quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Uruaçu: sobreviventes e descendentes (IV)

Uruaçu, sobreviventes e descendentes (IV)
Manoel Maurício no documento Memória da família de Utinga escreveu que  a oitava filha de Francisco Xavier de Sousa Jr.  e Bernarda Dantas da Silveira, Theresa de Jesus Xavier, casou com o Alferes Manoel Varella Junior e desse matrimônio teve três filhos e uma filha, a saber: Francisco Xavier de Sousa, Manoel, José e Luisa Xavier de Jesus. Nos livros da Igreja encontramos o registro desse casamento que transcrevemos aqui.
"Aos trinta de outubro de mil oitocentos e dezesete pelas dez hora do dia, na Capela de Nossa Senhora do Socorro de Utinga: depois de feitas as denunciações, na forma do Sagrado Concilio Tridentino, nesta Freguesia aonde ambos os nubentes são moradores e a nubente natural, na Freguesia de Assu, naturalidade do Nubente: e não constando canônico ou civil impedimento o que se vê dos banhos que ficam em meu poder: em minha presença e das testemunhas o Capitão Manoel Varella Barca casado e o Capitão Francisco Xavier de Sousa Junior, viúvo, aquele morador no Assu  e este nesta freguesia, ambos brancos, e pessoas de mim bem conhecidas, se cazaram em face da Igreja solenemente, e por palavras de presente Manoel Varella Barca Junior, filho legitimo de Manoel Varella Barca e Dona Luzia Florência da Sylva com Dona Thereza de Jesus Xavier, filha legitima do Capitão Francisco Xavier de Sousa Junior e Dona Bernarda Dantas Xavier da Silveira. E logo o dito, digo, e logo lhe dei as benções segundo o Rito e Cerimônias da Santa Madre Igreja. Do que tudo fiz este termo que por verdade assinei. Feliciano José Dornelles. Vigário Colado."
Theresa de Jesus Xavier era bisneta de Isabel Rodrigues Santiago e Salvador de Araújo Correa, portanto uma das descendentes de Antonio Vilela Cid e Estevão Machado de Miranda.
Outra família que cruza o caminho dos descendentes dos mártires é  Morais Navarro.
Segundo o documento de Utinga, a segunda filha de Isabel Rodrigues Santiago, Lourença de Araújo Correa casou com o português Bento José Taveira, e desse matrimônio teve os seguintes filhos: Alexandre José Taveira, o Capitão Salvador Maria da Trindade, Maria Soares e Ana Soares. Mas, os livros da Igreja registram outros fatos. Acredito, pelo fato de Lourença ter casado  com o viúvo Luis Soares Correa, que ela casou, posteriormente, uma segunda vez. Consta no registro de casamento, a informação abaixo:
Na data de três de Agosto de 1734, na Capela de Nossa Senhora do Socorro da Utinga, da Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação do Rio Grande do Norte, casaram Luiz Soares Correa, filho de Manoel Soares e de sua mulher Maria Domingues, viúvo que ficou de sua primeira mulher Anna Maria de Mello, e Lourença Araújo, filha do Sargento Mor Salvador de Araújo Correa e de sua mulher Isabel Rodrigues Santiago. As testemunhas foram Sargento Mor Antonio Rodrigues Santiago, tio de Lourença, Custódia do Sacramento mulher do dito, e Rosa Maria mulher do Sargento Mor Manoel Teixeira Casado.
Agora, vamos ao registro de batismo de Lourenço para confirmar que Maria Soares era filha na verdade de Lourença de Araujo Correa com Luis Soares Correa e não com Bento José Taveira.
"Lourenço filho legítimo do Capitão Mor Joaquim de Moraes Navarro e de D. Maria Soares naturaes  desta Freguesia neto paterno do Sargento Mor José de Moraes Navarro natural de S. Paulo e de Dona Francisca Bezerra da Silva já defuntos, natural da Parahiba e pela materna de Luiz Soares, já defunto, natural de Minas e de Lourença Arahujo Correa natural desta Freguesia nasceu aos quatorze de Março de mil setecentos oitenta e seis e foi baptizado aos vinte e dois de Abril do dito ano de licença minha com os Santos Óleos pelo vigário da Villa de Extremoza Valentim de Medeiros Vasconcellos na Capela de Sam Gonçalo do Potegi desta Freguesia e foram Padrinhos o Capitão Manoel Álvares de Moraes, solteiro e D. Anna Poderosa filha do Capitão Mor Joaquim de Moraes Navarro e não se continha mais no assento que me veio, do que mandei fazer este assento em que por verdade me assino. Pantaleão da Costa Araújo. Vigário do Rio Grande."
Outro registro, batismo de Rosa, dá conta que Ana Maria Soares é filha de Lourença de Araújo Correa e Luiz Soares Correa e, não de Bento José Taveira. No batismo referido,  Rosa é filha dela, Anna Maria Soares e de seu marido Francisco Delgado Barbosa Junior.
Possivelmente, os outros dois Alexandre José Taveira e Salvador Maria da Trindade sejam filhos de Lourença com Bento José Taveira.
Outra família que cruza o caminho dos descendentes de Antonio Vilela e Estevão Machado é Cabral de Macedo. Uma filha de Salvador de Araújo Correa e Isabel Rodrigues Santiago, de nome Joana Rodrigues Santiago, casou com João Rodrigues Seixas. Um dos filhos deste último casal, Antonio Rodrigues Santiago, que tem o mesmo nome de um irmão de Isabel, casou com Maria Inácia Cabral de Macedo. Segundo Analúcia, pesquisadora lá do Açu, Maria Inácia era filha de Antonio Cabral de Macedo e de Josefa Martins de Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.