segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Um bom padrinho

Qualquer que seja o lugar, qualquer que seja o tempo, ali estará o tráfico de influencia.  Lembramos que "o bom ladrão" conseguiu um bom lugar no céu quando estava na cruz. Jerônimo de Albuquerque concedeu Sesmarias para dois filhos que deu o que falar. O tráfico de influencia começa, muitas vezes, com a proteção que os pais querem dar aos seus filhos, a partir da escolha dos padrinhos.
Padrinho e madrinha são personagens vivas de nossas infâncias. Sempre há briga entre irmãos quando a questão é relativa aos padrinhos de cada um. Nada melhor do que um bom padrinho e nada mais frustrante do que um padrinho mal escolhido.
Nos batizados que encontrei, havia a presença constante de avós, tios e irmãos entre os padrinhos. Os avós nem sempre era o casal, mas um avô de cada lado. Os tios da mesma forma. Mas havia, também, escolhas para padrinhos de pessoas com algum destaque, naquela época. Padrinho lembra o dicionário, é a mesma coisa que protetor. Vejamos alguns exemplos.
Vicente Maria da Costa Avelino e Ana Bezerra da Natividade escolheram para padrinhos do seu filho, Jornalista Pedro Avelino, o futuro Barão do Açu, Luiz Gonzaga de Brito Guerra, e Anna Teixeira de Sousa, em 1861. Para Cecília, que faleceu pouco tempo depois, foram escolhidos o republicano e primo de Pedro Velho, João Avelino Pereira de Vasconcelos e Maria Silveira da Conceição, em 1878.
Francisco Avelino da Costa Bezerra, irmão de Vicente Maria da Costa Avelino, e Josefa da Costa Torres escolheram para padrinhos do seu filho, Cícero Torres Avelino, o Bacharel Jose Moreira Brandão Castello Branco, e Justina Deodata Moreira Brandão, em 1884. Moreira Brandão foi Secretário de Governo e deputado. Cícero era meu avô materno.
João Felippe da Trindade e Francisca Ritta Xavier da Costa escolheram para padrinhos de André Avelino Trindade, meu tio avô, o futuro Barão de Ceará Mirim, Manoel Varela do Nascimento e sua mulher Bernarda Varela Dantas, em 1854. Os padrinhos eram os donos da Fazenda Santa Luzia, onde viviam os Trindades.
O Major José Martins Ferreira, do seu relacionamento com Delfina Maria dos Prazeres, escolheu para padrinhos de quatros filhos, como segue: Manoel José Martins, que nasceu em 1830, teve como padrinhos, o Capitão Silvério Martins de Oliveira e Joana Nepomucena; José Alves Martins, que nasceu em 2 de Julho de 1831, teve com padrinhos, Pedro Álvares Ferreira e Francisca Martins Ferreira; Josefa Martins Ferreira, que nasceu em 1 de Janeiro de 1831, teve como padrinhos Manoel Antonio de Sousa e sua mulher Thomásia Martins Ferreira; Joaquim José Martins Ferreira, que nasceu em 6 de Abril de 1834, teve como padrinhos Manoel José Fernandes e sua mulher Anna Martins Ferreira. Anna e Thomásia eram irmãs do Major. Quanto a Pedro e Francisca suponho que fossem, também, irmãos do Major. Quanto a Silvério não encontrei nenhuma relação com José Martins Ferreira.
Em 1835, o Major José Martins Ferreira já estava casado com Josefina Maria Ferreira, sobrinha do Coronel de Milícias de Pernambuco Bento José da Costa. Para os quatro filhos, cujos batismos encontramos, escolheu para padrinhos pessoas ligadas a Bento. Para José, nascido em 5 de Março de 1837, os padrinhos foram o Capitão João Martins Ferreira, avô do batizado, e Anna Maria Theodora, esposa ou filha do Coronel Bento; já Francisco Martins Ferreira, meu bisavô, nascido em 7 de Outubro de 1841, teve como padrinhos o Tenente Coronel José Ramos de Oliveira e sua mulher Dona Maria da Costa, ele fundador da Companhia Beberibe de Águas do Recife, deputado e herdeiro do Engenho Ipojuca, ela filha de Coronel Bento; João Martins Ferreira, que nasceu em 22 de junho de 1840, teve como padrinhos Pedro Álvares Correia e Maria Teodora da Costa Pires, esta última conhecida como a noiva da revolução de 1817, e filha do Coronel Bento; para a última filha encontrada do Major José Martins Ferreira, Maria, os padrinhos foram Bento José da Costa Junior e sua mulher Emília Julia Pires Ferreira, ele sócio de José Ramos de Oliveira na Companhia Beberibe, deputado e filho de Bento José da Costa, e ela filha de Gervásio Pires Ferreira que presidiu Junta Governativa em Pernambuco.
Por fim, informamos que em primeiro de Setembro de 1877 nascia Vicente, filho de Renovato José da Silva e Cândida Maria dos Anjos. Os padrinhos de Vicente foram o Doutor Vicente Simões Pereira de Lemos, e sua mulher Dona Maria Alexandrina Bulcão de Lemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.