sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Umbelina = pequena sombra

Umbelina = pequena sombra
Quando comecei a procurar informações sobre os Umbelinos tive algumas dificuldades para encontrar um ponto de partida. Depois, sabendo que o Desembargador e Vice-Governador  Tomaz Salustino era da família, tentei localizar alguma coisa sobre ele. Na internet todas tentativas me levaram para a mina Brejuí ou mineração Tomaz Salustino. Além disso, como tinha encontrado muitas pessoas com o nome Umbelina nos registros da Igreja procurei saber o significado desse nome. Minha mente sugeria três hipóteses: uma santa, alguma coisa relacionada ao umbigo ou a palavra umbrella. Coisas da mente. Nessas primeiras tentativas não consegui nenhuma informação. Agora, após o artigo sobre os Umbelinos voltei a procurar. Desta vez tive mais sorte. Na internet, depois de muitas procuras, descobri que havia uma Santa Umbelina. Sua data era 21 de Agosto e ela era irmã de São Bernardo de Claraval. Com certeza ela deveria estar presente naqueles calendários com um bloco de folhinhas. Em cada folhinha do bloco havia os nomes dos santos do dia.
Em outros sites, de forma simples, havia a informação que era uma palavra latina que significava pequena sombra. Na verdade minha mente tinha dado uma dica, pois a palavra umbrella em inglês ou italiano é guarda-chuva ou sombrinha.
Quanto ao artigo sobre os Umbelinos recebi alguns comentários. Anderson reforça que o Capitão José Gomes de Melo era casado com Urcula Francelina de Jesus de Macedo, filha de Antonio Ferreira de Macedo e Tereza Maria da Conceição de Macedo e que o túmulo do casal ainda resiste impávido no Cemitério de Currais Novos.
O meu amigo jornalista e escritor Luiz Gonzaga Cortez Gomes de Melo informa que era filho de Manoel Genésio Cortez Gomes, filho de José Gomes de Melo Junior irmão de Manoel Salustino e Francisco Umbelino. Diz mais que conhece Uilame Umbelino que é filho de Francisco Umbelino Neto (Seu Pindoba) e os irmãos Roberto Umbelino e o finado Munheca filhos de João Umbelino. Informa, ainda, que José Xavier Gomes fez uma pesquisa sobre os Gomes nos Cartórios de Campo Redondo e Currais Novos e que teria deixado um livro inédito. Ele ficou de conferir com a viúva Diva, prima de José Xavier Gomes, que mora em Cidade Satélite. Cortez estranhou o Título do Livro de Sebastião de Sebastião Bastos. Para ele, o Título seria "No roteiro dos Azevedo e outras famílias do Nordeste". Ele está certo. Na verdade tirei o nome que escrevi no artigo anterior  de um livro cópia, cujo título anunciado naquele artigo foi equivocadamente colocado na capa encadernada. Cortez, por sugestão minha, ficou de entrar em contato com Ormuz que faz um trabalho sobre o Barão de Araruna (irmão de Antonio Ferreira de Macedo e seus familiares e precisa de maiores informações dos parentes do mesmo. Cortez avisa que vai visitar Araruna no início do próximo mês.

Francisco Umbelino Neto (Seu Pindoba) era um católico fervoroso, devoto de Santa Rita, e por isso colocou nas filhas nomes religiosos: Joana D' Arc, Maria das Graças, Tereza Neuma, Ruth e Raquel. Esta última pede para conferir os nomes das tias Nitinha e Elima. Segundo ela seus nomes eram respectivamente Rita de Cássia e Margarida Guilherme. Mas Fernando Paiva (Nando, filho de Tia Nitinha e Benedito Paiva)  informa que tia Nitinha era Rita no cartório e Rita de Cássia no  batismo. Quanto a tia Elima seu nome seria, na verdade, Margarida Elima, o que foi confirmado por Zizi e Terezinha filhas dela. A outra filha de José Umbelino  de Macedo Gomes seria Maria Elita e não Elita. Enfim, são as discussões que geram correções e  promovem as reconstituições com mais fidedignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.