domingo, 20 de fevereiro de 2011

Os habitantes da Ilha de Manoel Gonçalves (I)

Os Habitantes da Ilha de Manoel Gonçalves (I)

Laços familiares e os mistérios me levam de volta a Atlântida de Edgar Barbosa. A Ilha que mergulhou, para fazer crescer a Ilha de Macau, mereceu destaque por parte de várias pessoas ilustres e merece mais estudos sobre a sua existência. Depois do último trabalho, aqui mesmo publicado, surgiram mais informações que necessitam divulgação para os nossos estudiosos. O administrador das 13 léguas de terras de Bento José da Costa, e morador mais famoso da Ilha de Manoel Gonçalves, João Martins Ferreira, que deu início a povoação de Macau, é citado por Manoel Rodrigues de Melo, em um artigo sobre o Saque da Ilha, em 1818: “português rico e qualificado, escrevia diretamente ao Governante José Inácio Borges: Eu tenho aviso de Pernambuco do Coronel Bento Joze da Costa, que nas águas próximas da Lua nova, despedia a Sumaca Xica, e em Janeiro o Brigue São Manoel”.
É importante, para compreender melhor a história das duas Ilhas, algumas informações mais detalhadas da família de João Martins, e da relação dele com o Capitão Bento José da Costa. Iniciemos apresentando sua esposa através do batizado do filho do Capitão e Vereador da Câmara Municipal de Macau, Francisco Trajano :
“José, branco, filho legítimo de Francisco Trajano Xavier da Cunha, e de sua mulher Senhorinha Clara dos Anjos, moradores nesta Freguesia, nasceu aos oito de Setembro de mil oitocentos, e trinta e quatro, e foi baptizado solenemente com os Santos óleos aos dezesseis de mesmo mês e ano em um oratório privado, pelo Reverendo Frei Antonio de Jezus Maria Lobo, de minha licença; foram Padrinhos João Martins Ferreira, e sua mulher Josefa Clara Lessa por procuração que apresentou Antonia Bernarda Achyoles; do que para constar mandei fazer este assento; em que assino. O Vigário João Theotonio de Souza e Silva.”
Em 1832, Josefa Clara Lessa e seu filho, José Martins Ferreira foram padrinhos em um batismo na Ilha famosa:
“Felis, filho legítimo de Joze Felis, e de Francisca Ignácia, moradores nesta Freguesia, nasceu a vinte cinco de Maio de mil oitocentos, e trinta e dois, e foi batizado solenemente com os Santos Óleos, na Capela da Ilha de Manoel Gonçalves, aos dez de Junho do dito ano, pelo Reverendo Frei Antonio de Jezus Maria Lobo, de licença; foram Padrinhos Joze Martins Ferreira, solteiro, Josefa Clara Lessa, casada; do que para constar fiz este assento, e por verdade assinei. O Coadjutor Pro Pároco Ignácio Damazzo Corrêa Lobo.”
Em 1837, José Martins Ferreira e Josefina Maria Ferreira, meus trisavós, batizaram o filho José, tendo como madrinha, a esposa do Capitão Bento José da Costa, Anna Maria Teodora:
“Joze, branco, filho legítimo de Joze Martins Ferreira e Josefina Maria Ferreira, moradores nesta Freguesia, nasceu a cinco de Março de mil oitocentos  e trinta e sete, e foi baptizado com os Santos óleos na Povoação de Macáo pelo Reverendo Frei Joze de Santo Alberto, aos quinze de Maio do dito ano, de minha licença; foram Padrinhos João Martins Ferreira, casado, e Anna Maria Theodora, por Procuração  sua que apresentou Josefa Clara Lessa; do que para constar mandei fazer este assento , e por verdade assinei.
Vigário João Theotonio de Sousa e Silva.”
Bento José da Costa era tio de Josefina e pai de Maria Theodora, esposa do Chefe da Revolução Pernambucana de 1817, Domingos José Martins. No próximo artigo faremos o registro de outros habitantes da Ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.