terça-feira, 14 de agosto de 2018

José Bonato de Paiva e José Basílio dos Reis

Por João Felipe da Trindade

Alguns registros de batismo são lançados, vários anos depois, por mandado do Reverendo Vigário da Vara, a pedido do interessado, possivelmente, por não ter sido lançado na época certa, ou talvez por ter se perdido o registro original. Vejamos o exemplos seguintes:

Aos 27 de novembro de 1838, me foi apresentado um mandado do Reverendo Vigário da Vara desta Freguesia, com o teor seguinte = Mando ao Reverendo Vigário Interino desta Freguesia, o que sendo-lhe este apresentado, por mim assinado, abra o assento no livro competente dos batizados, a José Bonato de Paiva, branco, nascido no dia 20 de fevereiro de 1832, batizado na Matriz, desta cidade, pelo Reverendo Pároco Feliciano José Dornelles, filho natural de José Donato de Paiva e Ana Joaquina da Conceição,  sendo seus padrinhos  Alexandre Felício Bandeira, e sua mulher Florência Joaquina de Melo, o que tudo justificou neste Juízo da Vara. Cumpra-se  assim. Eu o Padre João Leite do Pinho, escrivão eleito o escrevi, nesta cidade do Natal, 27 de novembro de 1838 = Dornelles = E nada mais consta do corpo do referido mandado, em vista do qual mandei fazer este assento em que assinei. Cândido José Coelho, Vigário Interino.

Aos 17 de novembro de 1838, me foi apresentado um mandado do Reverendo Vigário da Vara desta Freguesia, com o teor seguinte: Mando ao Reverendo Vigário Interino, o que sendo-lhe este apresentado, por mim assinado, abra o assento no livro competente dos batizados a José Basílio dos Reis, pardo, filho legítimo de Antônio Joaquim dos Reis, e de sua mulher Maria Joaquina, naturais e moradores nesta Freguesia, nascido em 1818, batizado na Igreja Matriz, pelo Reverendo Francisco Antônio de Sousa Praça, sendo seus padrinhos Antônio Procópio e sua mulher Joana de Jesus,  e por não saberem as testemunhas o dia e mês do seu nascimento, não vai referido; cumpra-se assim. Cidade do Natal, 17 de novembro de 1838, eu Padre João Leite do Pinho, escrivão eleito o escrevi = Dornelles = e nada mais consta do corpo do referido mandado, em virtude do qual mandei fazer este assento em que assinei. Cândido José Coelho. Vigário Interino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.