sábado, 26 de fevereiro de 2011

Manoel Rodrigues Ferreira

Na lista dos primeiros povoadores de Macau, oriundos da Ilha de Manoel Gonçalves, consta o nome do português Manoel Rodrigues Ferreira. O registro que prova sua nacionalidade é o batismo do filho Luiz. Vamos a ele, portanto:
"Luiz, branco, filho legitimo de Manoel Rodrigues Ferreira, e Izabel Martins Ferreira, natural, ele de Portugal, ela de Assú, moradores nesta Freguezia, nasceu à treze de Novembro de mil oitocentos e trinta e um, e foi batizado com os Santos Óleos nas Officinas do Assu, aos quatorze do mesmo mês e ano, pelo Reverendo Vigário da mesma Joaquim José de Santa Anna, de minha licença; foram Padrinhos Nossa Senhora da Conceição, e Vicente Ferreira, solteiro: do que para constar mandei fazer este assento e por verdade assinei. O Vigário João Theotonio de Sousa e Silva."
Com esse sobrenome, imaginei que pudesse haver algum parentesco de Izabel com o Capitão João Martins Ferreira, pois, meu pai, Miguel Trindade Filho, afirmava, em carta a um sobrinho, que os Rodrigues do Baixo Açu e Macau eram do Clã do velho José Martins Ferreira. Não consegui nenhuma prova disso, até agora. Aliás, papai desconhecia a existência do Capitão João Martins Ferreira, seu trisavô, e, por isso, deslocava informações relativas a ele para o filho, o Major José Martins Ferreira. Esses equívocos são muito comuns em quase todas as famílias.
Há um registro de  outro filho, de nome João, que nasceu aos treze de Janeiro de 1836, e foi batizado, em dois de Junho do dito ano, na Fazenda Boa Vista, tendo sido padrinhos Manoel Rodrigues Ferreira Junior e Maria Martins, solteiros, ambos filhos de Manoel Rodrigues Ferreira e Izabel Martins Ferreira. Esse batizado era João Rodrigues Ferreira, avô do escritor Manoel Rodrigues de Melo.
Esse Manoel Rodrigues Ferreira Junior casou, em 25 de Maio de 1849, com Belmira Amorosa da Silveira Borges, filha legitima do Capitão João da Silveira Borges e de Anna Maria de Araujo. Belmira faleceu em 1865 com a idade de 38 anos.
Os dois filhos mais conhecidos de Manoel Rodrigues Ferreira e Izabel Martins Ferreira eram Joaquim Rodrigues Ferreira e Felix Rodrigues Ferreira, que são considerados como fundadores de Alto do Rodrigues e Pendências, respectivamente.
O Capitão Joaquim Rodrigues Ferreira casou, em 21 de Outubro de mil oitocentos e setenta e três, com Ricardina Hermelinda Cavalcante, após ficar viúvo de Dona Generosa da Silveira Borges. Foram testemunhas o Capitão João Avelino Pereira de Vasconcelos (primo de Pedro Velho e um dos fundadores do Partido Republicano) e o Capitão Eufrásio Alves d'Oliveira.
Felix Rodrigues Ferreira casou, em 7 de Agosto de mil oitocentos e sessenta, com Maria Romana de Melo, após ficar viúvo de Joanna Baptista do Sacramento. Eram pais de Maria Romana, Antonio Joaquim de Mello e Joaquina Francisca de Mello. Foram testemunhas Francisco Lins Wanderley e Pedro Virgulino de Sousa.
Em 31 de Dezembro de 1839, nasceu Josefa que foi batizada em 19 de Março de 1840, tendo como padrinho Vicente Ferreira de Mello e Maria Rodrigues Ferreira.
Outro registro interessante é o casamento de uma filha de Manoel Rodrigues e Izabel que transcrevo para cá.
"Aos 11 de Setembro de 1851, antecipadamente dispensados no impedimento de consanguinidade com que estavam ligados, em 2º grau atingente aos 1º, simples, pelo Núncio Apostólico, Delegado de Sua Santidade no Rio de Janeiro, e proclamados a estação das Missas, em desobriga em três dias consecutivos, e não existindo outro impedimento além do acima anotado já dispensado, por mandado da Sua Excelentíssima e Reverendíssima, o Senhor Bispo Diocesano Dom João da Purificação Marques Perdigão, como consta do Documento existente em meu poder, na Fazenda Boa Vista d'esta Freguesia interroguei aos Contraentes, meus Fregueses, José Raimundo de Mello, filho legítimo de José Carlos de Mello, e de Francisca Ferreira Porciúncula, e Luisa Maria Ferreira, filha legitima de Manoel Rodrigues Ferreira, falecido, e de Izabel Martins Ferreira, e obtido de ambos, recíproco e livre consentimento, por palavras de presente, uni os em Matrimonio, e logo abençoei os na presença das testemunhas de mim conhecidas Pedro Virgulino de Souza, e Vicente Ferreira  de Mello, casados, e moradores nesta Freguesia,. Do que para constar, faço este assento, em que assino. Felis Alves de Sousa, Vigário Collado de Angicos.
Uma filha de Manoel Rodrigues Ferreira e Izabel Martins Ferreira, Anna Rodrigues Ferreira, faleceu com apenas 22 anos de idade.
Outra filha, Josefa Rodrigues Ferreira (que em alguns registros aparece como Josefa Martins Ferreira), nasceu em 31 de dezembro de 1839, e casou, em 28 de Abril, de 1855, com o cearense, Raimundo Candido d'Oliveira Rebouças, filho de Salvador d'Oliveira Rebouças e Maria Francisca de Jesus, tendo como testemunhas Joaquim Ignácio da Silveira Borges e João Martins Fernandes. Joaquim Ignácio era tio do Barão de Serra Branca, pois era irmão de Maria da Silva Velosa, mãe do dito. Era irmão, também, do Capitão João da Silveira Borges, citado mais acima.
Manoel Rodrigues Ferreira e Izabel Martins Ferreira deixaram uma grande descendência. O escritor Manoel Rodrigues de Melo, bisneto do casal, estava fazendo um trabalho sobre os Rodrigues Ferreira. Segundo ele, em carta a Ricardo Rodrigues Ferreira, neto de Manoel Rodrigues Ferreira, já tinha uma farta documentação.
Aqui, nestes artigos semanais, apresento alguns descendentes dos personagens que passaram pela Ilha de Manoel Gonçalves. É preciso que cada descendente procure mais informações,  para que possamos, no futuro, reescrever a história da nossa Ilha misteriosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.