quarta-feira, 2 de março de 2011

Notas avulsas de Genealogia (III)

Nos registros da Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação do Rio Grande do Norte, encontramos vários casamentos de portugueses. Vamos trazer, hoje, para este artigo, dados de alguns desses casamentos. Para apresentar maior número de registros, eliminarei os trechos que se repetem em todos os registros. Vamos começar com o casamento de Domingos de Araújo Pereira que não sei se tinha algum parentesco com o Patriarca do Seridó, Thomaz de Araújo Pereira.
Aos seis de Janeiro de mil setecentos e trinta anos, na Igreja de Nossa Senhora do O' da Missão de Mipibu, desta Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação do Rio Grande do Norte, onde é moradora a contraente, em presença do Padre Francisco Xavier de Barros, Missionário da dita Missão, de licença do Reverendo Coadjutor, e presentes por testemunhas o Sargento Mor Manoel Palhares Coelho, viúvo, morador na Freguesia de Goianinha, o Alferes Antonio Barbosa Aguiar, viúvo, Anna de Macedo mulher do Capitão João Marinho de Carvalho, Izabel de Barros mulher do Coronel Carlos de Azevedo do Vale, moradores desta freguesia, se casaram o Coronel Domingos de Araújo Pereira, natural de Coura, Freguesia de São João do Bico, Arcebispado de Braga, filho legitimo de Domingos de Arahujo Pontes e de sua mulher Luiza Barrera, já defunta, e Bibiana Barbosa Sampayo, filha legitima do Coronel Bento Correa da Costa, e de sua mulher Jacinta Pereira Barbosa, moradora desta Freguesia e natural a contraente. Sem as bênçãos por ser em tempo proibido. Assinaturas do Vigário Manuel Correa Gomes e da testemunha Manuel Palhares Coelho.
 Vejamos agora um casamento onde alguns dos personagens acima aparecem. Tanto no registro acima, como no abaixo, as noivas eram filhas de Bento Correa Costa.
Aos seis de Agosto de mil setecentos e trinta e dois anos, na Igreja de Nossa Senhora da Missão de Mipibu, da Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação do Rio Grande do Norte, sendo presentes por testemunhas o Sargento Mor Joam Rodrigues Seyxas, o Coronel Domingos de Araújo Pereira, Bibiana Barbosa de Sampayo , mulher do dito, e Damásia Gomes da Camera, mulher do Coronel Theodósio Freire de Amorim,  o Reverendo Padre Mestre Frei Boaventura, Missionário Apostólico, se casaram  Manuel Fernandes da Sylva, filho de João Duarte e de sua mulher Catherina Fernandes, natural da Freguesia de São Miguel de Gandra do Bispado do Porto, e Quitéria Barbosa de Moraes, filha legitima do Coronel Bento Correia da Costa, e de sua mulher Jacinta Pereira Barbosa, moradores na Freguesia do Rio Grande. Manuel Correa Gomes, vigário. Domingos de Araújo Pereira (assinatura sem h no Arahujo).
Vejamos agora o casamento de duas filhas de Antonio Dias Pereira com dois portugueses. Em outro registro há noticia de um Manoel Dias Pereira, morador em Jaguaribe, também filho de Antonio Dias e Maria Freire.
Aos nove de Dezembro de mil setecentos e trinta e nove anos, na Igreja de Nossa Senhora da Soledade de Aldeia Velha, desta Freguesia de N. S. da Apresentação do Rio Grande do Norte, na presença do Reverendo Padre Mestre Antonio de Amorim da Companhia de JESUS (geralmente escreviam o nome de Jesus com todas as letras maiúsculas), de licença do Reverendo Coadjutor, o Licenciado João Gomes Freyre, sendo presentes por testemunhas o dito Reverendo Coadjutor, o Reverendo Licenciado Antonio de Andrade Arahujo, cura de Goianinha, se casaram o Sargento Mor Manuel de Palhares Coelho, filho legitimo do Capitão Manuel Palhares Coelho e sua mulher Dona Francisca Barbosa Barcelar, já defuntos, naturais da Vila de Caminha, Freguesia de Nossa Senhora das Neves, Arcebispado de Braga, viúvo que ficou de Dona Rosa Maria Baracho, morador na freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres de Goianinha com Maria Gomes Freyre, filha legitima do Coronel Antonio Dias Pereira e de sua mulher Maria Gomes Freyre, defuntos, viúva que ficou do Tenente Coronel Francisco Xavier Ribeiro, natural e moradora de Aldeia Velha desta Freguesia e Paróquia. Assinam Manuel Gomes Correa, Antonio de Andrade Arahujo e João Gomes Freyre.
Aos sete de Janeiro de mil setecentos e trinta e três anos, na Capela de Nossa Senhora da Soledade de Aldeia Velha da Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação do Rio Grande do Norte, feitas as denunciações na Capela de Santo Antonio do Potegi, na Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Russas do Jaguaribe, donde é morador o contraente, e apresentando o dito um mandado do muito Reverendo Doutor Vigário Geral, diante de quem justificou ter vindo de seu natural, de menor idade, sendo presentes por testemunhas o Capitão Mor da Capitania João de Barros Braga, o Provedor da Fazenda Real, o Capitão Domingos da Sylveira, Plácida da Sylva Freire, mulher do Tenente Faustino da Sylveira e Catherina de Amorim Freyre, mulher do Sargento Mor Joseph Martins de Oliveira, em presença do Reverendo Coadjutor João Gomes Freyre, se casaram o Tenente Coronel Mathias Simoens Coelho, filho legitimo de João Simoens Coelho, e de sua mulher Maria Francisca, naturais da Freguesia de São Pedro de Tamengos, Bispado de Coimbra, e Clara Gomes Freyre, filha legitima do Coronel Antonio Dias Pereira, já defunto, e de sua mulher Maria Gomes Freyre, natural desta dita Freguesia, nela todos moradores e pessoas conhecidas. Assinam Manuel Correa Gomes e João de Barros Braga.
Encontramos dois registros de óbitos de Dona Clara Gomes Freire, sendo um colocado de forma equivocada em um livro de casamento. Segundo esses registros, Dona Clara era casada com Manoel Palhares Coelho e faleceu em 21 de Dezembro de 1787, com a idade aproximada de 53 anos. Há várias contradições nesses registros de óbitos com os registros acima, a menos que tanto Manoel Palhares Coelho, como Clara Gomes Freire, que aparecem no óbito, não fossem as pessoas acima.  Não encontrei filhos do casal, apenas um exposto, Francisco Xavier dos Santos que casou com Catherina Duarte de Azevedo, filha de José Rodrigues Santiago e Marcelina de Abreu Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.