terça-feira, 19 de março de 2013

Mais Notícias Genealógicas do Rio Grande do Norte

Já se encontra editado meu novo livro, Mais Notícias Genealógicas do Rio Grande do Norte, terceiro da minha produção sobre Genealogia de famílias do nosso estado. Sua edição foi pela EDUFRN, com 310 páginas e 95 artigos, 300 exemplares. Ele já está sendo vendido na Livraria das Editoras, lá no Campus Universitário, Centro de Convivência, mas, brevemente, em abril, estarei fazendo l lançamento no Instituto Histórico e 1 lançamento no Centro de Convivências.
Além disso, estou com alguns livros para vender para pessoas que estão fora do nosso Estado. O valor de capa do livro é de R$ 35,00.

Na sua orelha escrevi:

A Genealogia além de recompor nossa história familiar traz novas informações da história de um povo.

Neste trabalho muitas informações que ficaram adormecidas ou submersas nos registros do passado vêm à tona para esclarecer, atualizar, glorificar e corrigir a história do Rio Grande.



Vamos tomar ciência do grande herói potiguar que foi capitão-mor e continua esquecido pelas autoridades.

Vamos conhecer mais um pouco sobre alguns lugares, algumas famílias, alguns indivíduos e alguns hábitos da nossa capitania.

Vamos aprender sobre os Deusdará e os Rocha Pittas, de onde vieram os Rocha Bezerra, porque Joris Garstman mandou matar Jacob Rabe, as intrigas da capitania, as práticas dos concubinatos,  as barras e enseadas do Rio Grande do Norte, como eram as ilhas de Manoel Gonçalves e de Macau em 1810, quanto custava um escravo, e  o que tinha nas fazendas de gado de Cacimbas do Vianna e  Amargoso.

Vamos descobrir quem eram Dona Joanna Martins de Sá, Dona Anna Maria Soares de Mello, David Dantas de Faria, Coronel Gonçalo Freyre de Amorim, Bernardo Pinto de Abreu, Gonçalo José Barbosa, Francisco de Oliveira Banhos, e o capitão Alexandre Lopes Viégas, entre outros.

Vamos tomar conhecimento das cartas da Ilha de Manoel Gonçalves, da carta de Pedro Avelino para o irmão Emygdio Avelino, da correspondência do capitão João Martins Ferreira para o Governador José Ignácio Borges, da petição de Paschoal Gomes de Lima, do inventário de José Alves Martins, da relação dos Montenegros do Assú com o padre revolucionário João Ribeiro Pessoa, e do famoso Conde Benyowsky que arribou na Ilha de Manoel Gonçalves em 1785.
Vamos ver alguns assentamentos de praça com os retratos falados dos soldados, alguns registros de batismos mais antigos da capitania, como se deu o repovoamento após a saída dos holandeses, como se dava a escolha do capitão-mor e a petição de Francisco Lopes Galvão.


6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro livro Servatis ex more servandis trata mais de meus familiares de Assú, Angicos, Santana do Matos, Afonso Bezerra, Macau. São Martins Ferreira, Lopes Viégas, Teixeira de Carvalho, Martins dos Santos, Teixeira de Sousa, Monteiro, Costa Ferreira, Rocha Bezerra, Avelino, Trindade e etc. O segundo e terceiros são genéricos, onde aparecem Rocha Bezerra, Rocha Pitta, Vilela Cid, Machado de Miranda, Duarte de Azevedo, Leite de Oliveira, Cardoso Batalha, Araújo Pereira e muitas outras famílias. A quase totalidade dos artigos já está neste blog. O livro se destina aquelas pessoas que preferem ter contato com as informações em papel, pesquisadores mais clássicos. gente que não trabalha com internet, etc.
      Qualquer outra informação entre em contato comigo no jfhipotenusa@gmail.com

      Excluir
  2. Olá! Tenho interesse em adquirir esse exemplar e, se possível, os outros anteriormente publicados. Porém, gostaria de saber se esses estudos apresentam algo relacionado à alguma das seguintes famílias: Montes, Mendes Lobato, Feitosa, Ferreira Ferro, Vaz Gondim, Morais Rego, Sousa Rego, Oliveira Leite, Ferreira Chaves, Martins Chaves, Oliveira Castro e Castro Freire. Quanto à compra e o envio, quero saber como seria viabilizada. Espero resposta!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Gostaria de adquirir este livro e o anterior. Estou realizando pesquisas genealógicas sobre minha família, originária das cidades de Florânia e Cruzeta. Sobrenomes de meu interesse: Pereira, Araújo, Soriano, Medeiros, Brito. Como seria realizado o pagamento? Aguardo resposta.

    Grata.

    ResponderExcluir
  4. Ola,
    Gostaria de saber sobre o primeiro governador do Rio Grande do Norte Pedro Cavalcanti de Albuquerque, seus ancestrais e descendentes.Falecido no ano de 1643.E tambem do Senador do Imperio Afonso de Albuquerque Maranhão conheço seus descendentes dos ancestrais somente os pais.Desde ja agradeço.
    Esse livro me ajudaria? gostaria de comprar.engraciaregis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Esse Pedro Cavalcanti de Albuquerque, que faleceu em 1643, não foi o primeiro governador do Rio Grande do Norte

    ResponderExcluir

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.