segunda-feira, 29 de junho de 2020

Notícias da ascendência de Luiz da Rocha Pita Deus-dará

Por João Felipe da Trindade
jfhipotenusa@gmail.com
 

Meu tetravô Cosme Teixeira de Carvalho, quando se casou com minha avó, era viúvo de Aldonsa da Fonseca Pita. Por isso, estudo a família Rocha Pita, para ver se encontro algum elo entre a esposa de Cosme Teixeira de Carvalho e o antigo sesmeiro, aqui do Rio Grande do Norte,  Antônio da Rocha Pita. Este foi premiado, além da conta, com terras na nossa Província. 

     Por volta de 1733, os filhos e herdeiros do coronel Antonio da Rocha Pita e de sua mulher Dona Aldonsa de La Penha Deus-dará, coronel Luiz da Rocha Pita Deus-dará, Francisco da Rocha Pita, Simão da Fonseca Pita e Dona Maria Joana requereram e tiveram, posteriormente, confirmação real de duas sesmarias: a de Pau dos Ferros e a de Campo Grande, ambas na Ribeira do Apodi. Os documentos são os de números 196, 197 e 256, do segundo livro de Sesmarias do Rio Grande do Norte da Coleção Mossoroense.

Entre esses filhos estava Luiz da Rocha Pita Deus-dará, que tendo sido agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem de Cristo do Rei de Portugal, depois solicitou habilitação definitiva

Na sua petição, declarou que era natural e morador na cidade da Bahia, filho de Antônio da Rocha Pita, natural do Concelho de Coura, e Dona Aldonça de La Penha Deus-dará, natural da cidade da Bahia, neto paterno  de João da Rocha Pita, e de sua mulher dona Brites Serge de Lago, naturais do mesmo Concelho de Coura, Comarca de Viena, e pela materna  de Simão de Afonseca Sequeira, natural da cidade da Bahia, e de Dona Francisca de La Penha Deusdará, natural de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.