quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

João Manoel da Costa e Mello e os hábitos de uma época

João Manoel da Costa e Mello e os hábitos de uma época

Comenta Nestor Lima, no capítulo Angicos, do livro Municípios do Rio Grande do Norte: “A moral foi sempre o apanágio dos angiquenses. Consta-se que, certa vez, tendo vindo ahi residir uma mulher de costume reprovados, a população se levantou una voce e a expulsou  do logar.

Havia, porém, uma tradição sinistra e lamentável, referente à grande copia de fallecimentos de senhoras em conseqüência de partos, isto desde os começos do seu povoamento. Cita-se, como exemplo, o facto de o cidadão Antonio Honório de Azevedo, aos 52 annos, ter por esse motivo enviuvando pela 5ª vez.”

Antonio Honório de Azevedo era filho de José Honório Lopes Azevedo, neto de Francisco Lopes Viégas e bisneto de Antonio Lopes Viégas.

 João Barbosa da Costa gerou João Manoel da Costa. João Manoel da Costa e Angélica Maria da Conceição geraram João Manoel da Costa e Mello. Do casamento de João Manoel com  Anna Martins dos Santos nasceu João Martins Pedroso da Costa. Em alguns registros aparece Pedroza ou Pedrosa.

Ao comentário inicial de Nestor de Lima acrescentamos outro de nossa observação e comprovação: o casamento entre familiares. Vamos ver alguns registros que comprovam as afirmativas acima. João Manoel da Costa e Mello casou-se três vezes. A primeira com Anna Martins dos Santos, neta de sua tia Anna Barbosa da Conceição; a segunda com Joanna Evangelista da Costa, que morreu com 25 anos de parto; e a terceira, em 1828, com Josefa Cândida da Rocha Bezerra, filha de Balthasar da Rocha Bezerra(Silveira)
Começamos com o registro do casamento de um filho de João Manoel da Costa e Mello. Em muitos registros, que a Igreja fez, o Mello não aparece. Ele casou-se com a irmã de sua madrasta Josefa Cândida.

“Aos vinte e oito dias do mez de Novembro de mil oito centos e trinta e dous na Fazenda denominada Carapebas, desta Freguesia, pelos onze horas da manhã, tendo precedido as Canônicas denunciações sem impedimentos, confissão, comunhão, e exame de doutrina christan, ajuntei em matrimonio, e dei as bênçãos nupciaes á os meos Parochianos João Martins Pedroso da Costa, e Izabel Francisca Bezerra, naturaes, e moradores nesta Freguesia, elle filho legitimo de João Manoel da Costa, e de Anna Martins dos Santos, já falecida, ella filha legitima  de Balthasar da Rocha Silveira, e de Josefa Maria da Silva, sendo testemunhas o Alferes Antonio Francisco Bezerra, e Vicente Ferreira da Costa e Mello, casados, desta Freguesia; do que para constar fiz este assento que com as ditas testemunhas assigno. O Vigário João Theotonio de Sousa e Silva.”

No casamento acima, Vicente Ferreira era irmão de João Manoel, enquanto Antonio Francisco era primo. Nos registros seguintes vamos ver que João Manoel e seu filho João Martins tiveram filhas no mesmo dia e as batizaram, também, no mesmo dia, dando o mesmo nome para as duas párvulas.

“Joanna, filha legitima de João Manoel da Costa, e Josefa Cândida da Rocha, naturaes,e moradores nesta Freguesia, nasceu a os seis de Maio de mil oito centos e trinta e três, e foi baptizada pelo Reverendo Francisco Antonio de Sousa, de licença minha, na Capella de São José de Angicos, filial desta Matriz, com os Santos Óleos a os vinte e quatro  de junho do dito anno; forão Padrinhos Agostinho Barbosa da Silva, e Anna Joaquina Bezerra, também, casada, do que para constar fis este assento, que assigno. O Vigário João Theotonio de Sousa e Silva.”

“Joanna, filha legitima de João Martins Pedroso, e de Isabel Francisca Beserra, naturaes, e moradores nesta Freguesia, nasceu aos seis  de Maio de mil oito centos, e trinta e três, e foi baptizada  com os Santos Óleos  na Capella de São José de Angicos, filial desta Matriz, pelo Reverendo Francisco Antonio de Sousa, de licença minha, aos vinte e quatro de junho do dito anno; forão Padrinhos João Manoel da Costa, casado, e Josefa Maria da Silva, também casada, por procuração que sua apresentou Josefa Cândida Rocha, do que para constar fiz este assento que assigno. O Vigário João Theotonio de Sousa e Silva.”


Nos registros acima, Agostinho Barbosa da Silva era irmão de Josefa Cândida e de Isabel Francisca e era casado com Sabina, filha de João Manoel e Anna Martins. Era, portanto, genro do cunhado. Manoel Vieira da Costa, um irmão de João Manoel da Costa e Mello, casou-se com Anna Joaquina de Santiago que era neta do seu tio Francisco Xavier da Cruz. No segundo batismo, Josefa Maria da Silva era mãe de Agostinho, Josefa Cândida e Isabel, e esposa de Balthasar da Rocha Bezerra(Silveira). A primeira Joanna era prima e tia da segunda, além de ser cunhada e sobrinha da mãe da segunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.