domingo, 20 de fevereiro de 2011

Os habitantes da Ilha de Manoel Gonçalves (II)


Os Habitantes da Ilha de Manoel Gonçalves (II)

Nestor Lima, no trabalho sobre Macau, diz o seguinte: “Desabitada, a princípio, quando outros pontos como Alagamar e a Ilha de Manoel Gonçalves eram povoados, Macau teve como primeiros habitantes e povoação os portugueses Capitão João Martins Ferreira, seus quatro genros, Antonio Joaquim de Sousa, José Joaquim Fernandes, Manoel José Fernandes e Manoel Antonio Fernandes, além de Manoel Rodrigues Ferreira, João Garcia Valadão, Francisco José da Costa Coentro, Elisiário Cordeiro e o brasileiro Jacinto João da Hora, que habitavam a Ilha de Manoel Gonçalves e de lá se mudaram para a incipiente povoação de Macau”.

Câmara Cascudo, em uma nota inédita, no trabalho de Eugenio de Castro, “A Ilha de Manoel Gonçalves”, acrescenta, na relação acima, José (Martins Ferreira), filho de João Martins. Continuando, reclama, “os quatro genros têm nomes controvertidos. Noutras informações, deram-me gente diversa”. No artigo anterior  falamos sobre alguns desses personagens, dando-lhes mais vida, através de documentos sobre esposas e filhos. Vamos fazer o mesmo com os nomes restantes e outros mais que circulavam pela Ilha.

Jacinto João da Ora (grafia que aparece nos documentos), o brasileiro, era casado com Adrianna (de Jesus) Pereira dos Santos e morreu em 1853, viúvo, e com a idade de 70 anos. Os dois foram padrinhos de batismo, em 1845, de Elmira Perpetua (que casou em 1877, no Taboleiro Alto, com Manoel Correia de Melo Filho), filha de Francisco José de Mello Guerra (Professor de primeiras letras em Macau, em 1844) e Maria Francisca de Miranda. Foram padrinhos, também, de Targino, filho do Capitão e vereador Francisco Trajano Xavier da Cunha e sua mulher Senhorinha Clara dos Anjos, em 1832, em oratório particular.

Elisiário Antonio Cordeiro, português de Lisboa, era casado com Antonia Silvéria de Oliveira, e teve os seguintes filhos: João (padrinhos Silvério Martins de Oliveira e Joanna Nepomucena), Joaquim (padrinhos Silvério e Joanna, na Ilha de Manoel Gonçalves), Manoel (padrinhos Francisco Coentro e Anna Joaquina), Guilherme que morreu com 9 anos, em Macau e Maria . No ano de 1844, em Macau, foi padrinho de casamento de Luis Francisco de Melo e de Manoel Francisco Lima de Oliveira.

 Francisco José da Costa Coentro (Cuentro), português, casado com Anna Joaquina das Neves, teve os seguintes filhos: Cândida (padrinhos Silvério e Joanna), Francisco (padrinho Silvério e Joanna), Emygdio que morreu em 1848 e Horácio (padrinhos José Ignácio de Loyola e Francisca de Loyola).  O casal foi padrinho, em Macau, de Manoel, filho de Francisco Pereira de Santa Anna e Anna Francisca de Santa Anna.

João Garcia Valadão, português, era casado com Isabel Rodrigues de São José, que faleceu em 1830. Eles foram padrinhos do casamento de José Francisco Jorge e Maria Joana da Conceição, em Macau, em 1844. Há, também, registros de batismos de filhos de seus escravos Noberto e Anna, em 1832, na Ilha de Manoel Gonçalves.

Manoel Rodrigues Ferreira, português, era casado com Isabel Martins Ferreira. Os dois eram pais de Félix Rodrigues Ferreira (Fundador da Vila de Pendências) e de Joaquim Rodrigues Ferreira (fundador de Alto dos Rodrigues). Encontramos ainda o registro dos seguintes filhos: Josefa (1839), Luiz (1831), João (1836) que teve como padrinhos Manoel Rodrigues Ferreira Junior e sua irmã Maria Martins, lá em Boa Vista. Há ainda, Anna, que morreu em 1851 com 22 anos.
Sobre os genros obtivemos as seguintes informações que podem nos ajudar a recompor, aos poucos, mais dado sobre a nossa Ilha.
 José Joaquim Fernandes era casado com Maria Martins Ferreira . Eles foram padrinhos de Josefa, filha natural de José Martins Ferreira, em 1833 na Ilha.
 Manoel José Fernandes era casado com Anna Martins Ferreira. Foram padrinhos de Anna, filha de Manoel Alves da Silva e Josefa Martins Ferreira, em 1850, em Macau. Entre os filhos, citamos: Joanna (1851), Manoel (1846), José (1844), Maria Petronilla Fernandes que casou com o português Balthasar de Moura e Silva em 1854.
 Manoel Antonio Fernandes era casado com  Maria Martins de Pureza e os dois foram padrinhos de Joaquim, outro filho natural de José Martins Ferreira, em 1834. Ainda, em 1834, foram padrinhos, na Ilha, de Luiz, filho de Manoel Álvares Lessa (possivelmente, parente de Josefa Clara Lessa)
  Antonio Joaquim de Sousa era casado com Thomásia Martins Ferreira. Eram pais de Antonia que, em 1848, foi batizada tendo como padrinhos Pedro Alves Ferreira e Clara Maria Fernandes. Outro filho era João, que foi batizado em 1845, tendo como padrinhos Balthasar de Sousa e Maria Martins Ferreira.
Silvério Martins de Oliveira, que aparece como padrinho em vários batismos, também veio da Ilha. Foi o primeiro administrador da Mesa de Rendas Estaduais de Macau. Era casado com Joanna Nepomucena de Jesus.

2 comentários:

  1. MANOEL RODRIGUES FERREIRA E IZABEL MARTINS FERREIRA
    SEUS FILHOS:

    1. LUIZ RODRIGUES FERREIRA (Nasceu em 13/11/1831)
    2. JOÃO RODRIGUES FERREIRA (Nasceu aos 13/01/1836, era avô do escritor Manoel Rodrigues de Melo).
    3. MANOEL RODRIGUES FERREIRA JÚNIOR (Manoel Rodrigues Ferreira Junior casou, em 25 de Maio de 1849, com Belmira Amorosa da Silveira Borges, filha legitima do Capitão João da Silveira Borges e de Anna Maria de Araujo. Belmira faleceu em 1865 com a idade de 38 anos).
    4. MARIA RODRIGUES FERREIRA
    5. JOAQUIM RODRIGUES FERREIRA (Fundador do ALTO RODRIGUES, casou, em 21/10/1873, com Ricardina Hermelinda Cavalcante, após ficar viúvo de Dona Generosa da Silveira Borges.)
    6. FÉLIX RODRIGUES FERREIRA (Fundador de Pendências, casou, em 7/08/1860, com Maria Romana de Melo, após ficar viúvo de Joanna Baptista do Sacramento. Eram pais de Maria Romana, Antonio Joaquim de Mello e Joaquina Francisca de Mello. )
    7. JOSEFA RODRIGUES FERREIRA (Nasceu em 31/12/1839, e casou, em 28 de Abril, de 1855, com o cearense, Raimundo Candido d’Oliveira Rebouças, filho de Salvador d’Oliveira Rebouças e Maria Francisca de Jesus)
    8. LUÍSA MARIA FERREIRA (casou em 11 de Setembro de 1851, com José Raimundo de Mello, filho legítimo de José Carlos de Mello, e de Francisca Ferreira Porciúncula)
    9. ANA RODRIGUES FERREIRA (morreu aos 22 anos de idade).

    LENDO UM DOS SEUS BLOGS. FIZ UM RESUMO DE UM DELES QUE DIZ RESPEITO A MINHA FAMÍLIA PATERNA, MEU PAI TAMBÉM CHAMAVA-SE MANOEL RODRIGUES FERREIRA, NASCEU EM VARZEA CERCADA, MACAU/RN, EM 21/03/1921 E ERA FILHO DE SAMUEL RODRIGUES FERREIRA E FRANCISCA RODRIGUES DE MELO, GOSTAVA DE SABER QUEM FOI O PAI DO MEU AVÔ SAMUEL. QUE PARENTESCO ELE TINHA COM O SR PORTUGUÊS MANOEL RODRIGUES FERREIRA. DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  2. Vou ver se descubro alguma coisa sobre Samuel

    ResponderExcluir

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.