segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Assentaram praça em Assú, em 1789

 
Por João Felipe da Trindade
jfhipotenusa@gmail.com
Mexendo aqui e acolá, em documentos antigos, vamos encontrando relíquias que são importantes para a recomposição da História. No Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte encontrei um pacote contendo registros de assentamentos de praças. O primeiro registro da lista era justamente o de  Antonio Martins dos Santos, um   pentavô. Assim, transcrevo para cá o conteúdo dele. Tive dificuldade de identificar o nome da Freguesia. Entretanto, depois de várias consultas, descobrimos que era Santa Eulália de Balazar ou Balasar, em Póvoa de Varzim, em Portugal. Tais documentos fazem uma descrição do tipo de indivíduo que está assentando praça. Como não temos fotografias dessa época, isso nos ajuda a imaginar como eles eram. Vejamos o caso de Antonio Martins dos Santos.
“Antonio Martins dos Santos, filho de Miguel Martins dos Santos, natural da Freguesia de Santa Olalia de Balazar, em Portugal, branco, cazado e morador nesta Ribeira do Assu, de estatura alta, seco de corpo, cor amarella, cabello corredio e preto, nariz grande, olhos fundos, de idade de vinte e três, anos asenta prassa em revista de vinte e sete de julho de 1789”.
Na margem há ainda o seguinte registro: Passou a cabo de esquadra desta Companhia.
Antonio Martins dos Santos era casado com Felippa Maria Duarte, filha  do fundador de Angicos, o tenente Antonio Lopes Viégas, e Anna Barbosa da Conceição. 
Aqui vamos colocar alguns registros para conhecimento de todos ricos nas descrições, assemelhando-se aos nossos atuais retratos falados. Coloco algumas vírgulas para facilitar a leitura. 
“Alexandre José da Costa, filho de Theodosio da Costa, natural, e morador nesta Ribeira do Assú, branco, solteiro, estatura alta, seco de corpo, cabello corredio, sobrancelhas grandes, pouca barba, de idade de vinte e oito annos, asenta prassa em revista de vinte e sete de julho de 1789”
“Pedro Alves Correa, filho de Francisco Calheiros Marinho, natural e morador nesta Ribeira do Assú, branco, solteiro, estatura ordinária, seco de corpo, cor trigueira, sobrancelhas grandes, seco de rosto, de idade de vinte e nove annnos, asenta praça em revista de vinte e sete de julho de 1789.”
“Manoel Cavalcanti de Albuquerque, filho do Sargento Mor Felipe Pereira Cavalcanti, natural e morador nesta Ribeira do Assú, olhos grandes cor parda, branco, solteiro, cabello corredio, de idade de onze para doze annnos, assenta prassa em revista de vinte e sette de julho de 1789."
“Gonçalo Freire de Amorim, filho do Coronel Gonçalo Freire de Amorim, natural da cidade do Natal, branco, cazado, e morador nesta Ribeira do Assú, estatura ordinária, seco do corpo, olhos encovados, cabello corredio, de idade de trinta e hum annos, asenta praça em revista de vinte e sette de julho de 1789.”
“Antonio Raimundo de Oliveira, filho do Capitão João Chrisostomo, natural de Recife, e morador nesta Ribeira do Assú, branco, e cazado, estatura baixa, cor alva, cabelo, ruivo, olhos azuis, testa grande, de idade de vinte e tres anos, asenta praça em revista de vinte e sette de julho de 1789.”
“Felipe Pereira Cavalcanti, filho de Felipe Pereira Cavalcanti, natural e morador nesta Ribeira do Assú, branco, solteiro, estatura pequena, robusto, digo refeito de corpo, cor parda, olhos grandes e papudos, o beiço de sima, mais saído do que o de baixo, de idade de quinze annos, asenta prassa em revista de vinte e sete de julho de 1789.”
Existia uma Fazenda denominada Cacimbas do Vianna, em Açú,  que deve ter pertencido a uma família com esse sobrenome. A seguir apresento um filho e dois netos de Antonio Martins Vianna.
“Domingos Miz Vianna, filho de Antonio Martins Vianna, natural da Villa de Vianna, morador nesta Ribeira do Assú, branco e cazado, estatura ordinária, seco do corpo, cor baça, barba fexada, cabelo corredio, de idade de quarenta e dois annos, asenta prassa em revista de vinte e sete de julho de 1789.”
“Jose da Ora da Silva, filho de Domingos Miz Vianna, natural de Pernambuco, branco, solteiro, morador nesta Ribeira do Assú, cor clara, seco do corpo, olhos vivos, sem barba, de idade de dezoito annos, assenta prassa em revista de vinte e sete de julho de 1789.”
Francisco Ignácio da Cunha, filho de Domingos Miz Vianna, natural de Pernambuco, e morador nesta Ribeira do Assú, branco, solteiro, estatura ordinária, seco do corpo, cabelo corredio, barba não fexada, de idade de vinte e hum annos, asenta prassa em revista de 27 de julho de 1789.”
“Pedro de Barros Dantas, filho de Antonio Dantas, natural da Paraíba, morador nesta Ribeira do Assú, branco cazado, de estatura ordinária, barba fexada, olhos azuis, digo,  cor rozada, testa grande, de idade de quarenta e sinco annos assenta prasssa em vinte e sete de julho de 17879.
“Joaquim de Barros Franco, filho de Pedro de Barros Dantas, natural e morador nesta Ribeira do Assú, olhos azuis, cor trigueira, nariz pequeno, cabello corredio, branco, solteiro, de idade de doze annos, asenta prassa em revista de vinte e sete de julho de 1789.”
Precisamos digitalizar nossos documentos históricos antes que eles se destruam, totalmente. Com a digitalização, mais pessoas conhecerão a História do Rio Grande do Norte.
Assentamento de Antonio Martins dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.