quarta-feira, 2 de março de 2011

Comentários sobre o inventário de Marianna Lopes Viéga

Os inventários são documentos de muita utilidade na Genealogia. Algumas informações que não são encontradas nos registros da Igreja podem aparecer nos inventários, partilhas ou testamentos. Além do mais, tomamos conhecimento de hábitos, costumes, moedas e outras informações de uma determinada época. Hoje vamos escrever sobre algumas pessoas que aparecem no inventário de Mariana Lopes Viégas, uma da filhas nomeadas do Tenente Antonio Lopes Viégas, fundador de Angicos. Noutro artigo trataremos dos bens propriamente.
Segundo o inventário, ela faleceu no dia 31 de Janeiro de 1838. Era casada com Francisco Antonio Teixeira de Souza e deixou como herdeiros os seguintes filhos: José Annes Teixeira de Souza, solteiro, com 24 anos de idade; João Lins, com 18 anos de idade; Francisco menor de 10 anos de idade; Joaquim, menor de 7 anos de idade; Manoel, com 5 anos de idade; e Prudência com 6 anos de idade. Aqui, já se pode observar o distanciamento entre as idades dos filhos. Possivelmente, alguns filhos do casal devem ter morrido.
O inventário foi presidido pelo Tenente Manoel Felippe Raposo da Câmara, Juiz de Órfãos, interino, tendo como Escrivão, Vicente Aires de Souza Monteiro. Manoel Felippe, filho natural de Anna Felícia, casou em 16 de Fevereiro de 1835 com Henriquetta Leocádia Soares da Câmara, filha de Francisco de Borja Soares Raposo da Câmara e Anna Francisca dos Milagres, já destacados em outro artigo. Já Vicente Aires de Souza Monteiro era casado com Joaquina Ernesta de Souza que faleceu, em 31 de Dezembro de 1850, nas Oficinas, com 37 anos de idade. Vicente faleceu, em 13 de Junho de 1875, com mais de 60 anos, viúvo de Cesária Maria da Conceição. Uma filha de Vicente, Maria Joaquina da Conceição, casou com Felipe Brasiliano da Costa, filho de João Evangelista da Costa e Anna Ferreira de Morais.
Foi nomeado como Curador dos menores o tio dos mesmos, João de Deus Gonçalves. Como ele não era irmão de Mariana, então devia ser irmão de Francisco Antonio Teixeira de Souza.
Para fazer a partilha foram nomeados os partidores José Teixeira de Souza e José Alexandre Solino da Costa. O primeiro era irmão do inventariante, pois, Francisco Antonio teve um filho, com sua segunda esposa Joaquina Maria da Conceição, de nome José Teixeira de Souza Sobrinho. José Alexandre Solino era filho de Antonio Barbosa da Costa e Claudiana Francisca Bezerra. Era primo de Mariana, pois, Antonio Barbosa era irmão de Ana Barbosa mãe da dita. José Alexandre casou, em 13 de Agosto de 1834, com Vicência Francisca de Aquilar Bezerra, e era irmão de João Evangelista, citado acima, e ambos irmão do meu tetravô Antonio Francisco Bezerra da Costa.
Como avaliadores foram nomeado, Alexandre Francisco Pereira Pinto e Francisco de Paula Rodrigues de Paiva. Não tenho informação sobre Francisco de Paula. Quanto a Alexandre Francisco era filho de João Pereira Pinto e Michaela Archangela, e, portanto; era primo da falecida, pois Mariana era irmã de Michaela. Uma filha do casal Alexandre Francisco Pereira Pinto e Damásia Francisca dos Santos Leal, de nome Josefa Carolinda Maria Rosalinda, casou com João Felippe Teixeira de Souza, filho de José Teixeira de Souza, um dos partidores acima. Depois João Felippe enviuvou e casou com Quitéria Olímpia, filha do tutor dos órfãos menores, João de Deus Gonçalves.
Mais dois personagens aparecem nesse inventário, ambos devedores do casal Francisco e Mariana: Francisco Lopes Viégas e Alexandre José da Trindade. Como já comentado aqui em outros artigos, os nomes entre os Viégas se repetiam muito. Mas, talvez esse Francisco Lopes seja o irmão de Mariana. Alexandre José da Trindade, morador em Santana do Matos, era filho de Manoel Thomaz da Trindade e Felipa Barbosa da Costa.  Casou em 21 de Abril de 1830, com Izabel Dias Borba, filha de Antonio Francisco Taveira e Francisca da Costa Martins, com dispensa de 2º grau de consangüinidade e afinidade ilícita. Essa Felipa pode ser da família de João Barbosa da Costa, avô de Mariana Lopes Viégas. Sobre os herdeiros damos as informações que se seguem.
Manoel Barbalho Teixeira de Souza casou, em 28 de Janeiro de 1856, com Francisca Oliveira da Anunciação, filha de Francisco Lopes Viégas (outro) e Maria Josefa de Oliveira; José Annes Teixeira de Souza casou, em 2 de Fevereiro de 1859, com Maria Cordolina do Amor Divino, filha de Antonio Lopes Viégas e Anna Manoella; João Lins Teixeira de Souza casou com Izabel Felippina Lopes Viégas. Uma filha desse casal, Maria Izabel da Conceição de Maria, casou, em 29 de Novembro de 1871, com meu tio bisavô, Miguel Francisco da Costa Machado Junior.
Sobre Prudência a única informação que tenho é que nasceu em 28 de abril de 1833. Joaquim nasceu em 15 de Fevereiro de 1832.
Pelo que se viu acima, os envolvidos no inventário, quase todos, eram parentes. Em artigo próximo escreveremos sobre os bens que foram relacionados no inventário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.