quarta-feira, 2 de março de 2011

O Capitão Alexandre Lopes Viégas

Quem tenta escrever alguma coisa sobre os Lopes Viégas corre sério risco de cometer enganos, principalmente por conta das repetições, inversões e trocas de nomes nos livros de registros da Igreja. Há diversos equívocos nos relatos sobre a família Lopes Viégas. No livro Angicos, Aluizio Alves relaciona Alexandre Lopes Viégas, que foi casado com Francisca Clara Bezerra, e depois com Constancia Maria do Nascimento, como filho do fundador de Angicos. Na verdade, o Alexandre Lopes Viégas, que casou com Constancia Maria do Nascimento, era filho de Antonio Lopes Viégas e Francisco Pereira da Conceição. O que casou com Francisca Clara da Rocha Bezerra (às vezes escrito Clara Francisca Bezerra) foi Alexandre Lopes Viégas Junior, filho do Capitão Alexandre Lopes Viégas e Maria Francisca da Conceição. Este último, sim, era o Alexandre, filho do fundador. Os outros dois eram netos. Foi o neto, casado com Constancia, que fez a doação de uma sorte de terra para o Glorioso São José de Angicos, além dos outros filhos Antonio Lopes Viégas e Damásia Lopes Viégas.
No ano de  1844, em um documento de inventário de Maria Francisca da Conceição encaminhado ao Juiz Municipal, Luiz Gonzaga de Brito Guerra, estava escrito:
Diz o Capitão Alexandre Lopes Viégas, e mais herdeiros, filhos, e genros, que tendo falecido sua mulher, mãe, e sogra Maria Francisca da Conceição, e por não deixarem filhos órfãos, fizeram os suplicantes entre si seu inventário amigável, que juntaram por documento, e porque querem que o inventário assim feito tenha força de lei como se fosse judicialmente feito,  requerem por isso a V. Sª sirva-se de mandar que autuada esta, suba a conclusão para ser por V. Sª julgado por Sentença, o citado inventário amigável, uma vez que os suplicantes estão satisfeitos com a partilha assim feita. Autuado, suba a conclusão. Princesa, 1º de julho de 1844. Gonzaga. Seguem as assinaturas de Alexandre Lopes Viégas, Antonio Gualberto Lopes Viégas, Pedro Alexandre Lopes Viégas, Manoel Francisco Lopes Viégas, Guilherme Lopes Viégas, José Francisco Vieira, Luiz Francisco Lopes Viégas, Alexandre Lopes Viégas Junior, Felis Policarpo Lopes Viégas e João Avelino Lopes Viégas.
A partir do inventário podemos afinar nossas informações sobre os Lopes Viégas. Identifiquemos agora filhos e genros na relação acima. Eram noves filhos, seis homens e três mulheres.
Alexandre Lopes Viégas Junior foi casado com Francisca Clara da Rocha Bezerra; Felis Policarpo Lopes Viégas casou com a sobrinha Maria Rosa Lopes, filha de seu irmão Alexandre e de Francisca Clara da Rocha Bezerra, em 26/6/1839; João Avelino Lopes Viégas casou, também, com a sobrinha, Anna Francisca Bezerra, filha de seu irmão Alexandre e de Francisca Clara, em 26/6/1839; Manoel Francisco Lopes Viégas era casado com Joanna Francisca Lopes.
 Antonio Gualberto, por um registro de um filho, era casado com Maria Izabel. Mas quando encontro o casamento de João Gualberto Lopes Viégas, vejo que ele também era filho de Alexandre e Maria Francisca, e sua esposa era Maria Izabel. Por isso, suspeito que João Gualberto e Antonio Gualberto eram as mesmas pessoas. Maria Izabel era filha de Guilherme Lopes Viégas e Izabel Maria. Assim Antonio Gualberto casou com a prima legítima.
Quanto a Pedro Alexandre Lopes Viégas não encontrei, até agora maiores informações sobre ele; Vejamos agora quem eram as filhas do Capitão Alexandre Lopes Viégas e Maria Francisca da Conceição.
Francisca Ezequiel Lopes Viégas casou, em 8/1/1842, com seu sobrinho Luiz Francisco Lopes Viégas, filho de Alexandre Lopes Viégas Junior e de Francisca Clara da Rocha Bezerra; Maria do O' casou, em 23/11/1834, com seu primo Guilherme Lopes Viégas Junior, filho de Guilherme Lopes Viégas e Izabel Maria; e Anna Maria Lopes Viégas casou com José Francisco Vieira Ximbinha.
Delfina, uma filha do Capitão Alexandre e de Maria Francisca, faleceu em 26 de fevereiro de 1822 com a idade de 14 anos.
Em um assentamento de praça de 19 de outubro de 1794, há uma informação que o Porta Estandarte Alexandre Lopes Viégas passou a Alferes da Companhia.
Alexandre Lopes Viégas Junior parece ser o filho mais velho do Capitão, pois, em três de agosto de 1825, faleceu uma filha dele com Francisca Clara, nascida no mesmo ano.
Em 31 de outubro de 1882, Francisco Laurênio Lopes Viégas, filho de Alexandre e Francisca Clara casou com Maria Jacintha Bezerra Souto, filha de Francisco Antonio Ferreira Souto e Anna Simplício de Nazareth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.