segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Registros da Freguesia do Assu (II)

O registro que segue é um daqueles que já foi transposto para um outro livro. É, portanto,  uma transcrição do original.  Acredito que trocaram o sexo do batizado, quando foram fazer a transposição. Esse que está sendo batizado pode ser Delfino Alves Martins.
"Delfina, filha legitima de José Alves Martins e Francisca Martins de Oliveira , nasceu a oito de Abril de mil oitocentos e sessenta e dois e foi solenemente batizada na Capela do Rosário pelo Padre Elias Barbalho Bezerra a vinte e seis de Julho do mesmo ano, sendo padrinhos Roque Rodrigues Correa e Maria Emília Martins Ferreira e para consta fiz este termo em que me assino. Vigário José Matos Silva."
Defino foi padrinho de Cristovão, filho de Josefina Emilia Alves Martins, sua irmã, como de Manoel Alves Martins Filho, irmão mais velho de seu Nezinho Alves. José Alves Martins, pai de Delfino, era neto do Capitão João Martins Ferreira, um dos primeiros povoadores de Macau e filho do Major José Martins Ferreira.
"Josefina, filha de José Alves Martins, e Francisca Martins de Oliveira, nasceu a dois de junho de mil oitocentos e sessenta e três e foi solenemente batizada na Capela do Rosário pelo Padre Elias Barbalho Bezerra a vinte e três de Agosto do mesmo ano, sendo Padrinhos José Alves Martins e Francisca Martins de Oliveira e para constar fisz este assento que me assino. Vigário José de Matos Silva."
Essa é Josefina Emília Alves Martins que casou com Absalão Fernandes da Silva Bacilon, avós de Aluizio Alves e Aristófanes Fernandes. Esse batismo já é uma transcrição do original, por isso a falha nos nomes dos padrinhos.
Basílio Quaresma Torreão, natural de Olinda, foi revolucionário de 1817. Foi Presidente da Província do Rio Grande do Norte, de 31 de julho de 1833 a 1 de Maio de 1836.  Criou a Comarca de Assu, cujo primeiro Juiz de Direito foi o filho Basílio Quaresma Torreão Junior. Além disso, fundou, em 3 de fevereiro de 1834, o Colégio Estadual Norteriograndense.  Vejamos o batismo de uma filha do Juiz, quando esteve no Açu.
"Maria, filha legitima do Senhor Doutor Basílio Quaresma Torreão Junior, e de Josefa Enfingenia, nasceu aos vinte, e sete de Setembro de trinta, e sete, e foi bapizada pelo Reverendo Pedro José de Queiros e Sá que lhe pôs os Santos Óleos nesta Matrisz aos dezesseis de Novembro do dito ano; foram padrinhos Francisco Luiz Nogueira, casado, morador na Freguesia de Goianinha, e Anna Catharina de Barros, avó paterna, por sua procuradora, Rachel Tália de Araújo, solteira da Freguesia de Goianinha, de que para constar fiz este assento, que me assino. Luis Teixeira da Fonseca, Vigário Interino do Assu."
Segundo Aluizio Alves, no livro "Angicos", de 1853 a 1855, dirigiu a Câmara (de Angicos) o major Francisco Xavier de Menezes, angicano dos mais esforçados, e que, na época, desempenhou notável influencia político-social no município. Pois bem, em 1845, esteve batizando uma filha no Açu.
"Adelaide filha legitima de Francisco Xavier de Menezes, e D. Maria Antonia de Fontes Taylor nasceu aos nove de Agosto de mil oitocentos, e quarenta e cinco e foi batizada a vinte e um de Dezembro do mesmo ano pelo Reverendo Elias Barbalho Beserra, que lhe impôs os Santos Óleos, de minha licença, em Oratório Privado nesta Cidade do Assu. Forão Padrinhos o Reverendo Vigário Manoel Januario Bezerra Cavalcante, e Francisca Rodrigues da Costa, por procuração, que apresentaram, aquele do Capitão Jacinto João da Ora, e esta de D. Rita Virgina de Sant'Anna, do que para constar fis este assento, em que me assino. Manoel Januário Bezerra Cavalcante, Vigário do Assú."
Esse Francisco Xavier de Menezes era pai do Professor Juvêncio Tassino Xavier de Menezes, ascendentes dos Tassino. O Capitão Jacinto João da Ora é um dos que saíram da Ilha de Manoel Gonçalves, junto com o Capitão João Martins Ferreira, para povoar a cidade de Macau, citado no artigo anterior.
Outro português que saiu da Ilha de Manoel Gonçalves e é um dos fundadores de Macau é Manoel José Fernandes, genro do Capitão João Martins Ferreira. Batizou um filho na sobredita  ilha que pertencia a Freguesia do Açu. Vejamos o batismo dele.
"José, filho legitimo de Manoel José Fernandes, Eropeu, e Anna Martins Ferreira ,natural do Assu, nasceu aos vinte e um de julho de mil oitocentos e trinta e dois e foi batizado aos vinte e nove de dezembro do mesmo ano pelo Padre Frei Antonio de Jesus Maria Lobo de minha licença no Oratório de Nossa Senhora da Conceição de Manoel Gonçalves e lhe conferiu os Sagrados Óleos. Foram padrinhos, João Martins Ferreira, casado, todos deste Assu. E para consta fiz este assento em que me assinei. Joaquim José de Santa Anna, Pároco do Assu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.