantas Cavalcante, filha de Manoel Dantas Cavalcante e Michaela Cândida Raposo da Câmara, sendo testemunhas José de Borja Caminha Raposo da Câmara e Arsênio Alves da Silva. Embora, não conste no registro, os contraentes eram parentes, pois Michaela era irmã de João de Borja e José de Borja. Portanto, João casou com uma sobrinha.
Um outro filho de Michaela Cândida e Manoel Dantas, Manoel Olímpio Dantas Cavalcante, portanto, neto de Francisco e Anna, casou a primeira vez com Anna Maria da Conceição, filha de Miguel Francisco da Costa Machado e Anna Barbosa da Conceição e a segunda vez com Emygdia Bezerra da Costa Avelino, irmã do Jornalista Pedro Avelino e do Advogado Emygdio Avelino. Aliás, foram testemunhas desse segundo casamento, Pedro Avelino, o Jornalista, e André Avelino da Trindade, filho de meu bisavô João Felippe da Trindade, e sobrinho de Anna Maria da Conceição.
Duas irmãs de Anna Maria da Conceição casaram com dois filhos de Francisco e Anna. Francisca Ritta Professora casou com Manoel Jerônimo e, Umbelina Maria do Espírito Santo com Manoel de Borja. Nos registros desses casamentos houve dispensa de consangüinidade, denunciando, portanto, parentesco entre os nubentes que ainda não consegui decifrar, mas acredito que ele se dava através de Anna Francisca dos Milagres, mãe dos noivos. Anna, talvez fosse filha de João Pereira Pinto e Michaela Archangela Lopes. Michaela era prima legítima de Miguel Francisco da Costa Machado. Francisco de Borja foi testemunha nos casamentos de João Ignácio Pereira Pinto e Damásia Francisca Pereira, filhos de João e Michaela.
Manoel Jerônimo, já citado acima, aparece no artigo de Luis da Câmara Cascudo sobre o Advogado José de Borja. Segundo o mestre Cascudo, Manoel Jerônimo Caminha Raposo da Câmara e Francisca Rita Professora "eram os avós da Professora Herondina Raposo da Câmara Caldas, de inesquecível dedicação educacional, casada com Perceval de Faria Caldas".
Um registro interessante que sugere uma pista é o batismo de Antonia filha de João de Deus, escravo de Gabriel Soares Raposo da Câmara, em 1835, na Matriz de São João Batista do Açu. Foram padrinhos Francisco de Borja Soares Raposo da Câmara e sua mulher Anna Francisca dos Milagres, por procuração que apresentaram Octaviano Soares Raposo da Câmara e Florinda Saraiva Monteiro. É possível que Francisco de Borja seja irmão de Gabriel Arcanjo, pais dos Cabrais. Estes últimos, pelos registros, nasceram por volta de 1820 e Francisco de Borja por volta de 1793, como podemos deduzir pela informação abaixo. Assim, o Advogado José de Borja, seria sobrinho de José Barbosa Caminha Raposo da Câmara.
No dia 30 de Julho de 1857, foi sepultado na Matriz de Macau, Francisco de Borja Raposo da Câmara, branco, com a idade de 64 anos, esposo de Anna Francisca dos Milagres, de grades acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.