domingo, 10 de abril de 2011

Prof. João Abner e Thomaz Bengala

Prof. João Abner e Thomaz Bengala
João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor de Matemática da UFRN e membro do INRG

Durante o ano de 2010, tive várias conversas com o Professor João Abner, o homem das águas, dos recursos hídricos e da transposição do Rio São Francisco, que versaram, principalmente, sobre Genealogia. Ele vinha buscando, incessantemente, informações sobre seu ascendente Thomaz Pereira de Araújo, mais conhecido por Thomaz Bengala. Para Abner era um mistério não descobrir quem eram os pais de Thomaz. Achei que seria fácil encontrar e, por isso, vasculhei os livros de Olavo de Medeiros, Sebastião Rocha, Pery Lamartine, José Augusto, Dom Adelino, além de alguns registros da Igreja.

João Abner quer descobrir de onde veio Thomaz Pereira de Araujo, Thomas Bengala, como ele fala. Segundo Abner, Thomaz era casado com Rita Regina de Vasconcelos, pais de Bemvenuto Pereira de Araújo (bisavô de Abner) e Vivaldo Pereira de Araújo (pai de Vivaldo que era pai de Cortez Pereira).

Dos descendentes de Thomaz de Araújo Pereira, o Patriarca do Seridó, havia um Thomaz Pereira de Araújo, famoso, que era padre, e nasceu em 14 de janeiro de 1809, e foi batizado em 16 do mesmo mês e ano. Eram seus pais Antonio Pereira de Araújo, filho de João Damasceno Pereira e Maria dos Santos Medeiros, e de Maria José de Medeiros, filha de Thomaz de Araújo Pereira (2º) e Thereza de Jesus. João Damasceno e Thomaz, irmãos, eram filhos de Thomaz de Araújo Pereira (1º), português da Vila de Viana e de Maria da Conceição de Mendonça, da Paraíba. Assim, o padre era duplamente bisneto do Patriarca, além de ser neto de Rodrigo Afonso de Medeiros Mattos, outro português, da Ilha de São Miguel.

No livro de Bianor Medeiros, Paróquia de Acari, vamos encontrar uma escritura de perfilhação que fez o Vigário Thomaz Pereira de Araújo, datada de 1869, onde ele declara, que por fragilidade humana, havia tido seis filhos em mulheres solteiras. No livro constam os nomes das ditas filhas.

Os descendentes do Patriarca se espalharam por várias localidades do Rio Grande do Norte e adjacências. Aqui em São Gonçalo, encontramos o filho José de Araújo Pereira que era casado com Elena Barbosa de Albuquerque, filha de Hipólito de Sá Bezerra, também da Vila de Viana, e Joanna Bezerra de Albuquerque. Um dos filhos do casal se chamava Thomaz e nasceu em 1771.

Lá em Macau, vamos encontrar um Thomaz de Araújo Pereira. Diz um registro de batismo: Sebastião, filho legítimo de Thomaz de Araújo Pereira e Joanna Maria do Sacramento, naturais, ele do Seridó, ela desta, e nela moradores, nasceu aos vinte e um de janeiro de mil oitocentos e trinta e sete, e foi batizado com os Santos Óleos na Povoação de Macau, desta Freguesia, aos quatro de abril do dito ano, pelo Reverendo Frei José de Santo Alberto, de minha licença; e foram padrinhos José Martins Ferreira e Josefina Maria Ferreira, casados. Do que para constar mandei fazer este assento, e por verdade assino. O Vigário João Theotonio de Sousa e Silva. Esses padrinhos eram meus trisavós.

Nos livros de registros de Santana do Mattos encontramos o casamento de uma filha de Berardo ou Beraldo de Araújo Pereira, um descendente do Patriarca.

Às onze horas e três quartos da noite do dia vinte e oito de fevereiro de mil oitocentos e setenta e sete, no Sítio Remédio, desta freguesia, de licença do respectivo vigário da freguesia padre Ladislau Adolfo Salles e Silva, confessando primeiro o nubente, deixando de confessar a nubente, pela hora, e examinando ambos em doutrina católica, e em todos os mais servatis servandis, uni em matrimônio, aos contraentes  Pedro José de Sousa e Marianna Benigna  de Araujo, ele filho de João Avelino de Sousa, falecido, e Beatriz Maria da Conceição, ela filha de Berardo de Araujo Pereira e Thereza Maria de Jesus, deixando de dar as bênçãos nupciais, por me ter sido proibido pelo respectivo  pároco, em razão de ser tempo de quaresma, quando são elas proibidas, sendo testemunhas do casamento Manoel Thomas Pinheiro e Joaquim Thomas Pinheiro, ambos casados, e desta freguesia. Assim mais, já sendo eu pároco desta Freguesia, às onze horas da manhã do dia treze de novembro do ano supra mencionado, no Sítio Conceição de dona Bernarda, desta Freguesia, dei as bênçãos nupciais aos nubentes supra mencionados, em tudo servatis servandis; sendo testemunhas as mesmas que tinham sido do casamento; do que tudo para constar fiz este  assento, e para firmeza nele me assino. O vigário Antonio Germano Barbalho Bezerra.

É nos livros de Santana do Mattos que encontramos registros de casamentos de dois filhos de Thomaz Pereira de Araújo, o Thomaz Bengala.

Às sete horas da noite do dia vinte e três de novembro de mil oitocentos e setenta e cinco, no sítio Desterro, da Freguesia de Acari, uni em matrimônio e dei logo as bênçãos nupciais, em tudo servatis servandis, juxta tridentinum, aos contraentes Manoel Jacintho da Silveira Borges, meu paroquiano, e Maria Regina de Miranda, da Freguesia de Acari, ele filho legítimo de Jacintho José Thomas da Silva e Anna Clara da Silveira, já falecidos, e ela filha legitima de Tomaz de Araújo Pereira, já falecido e Rita Regina de Miranda, presentes por testemunhas, Manoel de Albuquerque Galvão e Joventino da Silveira Borges, ambos casados, e da Freguesia de Acari: de que fiz este assento, e assino. O Vigário Antonio Germano Barbalho Bezerra.

Aos vinte sete de novembro de mil oitocentos e oitenta e três no Sítio Conceição, depois de feitas as denunciações do estilo, confessados e examinados em Doutrina Cristã, em minha presença e das testemunhas Manoel da Silveira Borges, e Benvenuto Pereira de Araújo, se receberam em matrimônio os contraentes Vivaldo Pereira de Araújo, e Maria Quitéria da Silveira, ele, filho de Thomaz Pereira de Araújo, e Rita Regina de Albuquerque, e ela, filha  de Manoel da Silveira Borges, e Maria Quitéria Barbalho Bezerra, o nubente é natural da Freguesia de Santa Rita, e residente em Acari, a nubente natural e moradora nesta. E logo lhes dei as Bênçãos na forma do Ritual Romano. E para constar fiz este que assino. O vigário José Cabral de Vasconcelos Castro.

Manoel da Silveira Borges quando enviuvou de Maria Genérica, filha de Luiz da Rocha Pitta, casou com Maria Quitéria. No registro não há o nome dos pais dela. Observamos que Ritta Regina aparece com sobrenomes diferentes nos dois registros.

Agora, neste dia 15 de janeiro de 2015, acrescento a este artigo, o segundo casamento de Ritta Regina:Aos trinta de setembro de mil oitocentos e sessenta e nove, pelas sete horas da tarde, no Sítio Cascavel, desta Freguesia de Acari, depois de obtida as necessárias  dispensas de parentesco de afinidade, proclamas e hora, uni em matrimônio os contraentes Manoel Pires de Albuquerque Galvão e Rita Regina da Câmara, viúvos, ele desta Freguesia e ela da Freguesia de Sana Rita da Cachoeira, servatis servandis, sem impedimento algum, em presença das testemunhas Antonio Pires de Albuquerque Galvão e Sérvulo Pires de Maria Galvão, que comigo assinaram o assento, pelo qual mandei fazer este assento que assino. O Vigário Thomaz Pereira de Araújo.

3 comentários:

  1. Professor, meu nome é Valéria e trabalho com Liege Barbalho. Tudo bom? A essa hora da madrugada resolvi procurar parte de minha genealogia e me deparo com esse Thomaz, que por coincidência, é o mesmo nome do meu bisavô. Gostaria de saber se nas suas pesquisas o senhor viu em algum momento referências para a família Araújo Batista. Grata pela atenção. Valéria Araújo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô Valéria.
      Qual é a região de sua família? Me passe alguma informações sobre seus ascendentes que talvez fica mais fácil de eu encontrar alguma coisa.

      Excluir
  2. Professor, dentre os filhos ilegítimos do Sacerdote, há algum João Pereira Damasceno, pai de Maria Pereira Damasceno?

    ResponderExcluir

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.