quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Os Alves e os Fernandes

Os Alves e os Fernandes

"Os Alves Fernandes e os Rodrigues do Baixo Açu e Macau eram do clã do velho José Martins em cuja fazenda Cacimbas do Vianna nasceu mamãe", escrevia Miguel Trindade Filho, meu pai, em uma carta para o sobrinho João Batista de Melo Pinto. Durante minhas pesquisas, foram infrutíferas minhas consultas para encontrar o elo dessas ligações. Minha irmã, Maria Josefina, disse muitas vezes que Maria Josefina Martins Ferreira, nossa avó, neta do Major José Martins Ferreira e Josefina Maria Ferreira,  repetia, sempre, que era prima de Manoel Alves Filho (seu Nezinho) e de Maria Fernandes Alves ( dona Liquinha), pais de Aluízio Alves. Parecia simples encontrar o elo, bastava saber quem era os pais dos dois. Encontrei no memorial de Aluízio Alves os pais de dona Liquinha e no livro de Zélia Alves os pais de seu Nezinho. Mas mesmo com essas informações, não consegui comprovar as afirmações, embora houvesse indícios de verdade. Concluí um livro de genealogia, que lançarei agora no dia 10 de Março, sem poder incluir os ancestrais dessas duas famílias da região,  que possivelmente descendem do morador da Ilha de Manoel Gonçalves, João Martins Ferreira, administrador das terras de Bento José da Costa,  que saiu de lá para povoar Macau.

Os pais de seu Nezinho eram Manoel Alves Martins e Maria Inácia Martins e os de dona Liquinha, Absalão Fernandes da Silva Bacilon e Josefina Emília Alves Martins. Tentei junto a familiares dos Alves e dos Fernandes alguma informação que ajudasse na pesquisa, mas não consegui muita coisa. Por fim, resolvi reler meus alfarrábios para encontrar alguma luz. Achei o casamento de Absalão e Josefina que transcrevo a seguir, da forma que estava escrito:

"As três horas da manhã do dia dez de Janeiro, de mil oitocentos e setenta e nove, nesta Vila de Sanct' Anna do Mattos, em Oratório privado, servatis servandis juxta tridentinum, uni em Matrimonio, e dei logo as bênçãos nupciais aos contraentes, meus Paroquianos, Absalão Fernandes da Silva Bacilon, e Josefina Emília Alves Martins; ele filho legitimo de Antonio Fernandes da Silva, e Sabina Maria da Silva; e ela filha legitima de José Alves Martins, e Francisca Maria Martins; todos quatro já falecidos: presentes por testemunhas João Alves Martins, João Martins Ferreira, e Manoel Thomas Pinheiro, todos os três casados, e moradores nesta Freguesia; do que fiz este assento, e assino. O Padre Antonio Germano Barbalho Beserra, encarregado da (ilegível) da Freguesia."

As presenças de Antonio Fernandes da Silva e Absalão são constantes nos documentos da Freguesia de Santana do Matos, diferentemente dos outros personagens presentes no referido casamento. Encontrei outros registros de casamento de filhas de Antonio Fernandes da Silva e Sabina Maria da Silva: Rosalina Perolina da Silva que casou com Joaquim Francisco da Silva, em julho de 1852; Firmina Maria Fernandes da Silva que casou com Manoel Gomes da Silva, em janeiro de 1878; e Lucina Adelaide Fernandes da Silva que casou com José Martins Ferreira da Costa, em novembro de 1864.

A intuição me diz que José Alves Martins, o pai de Josefina Emília e Manoel Alves Martins, pai de seu Nezinho, são os elos com os Martins Ferreira. Por outro lado, três  genros do velho João Martins Ferreira são Fernandes, e alguns dos filhos deles têm Alves no sobrenome, como é o caso de João Alves Fernandes, filho de José Joaquim Fernandes e Maria Martins Ferreira.

João Martins Ferreira, uma das testemunhas do casamento de Absalão, pode ser um dos irmãos de Francisco Martins Ferreira, meu bisavô, pai de Maria Josefina Martins Ferreira. Com certeza, com mais algumas informações complementares, comprovarei as afirmações de Maria Josefina e de Miguel Trindade. Talvez os registros de casamentos de José Alves Martins e Manoel Alves Martins fossem suficientes para encerrar a questão.
Por fim, nos registros de Santana do Mattos, encontrei o casamento de um dos netos de João Martins Ferreira que transcrevo:

"Aos vinte e dois de Novembro de mil oitocentos  cinquenta e dois, nesta Freguesia de Sanct' Anna do Mattos, depois das denuncias de estilo sem impedimentos, confissão, e exame de Doutrina Cristã, o Vigário João Theotonio de Sousa e Silva, nesta Matriz, pelas nove hora da manhã, unio em Matrimonio just. Trid.  E deu as Bênçãos Nupciais, a João Antonio de Sousa, filho legitimo de Antonio Joaquim de Sousa, e Thomásia Martins Ferreira, da Freguesia dos Angicos, com Anna Joaquina da Silveira, filha legitima de Antonio da Silva Carvalho, e Maria da Silva Velosa; forão testemunhas Felippe Nery de Carvalho Silva, solteiro, e Balthasar de Moura e Silva, casado. Do que para constar fiz este assento, que assino. O Paróco – Coadjutor João Ignácio de Loyolla Barros." Antonio Joaquim era um dos genros de João Martins Ferreira que não tinha o sobrenome Fernandes. Felipe Nery foi agraciado em 1888 com o título de Barão de Serra Branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.