segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Francisca Bella Carneiro de Mello

É a partir de Francisca Bella Carneiro de Mello que pretendemos rastrear as origens do pai dela, João Gomes Carneiro, pois, suspeitamos que ele descenda do português de Lisboa, João Gomes Carneiro, que era casado com Anna Ferreira de Miranda.

Francisca Bela Carneiro de Mello nasceu no ano de 1848, como podemos ver do seu batizado que transcrevemos a seguir.

Francisca, branca, filha legitima de João Gomes Carneiro e Anna Joaquina Teixeira de Sousa, nasceu a vinte de Abril e foi batizada a trinta de Maio de mil oitocentos e quarenta e oito pelo Padre Silvério Bezerra de Menezes, com os Santos Óleos, de minha licença, na Capela de Nossa Senhora da Conceição de Macau; foram padrinhos Antonio Teixeira de Sousa e Francisca Joaquina Gomes. Do que para constar fiz lançar este termo em que me assino. Manoel Januário Bezerra Cavalcante. Vigário Colado de Assú.

 Uma irmã de Francisca, de nome Maria Florentina Carneiro de Melo, nascida em cinco de Junho de 1855, foi batizada na Matriz de São José de Angicos. Nesse batismo, João Gomes Carneiro é dado como natural da Freguesia da Cidade do Natal. Outro irmão de Francisca Bella, de nome Antonio, nascido em 7 de Fevereiro de 1845, foi batizado pelo Padre Felis Alves de Sousa, na Fazenda São José, da Freguesia de Angicos. Vejamos a seguir o casamento de Francisca Bella, que casou com 16 anos incompletos.

Aos vinte de Janeiro de mil oitocentos e sessenta e quatro, às dez horas da noite na Fazenda Conceição, Freguesia de Santa Anna do Mattos, precedendo dispensa das Canônicas Denunciações, Confissão, e Exame da Doutrina Cristã, em minha presença e das testemunhas Francisco Horácio da Silveira Borges, casado, José Francisco Alves de Sousa, solteiro, se unirão em matrimonio, por palavras de presente, e receberão as Bênçãos Nupciais, os meus fregueses Cosme Teixeira de Carvalho, digo Xavier de Carvalho, e Francisca Bella Carneiro de Mello, moradores nesta mesma Freguesia, filhos legítimos; ele, de Vicente Ferreira Xavier da Cruz e de Maria Ignácia Rosalinda Brasileira; e ela, de João Gomes Carneiro, e de Anna Joaquina Teixeira de Sousa. Do que fiz este assento, pelo qual faço este termo em que assino. O Vigário Felis Alves de Sousa.

Nesse registro acima, observamos que José Francisco Alves de Sousa, ainda era solteiro nessa data. Depois, em Junho do mesmo ano, veio a se casar com uma irmã de Cosme, Maria Ignácia Teixeira do Carmo. Eram os pais do capitão J. da Penha.

Entre os filhos do casal, Cosme e Francisca Bella, citamos Cosme Teixeira Xavier de Carvalho Filho, casado com Joana Gomes da Costa Torres; Vicente Ferreira Xavier da Cruz (segundo do nome), casado com Maria Segunda Pereira Pinto; Maria Ignácia de Carvalho, casada com José Tito Teixeira de Sousa; Ana Xavier Teixeira de Carvalho, casada com Francisco de Sousa Monteiro; e Gonçalo Teixeira de Carvalho.

Entres os netos do casal, Cosme e Francisca Bella, estão: Maria Joaquina, com seus filhos Valdomiro e Tarcisio Carvalho; Francisca da Chagas, com seu filho Monsenhor Lucilo Machado; Anna do Carmo, com seu filho José Tito Filho; Francisco Tito, com seu filho Hidelbrando; Egézipo Monteiro com sua filha Maria de Lourdes; e  Luiz de Carvalho.

João Gomes Carneiro deveria ter muitas terras pelo interior do Rio Grande do Norte, pois vamos encontrá-lo em varias partes. Vimos que ele batizou Francisca Bella em Macau. Em 1867, foi feito um batismo em Cacimbas do Viana, de Joana, escrava dele. Nessa mesma Cacimbas do Viana, João Gomes Carneiro e sua filha Maria Florentina foram padrinhos de batismo. Ainda, em 25 de Agosto de 1850, foi testemunha junto com o Major José Martins Ferreira, em Cacimbas do Viana, do casamento do filho deste último Manoel Martins Ferreira com Prudência Maria Teixeira. Vejamos mais dois casamentos de irmãos de Francisca Bella.

Em vinte e oito de Novembro de 1861, na Vila de Angicos, uma filha de João Gomes Carneiro e Anna Joaquina Teixeira de Sousa, de nome Maria Leocádia Teixeira de Sousa, casou, com dispensa de sanguinidade, com José Odorico da Costa Ferreira, filho de Antonio Martins Wladislau da Costa e Antonia Teixeira de Sousa, sendo testemunhas Francisco Justiniano Teixeira de Sousa e Antonio Honório de Azevedo. No registro deste casamento consta que Maria Leocádia era natural da Freguesia de São Gonçalo.

Em dez de Julho de 1871, no Sitio São Joaquim, Maria Florentina, já citada acima, casou, com dispensa de sanguinidade, com João Viterbino Gomes Carneiro, filho de Manoel Gomes Carneiro e Francisca Xavier de Miranda Henriques, sendo testemunhas José Odorico da Costa Ferreira e Francisco Coelho de Assis. Nessa data, João Gomes Carneiro já era falecido. João Viterbino era natural da Freguesia de São Gonçalo.

No próximo artigo escreveremos sobre João Gomes Carneiro, o português de Lisboa, que provavelmente era ascendente de Francisca Bella Carneiro de Mello. A partir dos registros que apresentaremos, ficará aberta a discussão sobre essa hipótese. A falta de alguns documentos dificulta uma conclusão mais precisa.

Pós-escrito: Aos 29 de setembro de 1884, faleceu Francisca Bella Xavier de Carvalho, natural e moradora nesta Freguesia, livre, casada que era com Cosme Teixeira Xavier de Carvalho, com 36 anos de idade, brasileira, sendo sua profissão - ocupação doméstica, e causa da morte - parto; e lugar do óbito, no domicílio, e seu cadáver, por mim solenemente encomendado, foi sepultado no Cemitério Público desta Vila, aos 30 do dito mês e ano; do que mandei fazer este termo em que assino. O Vigário Felis Alves de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.